O novo filme do Coringa, que teve o personagem Arthur Fleck (Coringa) – interpretado pelo ator Joaquin Phoenix é um dos maiores sucessos de bilheteria da década. Uma das peculiaridades que o diferenciam dos antigos filmes do antagonista do Batman – o qual era visto apenas como um vilão, sem suas individualidades aparentes – é que o motivo da sua risada também mudou (por isso o assunto sobre hamartoma hipotalâmico). 
Ele, na realidade, possui um distúrbio que aparentemente o faz rir em situações inoportunas e de extrema emoção – seja ela uma situação de estresse, nervosismo ou até mesmo de tristeza. 
Toda vez que essa “crise de risada” ocorre em público, o personagem já possui uma espécie de cartão para distribuir às pessoas que estiverem por perto. Neste cartão está o nome de sua condição: Epilepsia gelástica.

Epilepsia gelástica significa crise de risada incontrolável?

Sim. O termo “Gelástica” vem de Gelastikos, que, em grego, significa risada. A crise de epilepsia gelástica é considerada um tipo de convulsão – que representa, em média, 0.2% de todos os tipos de convulsão e, assim como outras manifestações de epilepsia, se manifesta independentemente da vontade de quem sofre da doença. As áreas cerebrais mais afetadas pelas crises gelásticas são: 
– O hipotálamo (uma estrutura profunda, pequena e extremamente importante); 
– Os lobos temporais; 
– Lobo frontal. 
Estudiosos falam a respeito de uma atividade elétrica anormal, que se propaga para áreas vizinhas do sistema límbico – parte emocional do cérebro – e para o tronco encefálico – encarregado de realizar as tarefas do sistema nervoso básicas e automáticas para a sobrevivência. 
Os ataques de riso só se detêm quando a atividade elétrica do cérebro retorna à normalidade. Uma causa comum desse tipo de epilepsia é o tumor hipotalâmico, que pode tratar-se tanto de um hamartoma hipotalâmico quanto de um astrocitoma.

Hamartoma Hipotalâmico: O que é?

O Hamartoma Hipotalâmico é um pequeno tumor benigno localizado no hipotálamo (região do encéfalo), de causa ainda não esclarecida. Este tumor possui a mesma composição dos tecidos que o cercam, todavia, o hamartoma cresce de forma desorganizada. 
Este tipo de tumor é mais comum nos pulmões, embora possa afetar coração, rins, hipotálamo, baço, pele (especialmente face, lábios e pescoço), dentre outros órgãos.

Como é feito o diagnóstico?

  • Exames de imagem, como radiografias;
  • Histopatologia;
  • Punção aspirativa por agulha fina.

Quais os sintomas?

O Hamartoma Hipotalâmico pode ser assintomático. Contudo, tem a possibilidade de causar desconforto em decorrência da pressão que exerce sobre órgãos ou tecidos próximos a ele. 
Os sintomas variam de acordo com a localização do tumor: 

  • Nos pulmões: não possuem sintomas; 
  • No coração: insuficiência cardíaca;
  • No Hipotálamo (região do encéfalo): convulsões, problemas visuais, irritabilidade e puberdade precoce.

Outro risco que o hamartoma oferece é o de hemorragia grave, pois estes tumores podem interferir nos vasos sanguíneos. Estes tipos são incomuns, porém perigosos, pois podem ocasionar anormalidades hematológicas e ruptura espontânea do órgão que conhecemos como baço.

Existe tratamento?

O tratamento depende da localização do hamartoma e se ele causa sintomas ou não. Pode ser feita a ressecção cirurgia do tumor, porém, se ele é assintomático, recomenda-se não removê-lo, (com a ressalva de mantê-lo sempre sob observação).
Este tipo de tumor é mais comum nos pulmões, embora possa afetar coração, rins, hipotálamo, baço, pele (especialmente face, lábios e pescoço), dentre outros órgãos.
No filme, o diretor deixa clara a causa da risada descontrolada do Coringa, mostrando que, quando pequeno, sofreu uma lesão muito grave no cérebro que resultou na risada patológica do personagem. Porém, essa não é a única causa no caso do Coringa, o personagem, que é constantemente muito bem trabalhado com as angústias sociais, desde sempre foi mostrado e apresentado como tendo problemas psiquiátricos.