As rotinas do atendimento de uma clínica médica precisam de uma série de requisitos para funcionar adequadamente, e um software de gestão pode ajudar muito com isso. Uma das exigências, que é simplesmente indispensável, é a segurança dos dados. Mas por que? A segurança das informações na área da medicina tem importância tanto pelo ponto de vista ético, como pela integridade do mercado.
Ética, porque é imprescindível que as informações dos pacientes fiquem apenas entre o conhecimento do médico e do próprio paciente. Integridade, pois as informações clínicas dos pacientes, se divulgadas de maneira equivocada, podem ser utilizadas para interesses escusos e fins prejudiciais.
Como médico, um profissional que lida com situações e problemas sérios de pacientes todos os dias, você certamente se preocupa bastante com a segurança das informações que ficam armazenadas em sua clínica. Dentre estas informações, estão prontuários, exames, receitas e cadastros que ficam armazenados nos seus registros.
Muitas clínicas ainda utilizam arquivos de papel, gavetas enormes até mesmo salas inteiras para guardar os documentos e informações de seus pacientes. Mas, ao fazê-lo, estes estabelecimentos estão sujeitos a uma série de problemas: perda ou danos a documentos, falta de organização, pragas e poeira nas salas de arquivo, desorganizações na bancadas e até mesmo extravios que podem fazer muita falta.
A nossa dica é que a sua clínica pare de usar tecnologias inseguras e obsoletas para cuidar dos dados de seus pacientes. Além de ser inseguro e instável, este tipo de ferramenta também não é nada prática e eficiente para as rotinas apuradas do seu negócio e do calendário apertado da secretária e dos demais profissionais. Prefira um software de gestão médica que esteja na nuvem, com segurança garantida por certificações de validade nacional!

Um bom sistema de gestão protege a sua clínica

No mercado existe uma série de sistemas de gestão para clínicas. Mas se formos pensar em quantos deles realmente oferecem segurança das informações de seu negócio, a lista poderá ser diminuída consideravelmente. Na intenção de pagar pouco, muitas clínicas acabam por contratar sistemas locais, ineficientes e que não oferecem toda a proteção necessária às informações de médicos e pacientes.
A sua clínica não pode correr riscos à toa. Um ataque de vírus ou hackers a fichas de pacientes pode causar um efeito catastrófico ao seu atendimento. Imagine a seguinte situação: um malware deleta a linha do prontuário eletrônico do paciente que descreve as suas alergias. Eis que, no próximo atendimento, sem saber das alergias deletadas, o profissional médico acaba por receitar justamente os fármacos não recomendados. Apenas calcule o efeito negativo à saúde do paciente e, posteriormente, à imagem de sua clínica pelas reclamações feitas. Não podemos permitir que isso aconteça em hipótese alguma.
seguranca das informacoes certificaoes sbis cfm

Funcionalidades que automatizam processos e garantem segurança das informações

Como dissemos anteriormente, sua clínica irá encontrar uma quantidade enorme de opções em sistemas de gestão para saúde, mas a grande questão é: qual e como escolher um deles? Por isso, trazemos algumas dicas de funcionalidades que devem ser consideradas quando a sua clínica recorrer ao mercado atrás de um software clínico.
A primeira delas é o Prontuário Eletrônico do Paciente. Ele garante a precisão do atendimento médico no contato com o paciente, uma vez que todo o histórico clínico daquele cliente estará devidamente registrado nos arquivos.
Outra funcionalidade que confere agilidade e segurança ao processo de trabalho de sua clínica é o agendamento online com confirmações de consultas por SMS. Esta ferramenta é ágil pois com poucos cliques ela permite o agendamento de procedimentos no calendário de todos os seus médicos, inteiramente detalhados.
Mas o que a segurança tem a ver com isso? É simples. Muitas pessoas acabam perdendo consultas ou comparecendo aos procedimentos nos horários errados pois se confundem ao fazer o agendamento de seu atendimento. É mais comum do que se imagina! Com a confirmação automática e uma agenda inteligente, o risco desse tipo de desencontro é quase extinto.
Um outro recurso que reforça a segurança de um software de gestão é a possibilidade de estabelecer diferentes níveis de autorização do uso do sistema para os distintos níveis hierárquicos presentes na equipe da sua empresa.
Por exemplo: uma secretária terá acesso a seu módulo de recepção, mas não ao módulo clínico. O médico contratado poderá acessar os modos clínico e de recepção. O gestor, por sua vez, acessará o financeiro, de recepção e o administrativo, e assim sucessivamente. Tudo isso deixa a atuação da empresa muito mais coesa e inteligente.

Certificação oficial de segurança das informações para a saúde

Um software de gestão para clínicas ganha ainda mais credibilidade e força para fazer a segurança das informações de profissionais de saúde se possuir certificação oficial de órgãos responsáveis do setor. Dois deles que oferecem uma certificação indispensável para este tipo de programa são a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Para atribuir sua certificação aos softwares de gestão, estas entidades possuem uma série de padrões e exigências que garantem a integridade e a robustez do sistema em desempenhar um bom trabalho junto às clínicas médicas. Por isso, se você enxerga o selo SBIS/CFM em um software de gestão, pode confiar!
Além disso, para finalizar, com um software de gestão que garante a segurança das informações, também é possível que o médico assine digitalmente prontuários eletrônicos e prescrições. Com isso, aqueles documentos ganham valor legal e a clínica pode economizar com papel e espaço físico.
Não deixe de investir em um software de gestão para a sua clínica. Você verá como ele melhorará os processos de seu negócio. Uma dica: conheça o Clinicweb! Acesse www.clinicweb.com.br.
como as tecnologias ajudam a reduzir custos