Atingir o estágio de Plena Saúde, como já diz o nome, não é uma das tarefas mais fáceis a se cumprir. Entretanto, isso não significa que é impossível. Na realidade, é mais possível do que você imagina. Pequenas práticas no seu cotidiano podem impactar de forma positiva no seu bem-estar. 
Separamos algumas dicas para você conferir e colocar em prática. São elas:  

Educação Alimentar

Escolha os alimentos corretamente

Opte por alimentos naturais e evite o excesso de alimentos industrializados/ ultraprocessados. 

Coma devagar

Mastigue bem os alimentos, assim terá melhor digestão, absorção de nutrientes, saciedade e consequentemente controle do metabolismo e peso corporal.

Evite temperos industrializados.

Prefira sabores e aromas naturais, como: 
Alho; cebola; alho poró; gengibre; açafrão; alecrim; coentro; orégano; manjericão; pimentas de tantos tipos; salsão; salsinha e cebolinha e outros que melhoram o paladar e principalmente o valor nutricional da preparação. 
Todos possuem poder antioxidante e anti-inflamatório tão necessários ao organismo.

Inclua frutas e vegetais em sua rotina

As fibras neles contidas auxiliam no bom funcionamento intestinal, na saciedade e ainda permitem uma elevação de glicemia, dentro da nossa corrente sanguínea, mais lentamente e isso é favorável inclusive para evitar ganho excessivo de peso.
Um prato colorido significa uma boa variedade de alimentos e, portanto, de nutrientes. Com isso a sua saúde agradece.

Opte por carnes magras

Prefira um bom azeite de oliva extravirgem, rico em gorduras boas, com poder antioxidante e anti-inflamatório que promova fortalecimento do sistema imunológico, além de prevenir doenças cardiovasculares, combater o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
Além disso, evite o excesso de massas, doces e açúcar; e hidrate-se bebendo bastante água ao longo do dia.

Benefícios

Você conhece todos os benefícios que uma alimentação balanceada pode trazer para o seu organismo? Isso pode te ajudar vertiginosamente a atingir a plena saúde
A alimentação saudável tem sua importância por proporcionar uma série de benefícios, como:
-Melhoria do sistema imunológico
-Maior capacidade de concentração
-Mais disposição para as atividades diárias
-Prevenção de doenças
-Auxilia o sono
-Combate a depressão e o estresse
-A falta de uma alimentação saudável está relacionada com a desnutrição e transtornos alimentares.

DICA: Alguns hábitos podem ser adotados para se conseguir uma alimentação saudável.

São eles:
-Evitar o consumo de óleos vegetais e manteigas
-Consumir menos sal e açúcar
-Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia
-Evitar alimentos com conservantes
-Procurar uma alimentação variada e colorida
-Comer entre 3 a 5 porções de frutas por dia
-Comer em intervalos regulares de 3 horas
-Evitar os fast-foods.

Qualidade do sono

A qualidade do sono impacta de forma significativa na sua plena saúde.
Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções extremamente importantes: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras.
Porém, a falta de tempo de descanso provocada pelo corrido cotidiano urbano, aliada aos inúmeros distúrbios noturnos que atingem boa parte da população, prejudica o desempenho dessas funções durante o sono, o corpo produz o hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade. Pessoas com apneia do sono e insônia podem sentir mais vontade de comer pela carência dessa substância. Além disso, nosso corpo queima calorias durante as horas de sono, sendo que dormir menos de oito horas pode reduzir em até 55% esse consumo.

Diabetes

Dormir mal aumenta a resistência do corpo à insulina, complicando ainda mais o controle da doença. De acordo com pesquisadores da Northwestern University, dos Estados Unidos, 82% dos pacientes diabéticos que apresentam dificuldades para dormir e que tiveram seu sono monitorado apresentaram resistência à insulina.

Hipertensão

O cansaço provocado por diversas noites mal dormidas causa estresse e aumenta a pressão sanguínea, causando hipertensão no médio prazo. Segundo estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, a hipertensão desencadeada por insônia afeta até mesmo os paciente sem predisposição à doença.

Memória

Pessoas que dormem bem absorvem melhor as informações que recebem durante o dia. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Lubeck, na Alemanha, durante as horas de sono ocorre a produção de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, fundamentais para o aprendizado e a memória.

Depressão

Pessoas que dormem menos de seis horas por dia têm mais chances de desenvolver depressão, é o que afirma o estudo realizado pelo Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, nos Estados Unidos, que constatou que quem dorme de seis a nove horas tem mais ânimo e qualidade de vida.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios que uma boa noite de sono pode proporcionar, não tente mais lutar contra o cansaço. Caso sinta alguma dificuldade para adormecer, procure um médico, pois dormir bem é essencial para a sua plena saúde.