“Esse trabalho tá me deixando maluco!” 🤯

Se essa frase vive martelando na sua cabeça, esse texto é pra você! 

Graças às altas cobranças, pressões e competitividade gerados pelo ambiente de trabalho, a saúde mental perde espaço para o adoecimento, gerando diversos problemas para os colaboradores.

Pensando em te ajudar a adquirir uma melhor saúde mental e te dar dicas de como lidar com os pesos do trabalho, preparamos esse conteúdo para dar mais voz a esse tema tão necessário, ainda mais em meio ao Janeiro Branco. Vamos lá? 

Saúde mental no trabalho: qual a sua importância? 🤔

Quando se tem uma boa saúde mental, as decisões e atitudes são melhor estruturadas e pensadas! 

No assunto trabalho, isso não é nem um pouco diferente! Um time mentalmente saudável tem a capacidade de tornar o ambiente mais agradável e produtivo, trazendo, assim, melhores resultados. 

Saúde mental no ambiente de trabalho

Priorize quem te prioriza! 👔

Antes de escolher vestir a camisa de uma determinada empresa, avalie se ela também vai vestir a sua! Se líderes e colaboradores não ajudam a promover uma boa saúde mental dentro da empresa, nunca será possível criar um ambiente de trabalho agradável e eficaz!

Assim, melhor nem perder o seu tempo com uma experiência que não vai te fazer evoluir profissionalmente ou muito menos emocionalmente!

Adoecimento ocupacional e suas consequências

Todo esse cenário estressante gerado pelas condições de trabalho pode gerar problemas severos, como depressão, ansiedade e outros transtornos mentais!

Segundo dados coletados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre 2015 e 2020 o percentual de transtornos mentais passou de 8,43% para 12,45%. Além disso, o número de mortes por suicídio aumentaram de 7 mil para 14 mil em 20 anos.

Ações que podem promover uma melhor saúde mental dentro do ambiente de trabalho 📊

A partir do Janeiro Branco, campanha criada para conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental, algumas ações foram pensadas para criar um cenário corporativo mais saudável:

1- Promover treinamentos com todos os colaboradores;

2- Reforçar a comunicação interna;

3- Capacitar os líderes para cuidar da saúde dos seus companheiros de empresa;

4- Proporcionar um canal de comunicação aberto e feedbacks positivos;

5- Oferecer benefícios corporativos que ajudem a promover uma boa saúde mental.

Para cuidar da sua saúde da melhor forma, conte com a Vitta! 💙

A sua saúde mental precisa de cuidado! Com a Vitta, você conta com assistência 7 dias por semana via WhatsApp, além de poder agendar teleconsultas com psicólogos quando e onde quiser!

Cuidar da sua saúde é a nossa missão! Vem com a Vitta! 💙