Este medicamento é indicado ao tratamento a longo prazo de pacientes que sofrem com sobrepeso ou obesidade. Além disso, também podem ser incluídos pacientes com fatores de risco associados à obesidade que realizam em conjunto uma dieta levemente hipocalórica, como é verificado em Orlistate bula.
A medicação se mostra efetiva no controle de peso em longo prazo e na melhora dos fatores de risco associados ao excesso de peso como: hipercolesterolemia, intolerância à glicose, diabetes do tipo 2, hiperinsulinemia, hipertensão arterial, e também de promover a redução da gordura visceral.
Para obter o efeito desejado, é necessário seguir as orientações nutricionais que forem recomendadas pelo seu médico ou nutricionista, além de observá-las durante o período que o medicamento for utilizado. 
Importante destacar, que a possibilidade de eventos gastrintestinais aparecerem pode aumentar se o fármaco for administrado em conjunto de uma alimentação rica em gorduras, como é citado no documento Orlistate bula.

O que é

Orlistate age diretamente no sistema digestivo, impedindo que cerca de 30% da gordura ingerida com a alimentação seja absorvida em cada refeição, fazendo com que este excesso seja eliminado através das fezes. Deste modo, o organismo irá deixar de armazenar uma boa quantidade de gorduras em cada refeição individualmente, auxiliando na redução do peso do paciente. Além disso, o medicamento contribuirá para prevenir com um novo ganho de peso, diminuindo com os riscos de complicações como a diabetes, a hipertensão arterial e o colesterol alto.
A obesidade é definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo causada na maioria das vezes devido ao alto consumo calórico de alimentação diária, superando o valor usado pelo organismo do paciente para a manutenção e realização de suas atividades. 
De maneira geral: a obesidade ocorre quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
No documento Orlistate bula, consta que o efeito desejado ocorre em 24 a 48 horas após sua administração. No entanto, a perda de peso e os benefícios decorrentes do uso da medicação começam, geralmente, dentro das primeiras duas semanas de tratamento.

Interações medicamentosas 

Antes de iniciar o tratamento, assegure-se de que seu médico tenha conhecimento caso você esteja tomando outros medicamentos, incluindo aqueles que não foram prescritos por ele e aqueles obtidos sem prescrição médica (como ibuprofeno e paracetamol, por exemplo). 
Segundo o documento Orlistate bula, é observado: 

  •  A redução dos níveis sanguíneos de ciclosporina foi observada durante a administração concomitante com orlistate; 
  • A redução do efeito terapêutico da amiodarona foi observada durante a administração concomitante com orlistate; 
  • Alguns casos de convulsão foram relatados em pacientes em tratamento concomitante de orlistate e medicamentos antiepilépticos.  

Além disso, ocorre uma diminuição da absorção das vitaminas D, E e betacaroteno foi observada quando administradas em conjunto com orlistate. Se um suplemento multivitamínico for recomendado, deve ser tomado pelo menos duas horas depois da administração de orlistate ou na hora de dormir. 

Exames laboratoriais 

Os parâmetros de coagulação devem ser monitorados em pacientes tratados concomitantemente com anticoagulante oral. 
ATENÇÃO: Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento! 
ATENÇÃO: Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde!

Nomes comerciais

Este medicamento pode ser encontrado sob a forma genérica ou através dos nomes comerciais a seguir:

  • Lipiblock;
  • Lipoclin;
  • Lipoxen
  • Lystate;
  • Orlipid;
  • Xenical;
  • Xenipili; 
  • Siluestat.

Formas de administração

Pacientes adultos

A dose diária recomendada de orlistate é de uma cápsula dura de 120 mg, administrada por via oral, durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). 
Tome a cápsula dura com um pouco de água. Caso você não faça uma refeição ou sua refeição não contenha gordura, você não precisará usar do medicamento. 
Orlistate deverá ser associado a uma alimentação com leve redução de calorias. No máximo 30% das calorias devem ser provenientes de gorduras. Você deve distribuir bem sua ingestão diária de gorduras, carboidratos e proteínas entre as três refeições principais.
Estudos mostraram que doses maiores que 120 mg, três vezes ao dia (3 cápsulas dura ao dia), não demonstraram benefício adicional, portanto, não tome doses maiores que as prescritas pelo seu médico.

Pacientes idosos 

Não é necessário ajuste de dose para pacientes idosos. 
ATENÇÃO: Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. 
ATENÇÃO: Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico!

Efeitos colaterais

Junto com os efeitos desejados, todos os medicamentos podem provocar reações e efeitos colaterais. Caso o paciente venha a apresentar sintomas relacionados ao sistema digestivo, geralmente, eles serão leves e ocorrerão no início do tratamento, desaparecendo após curto período de tempo, as reações e efeitos colaterais mais comuns são:

  • Problemas gastrointestinais;
  • Problemas renais;
  • Diarreia ou Incontinência fecal;
  • Esteatorreia (tipo de diarreia gordurosa que fica colada à cerâmica da sanita);
  • Dor abdominal;
  • Flatulência;
  • Redução dos níveis das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K);
  • Cefaleia;
  • Complicações no fígado.

Consulte um médico se algum destes sintomas for grave e/ou não desaparecer.

Gravidez

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Pela inexistência de dados clínicos em humanos, o uso de orlistate não é recomendado durante a gravidez. Informe ao seu médico se você estiver amamentando. Este fármaco não deve ser usado por mulheres que estão amamentando, pois o medicamento pode ser transferido pelo leite.
ATENÇÃO: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Contraindicações

Segundo o documento de Orlistate bula, a medicação é contraindicada aos pacientes com síndrome de má absorção crônica, colestase e a pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida ao orlistate ou a qualquer um dos componentes da sua formulação.