Você é daqueles que se mantém a par de todos os eventos do setor e participa da maioria ou então é daqueles que foge de compromissos como congressos, palestras e workshops? Pois saiba que eventos médicos são grandes oportunidades para quem deseja maior visibilidade no segmento!
No post de hoje, vamos destacar por que você deve investir mais nesse tipo de encontro…
Você já parou para pensar na quantidade de profissionais que se reúnem em um único evento médico? Só esse fato já deveria despertar a curiosidade sobre a importância dos eventos médicos para você, sua carreira e sua clínica.
Acontece que a medicina é um dos campos com maior evolução, tanto em conhecimento teórico quanto prático. A cada dia novas descobertas são feitas, novos procedimentos são inventados e equipamentos modernos e atuais passam a fazer parte da rotina de hospitais e clínicas.
Diante disso, é preciso buscar atualização, e uma das melhores formas de obter conhecimento rápido e aplicável é por meio da participação em eventos médicos.

Por que participar de eventos médicos

Investir na participação em eventos médicos é como pensar em melhorias a longo prazo para a sua instituição de saúde.
E, por que “investir”?
Os eventos médicos, felizmente ou infelizmente (dependendo do seu ponto de vista), em sua maioria são pagos. Ou seja, você precisa adquirir o ingresso para participar do evento – o que não deixa de ser um certo investimento.
Abaixo você confere os benefícios que essa prática de ingressar em eventos pode trazer:

Networking

O networking médico é uma excelente maneira de conhecer profissionais que podem acrescentar conhecimento, oferecer ideias inovadoras e até formar parcerias que tragam bons resultados à sua clínica ou hospital. Mas a pergunta que fica é sempre “como conhecer esses profissionais?”.
É aqui que entram os eventos médicos, já que nesses encontros você tem a oportunidade de interagir com profissionais de vários locais e diversas especialidades em um ambiente favorável à troca de experiências.

Habilidades aprimoradas

A participação em eventos médicos também é indicada para o aprimoramento de conhecimentos, afinal, você sempre aprende algo novo. Além do conteúdo do evento em si, você tem a chance de debater o que foi visto com outros profissionais e assim aprofundar o aprendizado obtido.
Workshops e eventos em que a prática é solicitada são ideais para que você possa tirar todas as dúvidas em tempo real e assim levar os conhecimentos consolidados para a sua clínica médica.

Visibilidade para a marca

Também é possível fortalecer a imagem da sua clínica ou hospital com a participação em eventos médicos. Ao trocar cartões de visita com outros profissionais, você está disseminando a marca e ampliando o público atingido.
Quando os profissionais da sua equipe são convidados a participar de palestras, debates e congressos, entre outros eventos, carregam consigo a imagem da empresa e constroem a reputação da marca junto a diversos públicos.

Ampliação dos negócios

Eventos médicos também são bastante interessantes para quem está em busca de novos horizontes profissionais. A expansão dos serviços, a ampliação da rede de atendimento e o estabelecimento de parcerias com outros profissionais e clínicas pode ser consequência de um contato feito em um evento.
Você pode também encontrar novos fornecedores, conhecer empresas que estão ingressando no mercado e assim conquistar diferenciais competitivos que sirvam para trazer melhores resultados à sua instituição médica.

Conhecimento sobre inovações

A medicina é um dos campos que mais se desenvolve mundialmente, o que requer que os profissionais se mantenham sempre atualizados em suas respectivas áreas de atuação.
Nesse sentido, os eventos médicos proporcionam o conhecimento necessário para que você se mantenha a par das descobertas e dos estudos que estão sendo desenvolvidos, o que contribui para a sua formação profissional.
Aqui cabe ressaltar que a participação em eventos da indústria farmacêutica pode ser um grande diferencial, afinal, uma de suas atribuições é indicar os melhores tratamentos aos seus pacientes.

Melhoria das habilidades de gestão

Para quem está na gestão de clínicas e hospitais, a participação em eventos de administração hospitalar também é indicada. Nesses encontros, você fica por dentro das melhores práticas de gestão do setor, conhece tecnologias desenvolvidas especialmente para o seu negócio e tem a oportunidade de trocar experiência com outros profissionais que estão na mesma posição.
Finanças, gestão de pessoas, logística hospitalar, gestão e controle de estoque, entre outras atividades essenciais para a boa prestação de serviços em saúde são temas recorrentes em eventos de gestão médica.

Aumento da produtividade e eficiência

Seguindo na linha dos eventos voltados à área de gestão, você pode aprender a melhorar a produtividade da sua equipe, oferecer mais qualidade no ambiente de trabalho e, consequentemente, aumentar a eficiência da sua clínica.
Vale ressaltar que enviar membros da equipe para esses eventos é bastante recomendado, a fim de fomentar a disseminação de melhores práticas de atendimento, recepção e pós-venda, por exemplo.
O relacionamento com os pacientes, vital para a fidelização, também pode ser melhorado por meio da participação em eventos médicos dedicados a esse tema.

Branding

Finalmente, você deve participar de eventos dedicados ao marketing médico, uma vez que a atração de pacientes para a clínica é uma preocupação constante. Existem ações on e offline que são aprendidas em encontros curtos e voltados à prática, contribuindo para a construção de uma marca forte e consolidada na sua região.
E então, eventos médicos são ou não são importantes? Você costuma participar de muitos encontros no seu segmento de atuação? Conte pra nós nos comentários!