A divulgação dos serviços médicos de uma clínica ou hospital deve estar embasada em uma estratégia integrada, onde as ações de marketing on e off-line se complementam e levam à uma experiência única de interação entre paciente e instituição de saúde.
Desta forma, são necessárias algumas etapas para ter um marketing verdadeiramente campeão, que reforce a reputação da marca e atraia cada vez mais clientes para a clínica. Neste post, você vai compreender por que ações de marketing e campanhas sazonais são importantes para o seu negócio.
Acompanhe-nos nessa leitura!

Ações de marketing na saúde: por onde começar

Segundo pesquisas, 73% das pessoas buscam por sintomas e respectivos tratamentos na internet, sendo que 1 a cada 20 buscas no Google está relacionada à saúde. Isso demonstra o grande interesse da população em saber mais a respeito das enfermidades pelas quais passam.
Nesse sentido, podemos dizer que iniciar ações de marketing na internet é o primeiro passo que sua clínica deve dar para criar identificação com o público almejado.
Essa presença digital deve centralizar-se no site institucional, onde são colocadas as informações mais interessantes sobre o negócio: corpo clínico; especialidades atendidas; exames prestados; horário de funcionamento; valores de consultas e outros procedimentos; certificações obtidas; entre outras. Mas por que?
Porque dessa maneira, você está construindo a sua marca no universo on-line, colocando sua clínica ou consultório na rota das buscas dos milhões de usuários presentes na rede.
Obviamente, campanhas virtuais podem (e devem!) ser coordenadas com ações off-line, afinal, seus pacientes também esperam interagir presencialmente com sua equipe. É aí que você pode fazer um excelente uso das campanhas sazonais.

Campanhas sazonais em saúde: como aproveitá-las no marketing

Datas comemorativas ou que exercem grande influência na sociedade são excelentes para atrair a atenção dos pacientes e promover a saúde. É o caso do Outubro Rosa ou do Novembro Azul, por exemplo.
A primeira campanha está relacionada à prevenção do câncer de mama nas mulheres, enquanto que a segunda está relacionada à prevenção do câncer de próstata nos homens. A mobilização feita durante esses meses permite não só conscientizar seus pacientes como promover sua clínica ou hospital, demonstrando o cuidado que sua marca dedica aos clientes.
Campanhas de vacinação são oportunidades de levar à população o conhecimento necessário para manter crianças e adultos com boa saúde, evitando a proliferação de doenças como sarampo, catapora, rubéola, entre outras.
Ao mesmo tempo, essas ações de marketing geram proximidade entre clínicas,  pacientes e familiares, desenvolvendo uma relação que perdura por muito mais tempo.
O combate à doenças como tuberculose, fibromialgia, artrite, hanseníase e HIV também podem ser de grande valia na divulgação da sua marca, uma vez que toda a população é atingida por essas campanhas sazonais, seja por meio de comerciais de TV e rádio ou então na internet.
Como várias entidades se mobilizam para essas campanhas, fica mais fácil entrar em sintonia com elas e conquistar maior visibilidade, especialmente nas redes sociais, onde milhões de pessoas interagem diariamente.

Ideias práticas para ações de marketing na saúde

Sem ideias para aproveitar essas datas nas suas ações de marketing e campanhas sazonais? Preparamos uma lista para que você possa incluir todos os eventos no seu calendário:

Vacinação na escola

Para estreitar o contato com a comunidade local, você pode fazer parcerias com escolas públicas e particulares e promover campanhas sazonais de vacinação. Juntamente com elas, aproveite para ofertar exames simples, como de glicemia, para que os pais aproveitem a oportunidade para verificar como anda a saúde.
É importante respeitar o calendário de vacinações do país, assim você aproveita a publicidade feita em torno das campanhas para atrair mais atenção para a sua clínica.

Palestras informativas

Reuniões em condomínios, clubes, escolas, faculdades, entre outros locais de fácil acesso também podem maximizar seus investimentos em ações de marketing. O intuito, neste caso, deve ser o de esclarecer sobre prevenção a doenças comuns, porém pouco conhecidas, como tuberculose, hanseníase ou fibromialgia, por exemplo.
A divulgação pode ser feita on-line, no site da clínica; em sites parceiros; em blogs de saúde; no comércio local e até mesmo com carros de som. Aproveite o poder de influência de alguns moradores locais para divulgar o evento no tradicional boca a boca.

Mutirões de saúde

Muitas prefeituras realizam mutirões regionais para promover serviços públicos essenciais, como aferição de pressão, verificação da glicemia e exames básicos de sangue.
Sua clínica pode participar desses eventos em campanhas sazonais e aproveitar a presença dos profissionais no local para oferecer um contato mais próximo com a população.

Orientações básicas na internet

Nenhum conteúdo on-line substitui a consulta médica, no entanto, você pode repassar orientações básicas aos seus pacientes por meio de blog posts, e-books, whitepapers, infográficos e outros conteúdos disponibilizados em seu blog. A ideia é conscientizar as pessoas sobre questões que envolvem a promoção da saúde ao mesmo tempo em que se estimula a ida ao médico.

Tirar dúvidas

Outra forma de realizar ações de marketing na área de saúde é realizar webinars (palestras on-line) para tirar dúvidas de potenciais pacientes. Um webinar sobre métodos contraceptivos para adolescentes ou então sobre nutrição pode atrair muitos potenciais pacientes para a clínica, além de ampliar sua presença digital.
Convencido de que é possível maximizar suas ações de marketing em campanhas sazonais, trazendo melhores resultados para os negócios da sua clínica? Então saiba tudo o que você precisa sobre marketing médico e não deixe de comentar ao fim das postagens avaliando o nosso conteúdo!