Muitos médicos têm uma carteira de pacientes com milhares de pessoas. Tem gente que vem de muito longe só para se consultar ou realizar procedimentos com determinados profissionais. Mas por que alguns médicos têm tantos pacientes e outros nem tanto? As respostas estão além de simplesmente performance e precisão de diagnósticos: o médico precisa ter uma relação próxima das pessoas que trata, para poder atender sempre mais e melhor. Por isso, confira algumas dicas sobre como melhorar a relação com o paciente.

Respeito acima de tudo

Uma das principais queixas que espantam os pacientes dos consultórios médicos são experiências desfavoráveis no contato com o próprio profissional. Alguns médicos, seja por stress, despreparo ou outros motivos, acabam tratando o paciente de forma grosseira e desrespeitosa. Com esse tipo de conduta, os médicos acabam dando um “tiro no pé”, pois um paciente maltratado não irá voltar a se consultar com aquele profissional, muito menos indicá-lo a parentes ou amigos.
Garanta que seu paciente seja tratado com muito respeito e cordialidade desde o momento em que ele coloca os pés na recepção. Isso interfere nas impressões dele sobre a sua clínica.

Humanização é essencial

Assim como o desrespeito incomoda muito aos pacientes, tratamentos padronizados e impessoais também podem ser motivo de ausências e de perda de pacientes. Se o profissional atende sem sequer olhar nos olhos do paciente, com perguntas rápidas e desatenciosas, este consultório terá dificuldades para fidelizar seus pacientes. Olhe nos olhos, trate com carinho, mostre dedicação e preocupação aos problemas e dores de seus pacientes.

Escute mais para melhorar a relação com o paciente

Muitos pacientes sentem a necessidade de dizer várias coisas para os médicos no momento das consultas, algumas delas até mesmo desnecessárias. Pessoas mais velhas, principalmente, adoram conversar sobre amenidades e outros problemas que sequer têm a ver com a consulta. Ouça seus pacientes, mesmo que o que ele diga não seja realmente importante. A atenção é uma das formas de melhorar a relação com os pacientes e garantir que eles irão retornar.

Seja claro e objetivo

Lembre-se: em uma consulta, você é o médico. O paciente provavelmente é leigo e não poderá ter a compreensão adequada de termos técnicos e nomes difíceis de procedimentos e fármacos. Tente adaptar a sua linguagem a um nível no qual os pacientes consigam entender o que lhes é dito. Isso não quer dizer que você irá dar informações incompletas à pessoa atendida, mas sim, explicá-la de uma forma em que ela compreenda. Afinal, de nada adianta orientar o paciente e ele fazer tudo errado, não é mesmo?

Atente-se à marcação de consulta

Seja sempre muito comprometido com seus pacientes e com seu trabalho. Afinal de contas, as pessoas atendidas por você tem altas expectativas em relação à sua atuação como médico. Veja com atenção todos os detalhes das consultas e procedimentos que serão realizados e nunca se atrase. É recorrente que os médicos atrasem seu atendimentos, enchendo a sala de espera de suas clínicas e causando uma experiência desconfortável aos pacientes. Faça o oposto: ofereça a eles sempre o melhor!
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Invista no relacionamento pós-consulta

O seu relacionamento com o paciente não deve ser encerrado no momento em que ele deixa a clínica, afinal, esperamos que ele retorne para mais atendimentos. Portanto, valorize a relação entre a clínica e o paciente mesmo nos momentos de pós-consulta, utilizando os métodos apresentados a seguir para melhorar a relação com o paciente.

Tenha um cadastro completo de pacientes

Utilize o sistema de gestão de sua clínica médica para ter um cadastro completo de pacientes e todas as informações necessárias para atendê-los bem e economizar tempo em triagens para novos atendimentos. Para isso, conte com um sistema que ofereça a possibilidade de integração e armazene seus dados na nuvem de forma segura e sigilosa, garantindo a proximidade da clínica com seu paciente.

Construa um alto padrão de atendimento

O atendimento de sua clínica ao paciente deve ser de excelência. Mesmo que você ofereça serviços a preços mais populares, não se conforme até entregar aos pacientes a melhor qualidade possível. Se você valoriza seu paciente, ele certamente retribuirá, preferindo os seus serviços e recomendando-os a conhecidos, construindo uma rede de clientes em potencial.

Realize pesquisas de satisfação

A melhor forma de saber se a sua clínica está oferecendo um atendimento de qualidade é ouvindo quem é o fim para o qual existe o seu negócio: o paciente. Colete feedbacks através de uma pesquisa de satisfação e saiba o que ainda falta para que você possa atender melhor e melhorar a relação com o paciente implementando as mudanças apontadas pela pesquisa.

Ofereça conteúdo de qualidade

Mostrar que você se importa com a informação correta ao público é uma boa maneira de melhorar a relação com o paciente. Por isso, tenha meios de oferecer conteúdos de qualidade na internet e atrair a atenção de seus potenciais pacientes informando-os sobre temas de interesse em relação à saúde.

Uma relação valiosa!

Como é possível de se perceber, melhorar a relação com o paciente exige alguns esforços e dedicação extra. Mas não se preocupe com os custos dessas atitudes – enxergue todos estas ações como um investimento realizado em seu estabelecimento e na sua própria carreira. Com uma relação estreita entre médico e paciente, todos os envolvidos saem ganhando: o paciente, que é melhor atendido e pode ter mais saúde, e o médico, que terá mais pacientes e mais prestígio profissional.