A fonte de sustento, investimentos e rentabilidade de sua clínica é o seu paciente. Assim sendo, é preciso investir muito na relação entre a sua empresa (clínica) e o seu cliente (paciente) para cair nas graças do público e conquistar cada vez mais um número maior de atendimentos. Quem é bem atendido em sua primeira consulta costuma voltar para uma segunda vez, e assim sucessivamente. Conheça um pouco mais sobre a importância da fidelização do paciente.
Fidelizar seus pacientes é uma forma de amplificar rendimentos e, ao mesmo tempo, demonstrar preocupação e excelência no seu atendimento. E esta fidelização do paciente precisa acontecer em absolutamente em todos os momentos, não apenas durante o contato do médico com o paciente no consultório.
A fidelização do paciente significa promover também um rendimento mais regular para a sua clínica. Afinal, o negócio das clínicas de saúde conta com clientes que podem não frequentar o consultório tantas vezes, uma vez que esta é a área da saúde, e as pessoas costumam procurar o médico apenas uma vez por ano se não tiverem problemas de saúde, isso se procurarem.

Fidelização do paciente do começo ao fim

Para fidelizar seu paciente de forma mais eficaz, é indispensável que se preste um bom atendimento no momento da consulta ou do procedimento, mas não é só isso. O processo de conquistar o seu paciente tem que acontecer desde o momento em que ele procura por alguma clínica médica na internet.
Por isso, invista para que sua clínica tenha uma boa presença na internet, com um posicionamento favorável no Google e com uma participação carismática nas redes sociais. É muito importante tentar interagir com seu público a fim de cativá-lo e conquistar novos clientes.
O momento após a captação do paciente é o agendamento de consultas  procedimentos. Para realizar a fidelização do paciente neste passo é importante oferecer a possibilidade do agendamento online, e assim conquistar o paciente através da praticidade e da precisão no contato com a clínica, oferecendo um atendimento “uau” para seus clientes.

Lembre seu paciente de comparecer à clínica no tempo certo

Como alguns profissionais são muito requisitados e acabam ficando com uma agenda concorrida, é comum que alguns pacientes agendem seus procedimentos para semanas ou até mesmo para mais de um mês depois da data presente. Com isso, há ainda o grande risco do paciente acabar faltando ou se atrasando, trazendo prejuízos para a sua clínica.
Não é possível obrigar o paciente a ir, mas é sempre possível – e recomendável – lembrá-lo da hora e do local corretos para comparecer, e ainda, dar dicas ou recomendações de exames periódicos e ações que o paciente deve desempenhar antes de realizar determinados procedimentos como cirurgias ou alguns exames.
Com a confirmação de procedimentos por SMS, com apenas uma mensagem de um caractere (os números 1 ou 2), é possível que ele dê a resposta à sua clínica, se vai ou não para o procedimento.
Assim, se o paciente confirmar, sucesso! Ele provavelmente não irá faltar. Se ele cancelar, tudo bem, você tem mais tempo e segurança para manejar sua agenda e preencher as lacunas com outros pacientes disponíveis. São vantagens para você e também para seus clientes!
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Estreite a relação entre a sua clínica e seus pacientes

A relação da sua clínica e o paciente não precisa – e nem deve – acabar no momento em que o paciente deixa a clínica e vai embora. Para ter um paciente fidelizado, é importante que esse relacionamento perdure para além do tempo em que o paciente precisa da clínica – afinal, a clínica também precisa do paciente.
Por isso, lembre-se do seu cliente, valorize-o. Uma das formas de fazer isso é tentar manter o contato através de e-mail marketing. Gere conteúdos de relevância e que possam ser interessantes para o seu paciente e faça a divulgação através de sua lista de contatos de pacientes. Se possível, crie conteúdos específicos para diferentes grupos de pacientes, assim, o seu cliente terá a boa sensação de que a sua clínica realmente se importa com ele, criando um sentimento de empatia.
Se o propósito for tentar manter um relacionamento ainda mais próximo com o seu paciente, pode ser uma boa opção enviar felicitações de aniversário para o seu cliente. Isso deixa a relação entre profissional e atendido muito mais pessoalizada, gerando fidelidade por parte do paciente e até mesmo indicações, quando o cliente recomendar a sua clínica para parentes e amigos.

A tecnologia facilita a implementação de todas as ações e medidas

Todas estas ações parecem difíceis de implementar, não é? Mas elas não são. Basta que a sua clínica utilize as tecnologias corretas para atingir os melhores resultados. Softwares de gestão médica podem desempenhar um papel extremamente relevante dentro dessa complexa missão que é a fidelização do paciente.
Um sistema de gestão médica com agendamento online, confirmação de procedimentos por SMS, Prontuário Eletrônico do Paciente com certificação SBIS/CFM, relatórios e muitos outros recursos é a ferramenta ideal para melhorar a forma como a sua clínica lida com os pacientes e com a sua própria rotina.
Não deixe de preferir um sistema de gestão médica que seja hospedado na nuvem, para ter muito mais segurança e tranquilidade no seu dia a dia, oferecendo mais opções de eficiência para seus profissionais e para sua empresa.
Conheça o Clinicweb – a solução da Vitta que pode te ajudar a fidelizar pacientes e fazer muito mais! Experimente! www.clinicweb.com.br