Os benefícios do gengibre são tantos, que ele consegue contribuir em diversos setores da nossa vida, desde a dieta, saúde, bem-estar e alimentação!

Ele é um alimento diverso, contendo propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e rico em nutrientes – além de possuir pouquíssimas calorias, aproximadamente 80 a cada 100 gramas!

O que é?

O gengibre é uma planta que se originou na ilha de Java, Índia e da China – onde se difundiu por diversas regiões tropicais do mundo todo.

Ela pertence à família das Zingiberaceae, sendo uma planta perene que consegue atingir até 1 metro de altura. Seu caule duro e grosso é subterrâneo, e sua folhagem verde-escura. Além disso, ela possui flores tubulares de uma coloração amarela.

Mas é no caule que vem os benefícios do gengibre – uma especiaria utilizada na culinária e medicina desde a antiguidade!

Quais os nutrientes do gengibre?

O gengibre possui uma substância que denominamos como gingerol – o responsável pelo sabor picante da planta – que é cheio de propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes, capazes de proteger o nosso organismo.

Mas calma que não para por aí, o gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do corpo e que pode potencializar a queima de gordura corporal. Sua raiz é rica em vitamina B6, minerais, magnésio, potássio e entre outros.

Os efeitos do gengibre na dieta

Outros benefícios do gengibre se mostram nas dietas. Por ser um termogênico natural, ele faz com que o corpo tenha uma digestão mais demorada, fazendo com que o organismo gaste mais energia e queime mais gordura.

Quando acompanhado por uma alimentação balanceada, rotinas de treinos, o gengibre é um ótimo aliado para quem busca emagrecer com saúde.

Além disso, por possuir um efeito anti-inflamatório, o gengibre pode auxiliar na dor pós-treino – como quando os tecidos musculares ficam inflamados pelo excesso de atividade física.

O consumo do gengibre

Há diversas formas de consumir o gengibre. Podemos encontrá-los em infusão nos chás – onde pedaços de gengibre fresco são colocados em água quente. Eles são ótimos para aliviar os sintomas de resfriado e gripes, além de ajudar a hidratar o corpo e eliminar algumas toxinas.

O gengibre também pode ser encontrado em pratos culinários, tanto em salgados como em doces. Ele é um ótimo tempero também, e muitas receitas orientais usam e abusam do ingrediente. É comum também mastigar e chupar o gengibre, pois seu efeito anti-inflamatório ajuda com a garganta inflamada e rouquidão.

Os sucos de gengibre são uma ótima pedida para quem quer eliminar toxinas do organismo. Além de saboroso, ele ajuda na disposição e na digestão. Experimente batê-lo no liquidificador com abacaxi e cascas de limão!

Quais os benefícios do gengibre?

Os benefícios do gengibre são diversos, e separamos algumas coisas que podem fazer você adicionar esse ingrediente na sua rotina. Entre eles, podemos destacar:

Na prevenção do câncer

O gengibre tem sido estudado como um tratamento alternativo para vários tipos de câncer. Por possuir grandes quantidades de gingerol, foi submetido a alguns testes e o resultado foi bem positivo. A pesquisa feita pela Universidade Federal de São Carlos mostrou que as células cancerígenas de mama e cólon foram afetadas pelo gingerol de maneira benéfica.

Na china, as pesquisas com gengibre também se mostraram positivas, onde o gengirol atuou contra o câncer de pâncreas!

Alívio de dores

Por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, os benefícios do gengibre podem ajudar a controlar dores musculares. Pesquisas na Georgia mostraram que consumir o gengibre todos os dias podem reduzir significantemente a dor muscular em pessoas que fazem do exercício físico uma grande prática.

Controle da diabetes

Você sabia que o gengibre também consegue ajudar na digestão? Sendo assim, ela consegue auxiliar no controle de diabetes do tipo 2. Diversos estudos mostram que a planta melhora na secreção de insulina. Além disso, comprovou-se que o alimento reduz os níveis de glicose no sangue.

Combate de infecções

Por conta do gingerol, o gengibre é responsável por diminuir os riscos de infecção no nosso organismo. É comprovado cientificamente que ele diminui o crescimento de diferentes tipos de bactérias. Além disso, o alimento consegue combater doenças inflamatórias nas gengivas.

Cólicas menstruais

Muitas mulheres sofrem com as temíveis cólicas durante o período da menstruação. As vezes a dor pélvica é tão intensa que são poucos os remédios que conseguem controlar. Entretanto, o gengibre pode ser uma opção viável por conta de suas ações anti-inflamatórias. Com apenas 1 grama de gengibre o alívio das cólicas pode ser observado em poucos dias.

Melhora na memória

Quando consumimos o alimento, a função cerebral consegue melhorar. Diversos estudos com idosos tiveram resultados positivos, onde as pessoas sentiram uma melhora significante na memória.

Não consuma em excesso!

O gengibre é seguro para o consumo e não aparenta fazer nenhum mal para as pessoas. Entretanto, quando se consome em grandes quantidades, pode causar um refluxo estomacal – além de muita diarreia e até mesmo irritação na boca.

Não é recomendado consumir mais de 4 gramas ao dia – ou então 1 grama durante o período de gestação.

É preciso que as gestantes consumam com muita moderação, pois pode haver risco de abordo espontâneo e até má formação do feto.

Por ser um termogênico, quem sofre com o hipertireoidismo deve evitar completamente o consumo – pois o metabolismo já está bem acelerado e isso pode aumentar o risco de perda de massa muscular em um curto período. Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes também devem evitar o gengibre. Pessoas que tem hipertensão também não devem fazer consumo, principalmente quem utiliza medicamentos para controlar a pressão.