Além do salário, muitas pessoas, seja procurando por uma vaga ou seja sendo contratada por uma empresa pensa nos benefícios que ela pode oferecer ao seu empregado que vai um pouco além do salário em si. Desde vale-refeição até seguro de vida, muitas empresas oferecem diversos tipos de auxílios diferentes para seus 

Os principais benefícios oferecido por empresas são:

  • Vale-transporte;
  • Vale-refeição;
  • Cesta básica;
  • Plano de saúde e odontológico;
  • Auxílio-creche;
  • Participação nos lucros;
  • Vale-alimentação.

Porém, mesmo com uma oferta grande de auxílios diferentes,ainda para muitos, os planos de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos funcionários de uma empresa.

O que é um plano de saúde?

Um plano de saúde (também conhecido como seguro saúde) constitui um seguro de proteção das pessoas contra o risco de terem que vir a incorrer em despesas médicas. Estimando o risco geral das despesas de saúde de um grupo alvo, a seguradora pode desenvolver uma estrutura financeira que assegure fontes de rendimento (como prémios ou taxas) de modo a disponibilizar o dinheiro necessário para pagar os auxílios médicos especificados na apólice de seguro. O seguro pode ser administrado pelo governo, por uma entidade particular sem fins lucrativos ou por uma empresa privada.

Por que planos de saúde são tão valorizados?

No Brasil, os planos de saúde são muito valorizados por várias razões. 

O primeiro deles é a questão estrutural da saúde pública no país. Mesmo com a existência do SUS, muitas pessoas preferem contar com a existência de um plano particular por conta da precariedade dos serviços públicos.

Outro fator é o elevado custo de planos individuais ou familiares, que podem comprometer grande parte da renda mensal de uma família e por isso, acaba se tornando um auxílio valorizado.

Quais os tipos de planos de saúde que existem?

Coletivo por Adesão

Os planos de saúde coletivos por adesão são aqueles nos quais pessoas jurídicas de caráter classista, profissional ou setorial (sindicatos, conselhos e associações profissionais) fazem a contratação. Nesse caso, a contratação do plano acontece normalmente entre a operadora do plano e uma administradora de benefícios.

A administradora assume o trabalho burocrático em relação à manutenção dos planos dos beneficiários do plano coletivo, como emissão de boletos e negociação junto à operadora.

Para fazer parte desse tipo de plano, o usuário deve estar vinculado a uma das entidades de classe citadas anteriormente.

Coletivo Empresarial

O plano coletivo empresarial é aquele no qual uma empresa contrata o plano para prestar assistência à saúde dos seus funcionários ou sócios. Da mesma forma que no plano coletivo por adesão, a relação entre os beneficiários e a operadora do plano de saúde é mediada por uma administradora.

Individual (Individual ou Familiar)

São aqueles contratados pelo usuário diretamente com a operadora que comercializa os planos ou por meio de um corretor (os corretores são vendedores autorizados de uma operadora). Eles são contratados por CPF e não CNPJ, diferentemente do empresarial.

O plano de saúde individual é sugerido para pessoas que não possuem dependentes e não têm a possibilidade de ingressar em um plano coletivo (por adesão ou empresarial). Já o plano familiar é aquele no qual os contratantes possuem vínculo familiar entre si, onde uma pessoa é o titular do plano e os outros beneficiários são os dependentes.

Qual a importância de benefícios para funcionários?

Os pacotes oferecidos têm se tornado grandes diferenciais estratégicos para as empresas conseguirem se destacar entre candidatos e funcionários em potencial. Os profissionais modernos almejam por trabalhos que ofereçam outros tipos de vantagens, além de um bom salário.

Elimina o turnover e absenteísmo

Os benefícios é fundamental para o planejamento da área de Recursos Humanos e tem como objetivo trazer vantagens tanto para a organização, quanto aos funcionários. Essa estratégia tem se mostrado muito útil para as empresas conseguirem reduzir o número de turnover e absenteísmo.

Aumento da produtividade e satisfação

Além disso, os auxílios oferecidos pelas empresas têm ajudado a tornar o ambiente de trabalho mais agradável, contribuindo para o bem-estar de todos, o que aumenta a produtividade e satisfação dos colaboradores e, consequentemente a qualidade dos serviços prestados.

Atração e retenção de talentos

Além de satisfazer os funcionários atuais, bons auxílios e que atendem as necessidades dos colaboradores cria uma boa imagem da marca/empresa no mercado. Assim, os auxílios também podem atrair novos talentos e funcionários em potencial.

Valorização de seus colaboradores

Os auxílios oferecidos pelas empresas também podem ser vistos como uma tática para mostrar a importância que cada colaborador tem para a empresa, pois por se tratar de uma forma indireta de compensação, os profissionais se sentem valorizados pelo trabalho que desenvolvem em seus cargos.Aos se sentirem valorizados, os colaboradores passam a enxergar os auxílios oferecidos como facilitadores que podem melhorar sua qualidade de vida e de sua família e assim, podem ser mais produtivos e criativos.

Existem outros benefícios além dos tradicionais?

Muitas empresas e companhias vêm adaptando sua lista de auxílios para o colaborador a fim de se adaptar melhor aos tipos de necessidades dos funcionários em geral e fazer com que a maioria das pessoas se sintam satisfeitas beneficiadas.

Algumas mudanças claras dentros dos auxílios é a adição de planos de exercícios físicos e academias, visando que a saúde dos funcionário e considerando que grande parte das pessoas fazem uso desse tipo de auxílio.

Outro auxílio que muitas empresas vem adquirindo é o vale-cultura, que seria um O vale cultura é um benefício que foi criado pelo Governo Federal, em 2012. Ele tem o intuito de ampliar o acesso dos colaboradores aos eventos culturais e de entretenimento. Com esse benefício, eles podem frequentar teatro, museus, cinema, shows, exposições, etc.