A cefaleia é uma das reclamações médicas mais comuns do mundo, por isso existem diversos remédios para tratar essa condição. Além disso, ela pode afetar qualquer um, independentemente da idade, raça ou gênero.

Pode ser um sinal de estresse ou pode ser sinal de outra doença mais grave, como pressão alta, ansiedade ou depressão.

O que é a cefaleia?

Cefaleia é uma condição que causa dor e desconforto na cabeça, couro cabeludo e pescoço. Na maioria dos casos, ela causa dores severas que torna difícil a concentração no trabalho ou qualquer outra atividade. É uma condição tão comum que 7 a cada 10 pessoas sofrem dela, pelo menos, uma vez por ano.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é uma condição bem mais complicada do que parece. Elas têm sintomas diferentes de pessoa para pessoa e acontecem por razões únicas e diferentes, e precisam de tratamentos diferentes.

Uma vez que você conhece o tipo de dor que você possui, você pode encontrar auxílio com o seu médico para ajudar no alívio das dores e preveni-las – com remédios e outros tipos de tratamentos.

Qual o tratamento?

O tratamento costuma ser bem simples, mas requer um diagnóstico preciso por conta dos diversos tipos existentes de dores de cabeça, então procure seu médico para que ele possa fazer uma avaliação e te recomendar remédios ou outro tratamento para o alívio desse incômodo.

Algumas mudanças de hábito podem ajudar na melhora e também evita futuras dores. Dormir mais horas por dia, evitar usar óculos, capacetes ou chapéus apertados e técnicas de relaxamento são uma boa alternativa para quem quer diminuir esses tipos de dor.

Outros tratamentos também são muito comuns, como sessões de acupuntura e o uso de medicamentos adequados para o alívio são muito eficazes. Mas devem ser feitos e acompanhados por um profissional, então, procure um médico.

Quais os melhores remédios para cefaleia?

Ibuprofeno

O ibuprofeno costuma ser prescrito para o tratamento das dores de leve a moderada intensidade, principalmente para casos de dor de origem inflamatória, tais como artrites, dores traumáticas, inflamações dentárias, etc.

É um analgésico e anti-inflamatório indicado para o alívio da febre, dores e inflamação como dor de cabeça, dor muscular, dor de dentes, dor de garganta, enxaqueca ou cólica menstrual.

Além disso, também pode ser usado no tratamento de sintomas de gripes e resfriados comuns, especialmente nas formas de gotas pediátricas e comprimidos de 200 e 400 mg.

Já o Ibuprofeno 600 mg, é mais indicado para situações graves, no alívio da dor e inflamação em casos de artrite reumatoide, reumatismo articular, osteoartrite, alívio de dores após cirurgias e para reduzir a febre alta.

Este medicamento é o princípio ativo de remédios como Alivium, Ibupril, Ibufran ou Benotrin.

Contraindicação

É contraindicado nos casos de hipersensibilidade conhecida à substância ativa ou a qualquer componente da fórmula, ao ácido acetilsalicílico ou a qualquer outro AINE (anti-inflamatório não-esteroidal).

Não deve ser indicado a indivíduos com história prévia ou atual de úlcera gastrintestinal ou sangramento gastrintestinal.

Não deve ser usado durante os últimos 3 meses de gravidez. Esta substância ativa é contraindicada para menores de 12 anos.

Paracetamol

O paracetamol é indicado em adultos para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores associadas a resfriados comuns, dor de cabeça, dor no corpo, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores leves associadas a artrites e cólicas menstruais.

Esses remédios podem reduzir a febre, atuando no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central (SNC) e diminui a sensibilidade para a dor. Seu efeito tem início 15 a 30 minutos após a administração oral e permanece por um período de 4 a 6 horas.

Dorflex

Dorflex é um dos remédios mais indicados para tratar e aliviar sintomas de dor de cabeça tensionais e outras dores associadas a contraturas musculares. É recomendado apenas para adultos, sendo encontrado nos formatos de comprimido, solução oral e até mesmo adesivo – este sendo recomendado para dores e inflamações localizadas.

Com prescrição médica, o dorflex pode ser usado até mesmo no tratamento da dengue, pois a dipirona sódica presente na composição é capaz de aliviar os sintomas de dor e febre provocadas pela doença!

O dorflex tem em sua composição 3 compostos fundamentais, sendo eles a dipirona sódica, citrato orfenadrina e a cafeína anidra – responsáveis pelas propriedades analgésicas e relaxantes musculares do medicamento em destaque.

Seu mecanismo de ação se dá por esses 3 compostos. O citrato de orfenadrina é um anticolinérgico, com ação e propriedades anti-histamínicas fracas, capaz de auxiliar no alivio de dores associadas a contraturas musculares, de origem traumática ou inflamatória. Além disso, essa substância também atua no organismo através de propriedades analgésicas, potencializado pela dipirona sódica e a cafeína anidra.

Migraliv

Migraliv é destinado ao tratamento das crises de dor de cabeça (cefaléia) incluindo a enxaqueca.

O medicamento apresenta em sua fórmula uma substância (di-hidroergotamina) que age no sistema nervoso central e é específica para o alívio da dor de cabeça, gerada pela enxaqueca. Apresenta também um analgésico (dipirona sódica) e a cafeína, que aumenta a efetividade dos analgésicos.

Cefalium

Cefalium alivia as dores de cabeça (cefaléias), incluindo a enxaqueca, que são acompanhadas com frequência de náuseas e vômitos.

O medicamento apresenta em sua fórmula uma substância (di-hidroergotamina), que age no sistema nervoso central e é específica para o alívio da dor de cabeça gerada pela enxaqueca.

Apresenta também um analgésico (paracetamol), uma substância (cloridrato de metoclopramida) que melhora as náuseas e vômitos associados às crises de enxaqueca e a cafeína que aumenta a efetividade dos analgésicos.