Muitas vezes presente como um sintoma em diversas outras doenças, a garganta inflamada é uma dor ou irritação que ocorre na região da garganta, podendo ser uma inflamação leve ou infecciosa (bacteriana ou viral). É muito comum, embora se torne perigoso quando causada por bactérias. A garganta inflamada exige uma atenção em casos expansivos.

Provavelmente você já teve alguém próximo ou da família que operou as amígdalas! Esse é um processo bastante recorrente quando a inflamação na garganta chega a níveis extremos.

Você sabia que a dor causada pela garganta inflamada é responsável por mais de 13 milhões de visitas a consultórios médicos por ano!

O que é?

A garganta inflamada é uma inflamação que ocorre nos tecidos das amígdalas, faringe ou outros pontos da cavidade oral. Ela pode ser causada por diversos fatores: gripe, amigdalite, resfriados, laringite ou faringite.

Podendo levar a fortes dores de garganta, e por longos períodos, esse sintoma acaba muitas vezes causando lesões, tosses ou até mesmo forte irritação.

Geralmente, o tratamento para livrar a garganta desse estado – principalmente se a origem for infecciosa – dura um período de 10 dias! 

Quais as causas?

A causa mais comum para garganta inflamada, em 80% dos casos, é a faringite (uma inflamação viral aguda na garganta). O fator climático também pode ser grande influenciador, longa exposição ao frio ou até mesmo baixa umidade (ar seco) podem contribuir para esse fator.

Outras possíveis causas são: faringite estreptocócica (que ocorre em 37% dos casos em crianças), amigdalite ou tumores.

**Mas tenha calma! Os riscos de tumores são baixos, e na maioria dos casos, as chances de cura são de 80%. Entretanto, se está muito preocupado com sua garganta inflamada, procure um médico para um diagnóstico mais preciso.

Tipos de garganta inflamada

Faringite

Inflamação viral que costuma causar irritação, dor ou sensação de “coceira”. A faringe se localiza na parte superior da garganta, até mesmo visível quando abrimos a boca – ela conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago.

Faringite estreptocócica

É uma inflamação causada por bactéria, pelo estreptococo (Sreptococcus pyogenes) do grupo A. É altamente contagiosa e se espalha pelo ar quando a pessoa infectada tosse ou espirra, por exemplo. Bastante comum entre crianças de cinco e quinze anos.

Amigdalite

São pontos onde – facilmente – bactérias e vírus se infiltram, por serem cheios de pequenos buracos. O inchaço, vermelhidão e irritação são os sintomas principais, podendo, em casos de muito inchaço, serem vistos ao abrir a boca.

Laringite

Caracterizada como uma inflamação que ocorre nas cordas vocais por infecção (viral ou bacteriana), irritação ou até mesmo o uso excessivo da garganta. Vermelhidão na laringe e inchaço são sintomas visíveis.

Mononucleose

A mono (abreviação curta) é uma infecção que causa inchaço das amígdalas e glândulas, além de dor, febre e fraqueza muscular. É causada por um vírus (EBV) Epstein-Barr, que pode durar entre um a dois meses, com um tratamento mínimo para total resolução.

Gonorreia

É uma infecção causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Comumente, a vemos apenas como uma doença sexualmente transmissível (DST) que ataca os órgãos genitais, entretanto, ela também pode ser contraída pelo sexo oral desprotegido. Quando afeta a região da garganta, os sintomas comuns são inchaço, dor e vermelhidão.

Tumores cancerosos na garganta

Tumores na laringe (caixa de voz) causam garganta inflamada, dor, rouquidão, tosse, feridas que não cicatrizam e dificuldade para respirar. Muitas vezes, estes tumores não são diagnosticados em estágios avançados por falta de sintomas ou carência de exames próprios.

**Mas tenha calma! As chances de um tumor na garganta são baixíssimas, não precisa se desesperar. Caso esteja muito preocupado com sua garganta inflamada, procure um médico para um laudo mais assertivo.

Dicas

·         Faça gargarejos com água e sal;

·         Beba bastante líquido (água, chás ou sucos naturais);

·         Própolis é um ótimo aliado para a garganta;

·         Evite fatores climáticos que podem piorar os sintomas (friagem);

·         Alimente-se bem, procure o saudável;

·         Experimente chupar uma bala de hortelã;

·         Descanse a garganta, evite gritar ou elevar a voz;

·         Tome chás quentes de mel e gengibre;

·         Evite fumar ou ficar em recintos onde estejam fumando;

Tratamento

Por ser algo muito comum, muitas vezes não vamos ao médico para tratar de uma garganta inflamada com urgência. Porém, o ideal é procurar um clínico geral se os sintomas persistirem por mais de três dias. Assim, você evita possíveis agravantes e pioras da doença.

Não abuse da automedicação, em muitos casos isso pode gerar outras complicações! Siga as instruções e dicas de um médico.

Remédios que podem ajudar a garganta inflamada

Ibuprofeno

Muitas vezes é indicado para o alívio de dores, o ibuprofeno tem ação anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Recorrente ser receitado em casos de pós-cirúrgica e para quadros inflamatórios com pacientes que sofrem de artrites. Pode ser encontrado nas farmácias na forma de comprimidos, cápsulas gelatinosas, suspensão oral ou gotas. Ibuprofeno também pode ser conhecido como Alivium, Advil, Buscofem ou Artril.

Seu efeito começa a surtir depois de 15 ou 30 minutos após o consumo, tendo um efeito de aproximadamente 4 horas.

Paracetamol

Analgésico e antipirético encontrado em várias dosagens e apresentações, podendo ser obtido em farmácias como genérico ou pelas marcas Tylenol ou Defalgan. Recomendado para dores nas costas, febre e outros tipos de dor pelo corpo.

Seu efeito começa, aproximadamente, entre 15 e 30 minutos após a ingestão, durando entre 4 e 6 horas. Não é recomendado ingeri-lo junto com o consumo de bebidas alcoólicas; se estiver amamentando, avise o médico!

Dipirona

Suas ações são analgésicas, antipiréticas e espasmolíticas. A dipirona é bastante utilizada para aliviar dores e febres provocadas por gripes e resfriados. Ao aderir sua forma em gotas, é recomendado pesquisas a posologia do medicamento (seu peso interfere em quantas gotas irá ingerir).

O seu efeito é um pouco mais demorado, podendo chegar a 30 e 60 minutos após o consumo – tendo um efeito de até 4 horas.