O corpo humano é muito complexo e cada área de nós merece um cuidado especial, por isso, o esperado é hajam médicos para cada área da medicina específica do nosso corpo ou que cuidem de fases específicas de nossas vidas.

Por isso, a medicina se divide em diversas áreas específicas que cuidam de órgãos, fases da vida, como infância e velhice, e até áreas relacionadas a tipos específicos de doenças.

Áreas de atuação

Existem muitas áreas médicas, mas, curiosamente, há uma distribuição desigual das especialidades de atuação. Das áreas tradicionais, oito delas — Pediatria, Cirurgia Geral, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Medicina do Trabalho, Ortopedia e Traumatologia e Oftalmologia — concentram mais da metade dos profissionais ativos.

Na outra ponta, porém, as especialidades menos procuradas estão, curiosamente, entre as mais promissoras, como, por exemplo, da medicina diagnóstica, da esportiva, da nuclear e da genética médica.

Confira todas áreas da médicas

Acupuntura

Ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS.

Alergia e Imunologia

Diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas e do sistema imunológico.

Anestesiologia

Área que envolve o tratamento da dor, a hipnose e o manejo intensivo do paciente sob intervenção cirúrgica ou procedimentos.

Angiologia

Área que estuda o tratamento das doenças do aparelho circulatório.

Cancerologia (oncologia)

Especialidade que trata dos tumores malignos ou câncer.

Cardiologia

Aborda as doenças relacionadas com o coração e sistema vascular.

Cirurgia Cardiovascular

Tratamento cirúrgico de doenças do coração.

Cirurgia da Mão

Cuida das doenças das mãos e dos punhos, incluindo os ossos, articulações, tendões, músculos, nervos, vasos e pele.

Cirurgia de cabeça e pescoço

Tratamento cirúrgico de doenças da cabeça e do pescoço.

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Tratamento clínico e cirúrgico dos órgãos do aparelho digestório, como o esôfago, estômago, intestinos, fígado e vias biliares, e pâncreas.

Cirurgia Geral

Área que engloba todas as áreas cirúrgicas, sendo também subdividida.

Cirurgia Pediátrica

Cirurgia geral em crianças.

Cirurgia Plástica 

Correção das deformidades, malformações ou lesões que comprometem funções dos órgãos através de cirurgia de caráter reparador ou cirurgias estéticas.

Cirurgia Torácica

Atua na cirurgia da caixa torácica e vias aéreas.

Cirurgia vascular

Tratamento das veias e artérias, através de cirurgia, procedimentos endovasculares ou tratamentos clínicos.

Clínica Médica (ou medicina interna)

Área que engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades.

Coloproctologia

Especialidade médica que estuda e trata os problemas do intestino grosso (cólon), sigmóide e doenças do reto, canal anal e ânus.

Dermatologia

A dermatologia é o estudo da pele anexos (pêlos, glândulas), tratamento e prevenção das as doenças.

Endocrinologia e Metabologia

Área responsável pelo cuidados aos hormônios, crescimento e glândulas como adrenal, tireóide, hipófise, pâncreas endócrino e outros.

Endoscopia

Ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos endoscópicos e minimamente invasivos.

Gastroenterologia

Área de estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao aparelho digestivo, desde erros inatos do metabolismo, doença do trato gastrointestinal, doenças do fígado e cânceres.

Genética médica

Área da responsável pelo estudo das doenças genéticas humanas e aconselhamento genético.

Geriatria

É a subespecialidade médica que cuida dos idosos e articula seu tratamento com outras especialidades.

Ginecologia e obstetrícia

Especialidade que aborda de forma integral a mulher. Trata desde as doenças infecciosas sexuais, gestação, alterações hormonais e reprodução.

Hematologia e Hemoterapia

Estudo dos elementos figurados do sangue (hemácias, leucócitos, plaquetas) e da produção desses elementos nos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, baço, linfonódos), além de tratar das anemias, linfomas, leucemias e outros cânceres, hemofilia e doenças da coagulação

Homeopatia

Prática médica pseudocientífica baseada na Lei dos Semelhantes.

Infectologia

Prevenção, diagnóstico e tratamentos de infecções causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas (helmintologia, protozoologia, entomologia e artropodologia).

Mastologia

É uma subespecialidade que trata da mama, suas doenças, alterações benignas e estéticas.

De Família e Comunidade

Área médica que trata do indivíduo em seu ambiente familiar e comunitário, com foco na prevenção e tratamento das doenças mais comuns, sendo o articulador do encaminhamento aos especialistas quando necessária abordagem mais aprofundada das doenças.

De Emergência

Especialidade que atua no cuidado de pacientes com doenças ou lesões que requerem atenção médica imediata, atuando nas Emergências, pronto-atendimentos e serviços pré-hospitalares.

Do Trabalho

Trata do processo de trabalho e da relação deste com as doenças. Atua desde a prevenção dos agravos, a minimização dos efeitos destes e do tratamento das doenças do trabalho quando já estabelecidas.

Do Tráfego

Manutenção da saúde no indivíduo que se desloca, qualquer que seja o meio, cuidando das interações deste deslocamento com o indivíduo.

Esportiva

Abordagem do atleta de uma forma global, desde a fisiologia do exercício à prevenção de lesões, passando pelo controle de treino e resolução de problemas de saúde que envolvam o praticante do exercício físico.

Física e Reabilitação

Diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como doenças traumáticas, do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológica, cardiorrespiratória.

Intensiva

Ramo que se ocupa dos cuidados dos doentes graves ou instáveis, que emprega maior número de recursos tecnológicos e humanos no tratamento de doenças ou complicações de doenças, congregando conhecimento da maioria das especialidades médicas e outras áreas de saúde.

Perícia Médica (ou medicina forense)

Especialidade que aplica os conhecimentos médicos aos interesses da Justiça, na elaboração de leis e na adequada caracterização dos fenômenos biológicos que possam interessar às autoridades no sentido da aplicação das leis. Assim, a perícia médica caracteriza a lesão corporal, a morte (sua causa, o momento em que ocorreu, que agente a produziu), a embriaguez pelo álcool ou pelas demais drogas, a violência sexual de qualquer natureza, etc.

Nuclear

Estudo imagiológico ou terapia pelo uso de radiofármacos.

Preventiva e Social

Dedica especificamente à prevenção de doenças gerais (de várias áreas), porém não unicamente, já que cada área ou especialidade está também capacitada para tal.

Nefrologia

Área que estuda e trata clinicamente as doenças do rim, como insuficiência renal.

Neurocirurgia

Atua no tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico passíveis de abordagem cirúrgica.

Neurologia

Estuda e trata o sistema nervoso.

Nutrologia

Diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.

Obstetrícia

Área médica atrelada à Ginecologia que cuida das mulheres em relação ao processo da gestação (pré, pós-parto, puerpério, gestação e outros).

Oftalmologia

Estuda e trata os distúrbios dos olhos.

Ortopedia e Traumatologia

Área médica que estuda e trata as doenças do sistema osteomuscular, locomoção, crescimento, deformidades e as fraturas.

Otorrinolaringologia

Área médica que estuda e trata as doenças da orelha, nariz, seios paranasais, faringe e laringe.
Patologia
É a especialidade que se ocupa da análise macroscópica, microscópica e molecular das doenças em autópsias, espécimes cirúrgicos, biópsias e preparados citológicos. Ela faz a ligação entre a ciência básica e a prática clínica.

Patologia Clínica/ laboratorial

Especialidade médica investigativa e atua como parte do processo diagnóstico das doenças.

Pediatria

A pediatria estuda e trata crianças.

Pneumologia

Estuda e trata o sistema respiratório.

Psiquiatria

Área que previne e trata transtornos mentais e comportamentais.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Realização e interpretação de exames de imagem como raio-X, ultrassonografia, Doppler colorido, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, entre outros.

Radioterapia

Tratamento empregado em doenças várias, com o uso de raio X ou outra forma de energia radiante.

Reumatologia

Especialidade médica que trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças autoimunes. Diferente do senso comum o reumatologista não trata somente reumatismo.

Urologia

A urologia estuda e trata cirurgicamente e clinicamente os problemas do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino e feminino.