Um médico pode receitar o cloridrato de amitriptilina para tratar uma ou mais das seguintes condições: depressão e enurese noturna (urinar na cama à noite).
Este medicamento possui propriedades ansiolíticas e sedativas (calmantes).

Como este medicamento funciona?

O cloridrato de amitriptilina é um antidepressivo com propriedades ansiolíticas e sedativas (calmante). Assim sendo, este medicamento é utilizado principalmente para o tratamento de depressão, mas também é utilizado para o tratamento de enurese noturna.

Composição

Cada comprimido revestido de 25 mg contém:
cloridrato de amitriptilina……………. 25 mg excipiente q.s.p*……………1 comprimido revestido de:
* Fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, dióxido de silício, talco, álcool polivinílico, macrogol, amarelo crepúsculo laca de alumínio e dióxido de titânio.
Cada comprimido revestido de 75 mg contém:
cloridrato de amitriptilina ………………………………………… 75 mg excipiente q.s.p*……………………………..1 comprimido revestido de:
* Fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, dióxido de silício, talco, álcool polivinílico, macrogol, amarelo crepúsculo laca de alumínio e dióxido de titânio.
Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!

Características farmacológicas

Este fármaco inibe o mecanismo de bomba da membrana responsável pela recaptação da norepinefrina e serotonina nos neurônios adrenérgicos e serotoninérgicos.

Farmacologicamente, essa atividade pode potencializar ou prolongar a atividade neural, uma vez que a recaptação destas aminas biogênicas é fisiologicamente importante para suprir suas ações transmissoras. Alguns acreditam que essa interferência na recaptação da norepinefrina e/ou serotonina é a base da atividade antidepressiva do medicamento.

Quando não utilizar este medicamento

Você não deve tomar cloridrato de amitriptilina se:

  • For alérgico(a) a qualquer um dos componentes deste medicamento;
  • Estiver recebendo tratamento para depressão com medicamentos inibidores da monoaminoxidase (IMAO);
  • Estiver recebendo tratamento com cisaprida;
  • O paciente tiver sofrido de infarto do coração nos últimos 30 dias;
  • Você for intolerante a lactose.

Além disso, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O que saber antes de se utilizar desse medicamento

Antes de fazer uso deste medicamento você primeiro deve saber que:

  • A amitriptilina deve ser usada com cautela em pacientes com histórico de convulsão, função hepática comprometida, histórico de retenção urinária (em virtude de sua ação atropínica) ou naqueles com glaucoma de ângulo estreito ou pressão intraocular aumentada;
  • Em pacientes usuários de antidepressivos tricíclicos, os efeitos de fármacos vasopressores podem ser potencializados;
  • Deve-se ter cautela em pacientes usuários de lentes de contato, visto que há relatos associando o uso do medicamento com a redução do fluxo lacrimal, que pode ser suficiente para causar ressecamento da córnea;
  • A amitriptilina não é recomendada para pacientes portadores de porfiria (associação com crises de porfiria);
  • A hiperpirexia tem sido relatada quando antidepressivos tricíclicos são administrados com agentes anticolinérgicos ou medicações neurolépticas, particularmente durante o calor;
  • A administração concomitante de cloridrato de amitriptilina e terapia com eletrochoque pode aumentar os riscos associados a esta terapia. Esse tratamento deve ser limitado a pacientes para os quais é essencial.

Ainda assim pode-se destacar as seguintes condições:

Piora do Quadro Clínico e Risco de Suicídio

Pacientes com transtorno depressivo maior (TDM), podem apresentar piora da depressão e/ou o surgimento de ideação e comportamento suicidas ou mudanças incomuns no comportamento. Famílias e cuidadores de pacientes tratados com antidepressivos devem relatar aos profissionais de saúde se o paciente apresentar sintomas como agitação, irritabilidade, mudanças incomuns no comportamento e ideação suicida.

Deve haver um monitoramento diário quanto ao surgimento destes sintomas. Esse fármaco deve ser utilizado na menor dose efetiva, para reduzir o risco de superdose.

Transtorno bipolar

Este medicamento não é indicado para uso no tratamento do transtorno bipolar. Como um episódio depressivo maior pode ser característico da fase inicial do transtorno bipolar, antes de iniciar o tratamento com um antidepressivo, os pacientes com sintomas depressivos devem ser adequadamente monitorados para determinar se eles estão em risco de desenvolver transtorno bipolar.

Caso você esteja sentindo algum dos sintomas citados anteriormente, encontre um médico para tratar adequadamente do seu problema de saúde.

Doenças Cardiovasculares

Os pacientes com distúrbios cardiovasculares devem ser observados atentamente. Os antidepressivos tricíclicos (inclusive o cloridrato de amitriptilina) têm mostrado produzir arritmia, taquicardia sinusal e prolongamento do tempo de condução, particularmente quando administrados em doses altas.

Têm sido relatados infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral com medicamentos desta classe.

Doenças Endócrinas

É necessária observação constante quando a esse medicamento é administrado a pacientes hipertireoideanos ou que recebem medicação tireoideana. É recomendada cautela em pacientes portadores de diabetes mellitus.

Os antidepressivos tricíclicos podem causar alterações na glicemia. Esse medicamento, em especial, tem sido relacionada a não percepção da hipoglicemia.

Doenças do Sistema Nervoso Central

Esse fármaco pode potencializar a resposta ao álcool e os efeitos de barbitúricos e outros depressores do SNC. Em pacientes que fazem o uso excessivo de álcool, a potencialização pode aumentar o perigo inerente a qualquer tentativa de suicídio ou superdose. Quando este é usado para tratar o componente depressivo da esquizofrenia, os sintomas psicóticos podem ser agravados.

Seu médico irá avaliar se é aconselhável reduzir a dose desse medicamento ou usar um antipsicótico simultaneamente.

Uso Pediátrico

Em vista da falta de estudos com esse medicamento para depressão em crianças abaixo dos 12 anos, seu uso é recomendado apenas à crianças acima de 12 anos. Para o tratamento da enurese, recomenda-se a utilização em crianças acima de 6 anos.

Uso em Idosos

Em geral, recomendam-se as posologias mais baixas para estes pacientes por serem especialmente sensíveis aos efeitos adversos do fármaco.

Para adolescentes e pacientes idosos que podem não tolerar doses mais altas, 50 mg por dia podem ser satisfatórios. A dose diária necessária pode ser administrada em doses divididas ou como uma única dose.

Superdose

Caso você tome mais do que a dose recomendada, informe ao seu médico imediatamente, para que os cuidados imediatos sejam providenciados.

Podem ocorrer sintomas como: arritmias cardíacas, hipotensão grave, convulsões, depressão do SNC (Sistema Nervoso Central), inclusive coma, confusão, distúrbio de concentração, alucinações visuais transitórias, dilatação das pupilas, agitação, hiperreflexia, estupor, sonolência, rigidez muscular, vômito, hipotermia ou hiperpirexia.

Condições que o medicamento pode tratar

Ansiedade

A ansiedade é um sentimento ligado a preocupação, nervosismo e medo muito intensos.

Esse sinal de alerta é uma reação natural do corpo para nos ajudar em situações de perigo ou em momentos novos – afinal, todos nos sentimos ansiosos antes de uma grande apresentação ou na hora da entrevista de emprego.

Porém, quando essa sensação passa a atrapalhar nossa rotina – quando ela ocorre em momentos onde não há perigo ou desconforto, pode ser um sinal de alerta.

Depressão

Essa doença pode ser caracterizada pelos sentimentos de tristeza, raiva ou até mesmo perda, que podem interferir nas atividades cotidianas.

O que muitos não sabem, é que a depressão pode afetar as pessoas de formas completamente diferentes – e é uma doença que requer atenção, pois muitas vezes seus sintomas podem levar o indivíduo ao suicídio. Relacionamentos, trabalho, escola ou interação social são as principais coisas do cotidiano que podem ser afetadas pela doença.

Condições de saúde também podem desencadear essa doença, ou então piorar sua situação, sendo elas a artrite, asma, câncer, obesidade, diabetes e até doenças cardiovasculares.

Enurese noturna

Essa condição é considerada um distúrbio caracterizado pela perda involuntária de urina durante o sono em crianças a partir dos cinco anos idade, que não apresentam nenhum problema orgânico no sistema urinário.

Apesar de não ser frequente, numa minoria de casos, esses episódios podem ocorrer na adolescência e na vida adulta enquanto a pessoa dorme.