Marketing digital para médicos: 5 passos para tornar sua clínica digital sem gastar muito dinheiro

Desde que a internet se transformou na melhor forma de divulgar produtos e serviços, fazer marketing digital para médicos e clínicas também se mostrou uma excelente maneira de atingir um público mais qualificado e ampliar as possibilidades de crescimento no setor de saúde.

Entretanto, sabemos que marketing na área médica tem várias restrições que devem ser observadas, de acordo com o Conselho Federal de Medicina. Mas isso não significa que você não possa adentrar o mundo digital e conquistar mais pacientes. Tudo depende de uma boa estratégia.

Como começar a fazer marketing digital para médicos e clínicas?

Identificar sua área de atuação e o perfil dos seus pacientes é uma excelente maneira de começar seu planejamento de marketing digital para médicos e clínicas. É a partir dessas definições iniciais que você vai desenvolver seu plano de ação.

Também é necessário estipular um objetivo de marketing, que pode ser aumentar a visibilidade da marca; atrair novos pacientes ou então reter os pacientes já conquistados, por exemplo.

Em seguida, é preciso definir as ações a serem realizadas, os canais de comunicação, bem como sua mensagem central, aquela que permeará toda a comunicação da sua clínica com o público-alvo.

Dado o panorama geral, aqui vão os passos a seguir:

1. Tenha um site responsivo

Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer dispositivo, inclusive os smartphones. E como as pessoas estão praticamente o dia todo com o celular, fica mais fácil estimular qualquer tipo de interação.

As principais informações que devem constar no site são as especialidades que a sua clínica atende, os nomes dos médicos, exames que podem ser realizados no local e, claro, como realizar a marcação de consultas.

E aqui vale lembrar que, quanto mais comodidade para o paciente melhor. Então procure integrar seu site a uma plataforma de agendamentos on-line. Dessa maneira, o paciente escolhe a melhor data e horário para o atendimento e sua equipe de atendimento ganha mais tempo para dedicar a outras atividades.

2. Crie um blog médico

A melhor forma de atrair pacientes para sua clínica é, sem dúvida, compartilhar o conhecimento do seu corpo clínico. A cada 20 pesquisas realizadas no Google, 1 é relacionada a sintomas de doenças. Em um universo de 100 bilhões de pesquisas diárias, isso quer dizer que as chances de a sua clínica ser facilmente encontrada usando estratégias de marketing de conteúdo são muito grandes.

Obviamente, este conteúdo deve ser embasamento teórico e cunho informativo, não promocional. Mas para quem está acostumado a explicar aos pacientes diariamente os problemas mais comuns enfrentados, fica fácil realizar esse trabalho.

O marketing de conteúdo, nesse sentido, é um grande aliado do marketing digital para médicos e clínicas. Você aproveita todo o know-how da sua equipe para esclarecer a população e, com isso, ganha credibilidade. Se as pessoas acreditam na sua clínica e têm uma imagem positiva da sua marca, a consequência natural é que procurem por você em um momento de saúde delicada.

3. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são o principal meio de propagação de ideias na internet. Basta ver quantos vídeos se tornam virais e quantas pessoas seguem páginas que falam de saúde e boa forma.

O sucesso dessas plataformas está diretamente relacionado à facilidade de acesso e também de compartilhar experiências. Nesse sentido, você pode utilizá-las para potencializar seus conteúdos e gerar engajamento por parte dos usuários.

Dicas de saúde, incentivo à prática de atividades físicas, esclarecimento sobre enfermidades comuns, podem servir de conexão para que mais pessoas conheçam sua clínica e venham a procurá-la.

4. Faça monitoramento on-line

Saber o que seus pacientes pensam, sentem e buscam na internet é uma excelente maneira de dar subsídios para sua estratégia de marketing digital para médicos e clínicas.

Ferramentas de monitoramento web são capazes de coletar informações relacionadas a palavras-chave que você tenha como importantes e reportar o que está sendo dito em torno desses temas.

Em alguns casos, como menções à sua marca, é possível inclusive detectar o sentimento da pessoa no momento em que ela realiza o comentário, partindo-se de palavras-chave utilizadas.

Com essas informações em mãos, você pode, por exemplo, selecionar os conteúdos de maior interesse dessa audiência, realizar ações off-line que atraiam pacientes até sua clínica, como campanhas de doação de sangue, e melhorar o atendimento on e off-line.

5. Invista em comunicação ágil e personalizada

Os recursos tecnológicos nos mostram que, a cada dia que passa, fazer marketing digital para médicos e e clínicas está mais fácil. Ao invés de gastar altos valores em telefonia, você pode usar mensagens de SMS para informações pontuais, como marcação ou remarcação de consultas; informar sobre resultados de exames; ou desejar um feliz aniversário ao paciente.

O e-mail serve ao mesmo propósito de comunicar de forma ágil e personalizada. A diferença é que você pode estender a conversa, enviando conteúdos mais completos, orientações sobre exames e até informativos sobre novos serviços e especialidades médicas.

A boa notícia sobre ambas estratégias de marketing digital para médicos e clínicas é que elas podem ser automatizadas sem perder a proximidade com os pacientes.

Cada mensagem é personalizada e atende à necessidade imediata do paciente e da clínica, promovendo uma relação de confiança mútua.

Quer mais dicas para potencializar os resultados da sua clínica sem gastar muito? Confira 4 dicas para tornar sua clínica conhecida!

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admin

6 Comentários

  • Julius
    27 de outubro

    Como ter um site que seja bonito e tenha qualidade?

    • Matheus Soares
      27 de outubro

      Você pode encomendar um site com uma empresa especializada, que costuma fazê-lo entre uma semana e um mês. Se a proposta é fazer algo mais simples e por conta, use WordPress, Blogger ou outra plataforma do tipo para divulgar seus conteúdos

  • Mark
    27 de outubro

    Como meus perfis nas redes sociais devem se comportar em relação a comentários?

    • Matheus Soares
      27 de outubro

      É importante agir com carisma e atenção a todas as pessoas que se interessam pela página, pois elas podem se converter em pacientes, caso sejam cativadas por seus conteúdos e interações. Responda comentários mesmo se forem críticas, só tome cuidado em relação a ofensas.

  • Federico
    27 de outubro

    Como um sistema de gestão ajuda nisso?

    • Matheus Soares
      27 de outubro

      O sistema de gestão ajuda a equipe a conhecer melhor o paciente através de seu histórico e dados. Além disso, facilita a comunicação através de mensagens SMS e emails que estreitam relações.

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