Quem nunca sentiu aquela dor incômoda e desgastante por todo corpo? Muitas vezes, a dor no corpo está associada a outras condições – como cansaço, estresse, dificuldades para adormecer e entre outros.

Porém, existem outras condições que podem ser um sinal de problema – entre elas destacamos a fibromialgia, anemia e as gripes – que são acompanhadas por sintomas de tosse, fadiga, febre e até mesmo enxaqueca. Quando uma dor no corpo persiste por mais de 3 dias, sendo ela muito intensa – capaz de impedir a realização das tarefas rotineiras – é necessário procurar um profissional médico para investigar mais a fundo as causas.

Causas

Existem milhares de causas que podem ser as causadoras de uma dor no corpo – indo desde uma simples gripe até um estado de estresse muito grande. Nesse artigo, preparamos algumas das causas mais comuns para essa condição, sendo elas:

Gripe e resfriado

A dor pelo corpo é um sintoma muito comum nesse caso – sempre acompanhado pela fadiga, dor de garganta, febre, coriza e muita tosse. A gripe e o resfriado podem surgir em qualquer época do ano, sendo um pouco mais comum durante o inverno – mas sempre surgindo até mesmo em épocas de verão, provocando uma dor mais intensa e desidratação.

Ansiedade e estresse

Nos períodos em que passamos por muito estresse, nosso sistema imunológico fica mais enfraquecido – fazendo o corpo ter uma maior dificuldade para controlar as pequenas infecções e inflamações causadas por vírus e bactérias que estão em constante contato com o corpo. Entretanto, não há a presença de sintomas muito evidentes de infecção, apenas o corpo muito dolorido.

Fibromialgia

Essa condição é caracterizada pela presença de dores em pontos específicos do corpo – o que muitas pessoas podem levar a crer que são dores em todo o corpo. A fibromialgia costuma ser pior durante a manhã e atinge muito mais mulheres do que homens.

Ausência de vitamina D

Uma das vitaminas mais importantes para o corpo, que garante a absorção e utilização do cálcio no organismo – um mineral essencial para o funcionamento de órgãos importantes, como coração, rins e músculos. Quando alguém sofre com a falta dessa vitamina, pode haver alterações do funcionamento, que produz dores em muitas partes do corpo.

Má postura

Quando uma pessoa tem uma postura inadequada, pode proporcionar lesões crônicas e provocar muita dor por todo o corpo. É necessário ficar atento quanto a postura, pois ela pode alterar a posição dos ombros e coluna.

Depressão

A depressão é uma condição diagnosticável, classificada como um transtorno de humor – com sintomas de baixa autoestima, desânimo, perda de apetite, dores pelo corpo, desinteresse pela vida, tristeza esmagadora e falta de interesse por coisas que costumavam satisfazer.

O que muitos não sabem, é que a depressão pode afetar as pessoas de formas completamente diferentes – e é uma doença que requer atenção, pois muitas vezes seus sintomas podem levar o indivíduo ao suicídio. Relacionamentos, trabalho, escola ou interação social são as principais coisas do cotidiano que podem ser afetadas pela doença.

Condições de saúde também podem desencadear essa doença, ou então piorar sua situação, sendo elas a artrite, asma, câncer, obesidade, diabetes e até doenças cardiovasculares.

Anemia

Essa doença pode ocorrer quando os glóbulos vermelhos não estão funcionando de maneira adequada – e por conta disso, diferentes partes do corpo acabam não recebendo o oxigênio necessário para funcionar corretamente. Sendo assim, é bastante comum observar dores pelo corpo e uma sensação de fadiga.

Além disso, pode haver formigamento nos pés e mãos, enxaquecas, palidez e muita dor abdominal.

Desidratação

A água é  essencial para o funcionamento normal e saudável do nosso corpo. Sem ela, o corpo não pode executar adequadamente muitos de seus processos importantes – incluindo a espiração e digestão. Quando você fica desidratado e esses processos não funcionam bem, você pode sentir dor física como resultado.

Apendicite

Um dos sintomas da apendicite é a dor por todo o corpo – junto com os sintomas de mal-estar, enjoo e sensação de mal-estar geral. Além disso, pode haver uma dor intensa ao lado inferior direito do abdômen, junto com uma rigidez no local, palidez, febre, diminuição do apetite e prisão de ventre.

Dificuldade para dormir

Quando uma pessoa dorme menos do que 6 horas por noite, existe uma grande chance de surgir efeitos negativos no corpo, como dores, enxaqueca, mal-estar e cansaço. Isso ocorre, pois, as células não tiveram tempo suficiente para se regenerar, e por conta disso o organismo não possui a energia necessária para funcionar adequadamente.

Outros sinais que podem aparecer associados incluem vontade para dormir durante o dia, falta de memória e dificuldade para manter a concentração, mesmo quando conversando com outra pessoa.

Sinais de alerta

Quando falamos de dor no corpo, logo pensamos em uma condição que passa após repouso. Entretanto, quando ela persiste por mais de 3 dias, pode ser o indício de algum problema mais grave. A dor pode ser séria, principalmente quando acompanhada pelos sintomas de:

  •         Desmaio;
  •         Náuseas;
  •         Vômitos;
  •         Suores noturnos;
  •         Perda de peso súbita;
  •         Dificuldade para respirar;
  •         Febre persistente por mais de 2 dias;
  •         Dor intensa – dificultando os movimentos e rotina.

Caso o indivíduo experimente algum desses sintomas, junto com a dor no corpo, é recomendado procurar auxílio médico – para identificar o problema e iniciar um tratamento adequado. E não se esqueça, se estiver tomando algum remédio, é importante informar o nome do medicamento – pois em alguns casos, o remédio pode ser o estopim para uma dor e outros efeitos colaterais provocados pelo fármaco.

Tratamento

Na maioria dos casos, as dores no corpo são tratadas com medicamentos, fisioterapia, terapias de relaxamento e até mesmo com alongamentos – mas tudo isso, claro, dependendo do quadro clínico e da condição do indivíduo.

Quando há dor, principalmente quando ela continua por mais de dois dias, não se automedique, pois isso pode mascarar uma situação grave e piorar ainda mais o quadro – nesses casos, procure um médico!

Como uma medida de prevenção, a prática regular de atividades físicas pode ajudar a evitar dores e agilizar o processo de recuperação. Porém, lembre-se de não exagerar no peso e no tempo em que pratica exercícios, sempre de uma pausa e se hidrate bastante.