O inchaço, em poucas palavras, é dado como resultado da retenção de líquidos nos tecidos do corpo,  sendo que, estes líquidos são predominantemente compostos por água.

Este sintoma pode se espalhar pelo corpo ou ficar restrito a apenas um membro (ou também parte dele). Algumas regiões são mais mais suscetíveis a desenvolver a retenção de líquidos são normalmente os pés ou parte inferior das pernas.

Por que acontece?

Uma região do corpo que fica inchada pode ter diversas causas, um exemplo prático disso é uma pessoa que está em repouso por longos períodos (pessoas acamadas). Por estar parada, ela têm maior probabilidade de desenvolver a condição nos glúteos, genitais e parte de trás das coxas. Mulheres que ficam deitadas somente de um lado podem desenvolver a condição no seio do lado sobre o qual ficam deitadas. Raramente, uma mão ou um braço incham.
Às vezes, um membro pode inchar subitamente. O mais comum é que a condição evolua devagar, vá crescendo com o ganho de peso, fique com os olhos inchados ao acordar pela manhã e tenha a sensação de estar usando os sapatos apertados ao final do dia.

Como saber se tenho?

O desenvolvimento é gradual, portanto, as pessoas não costumam notar esse sintoma até que ele seja considerável. Por vezes, uma pessoa pode sentir a sensação de aperto ou plenitude. 
Os sintomas variam de acordo com a causa, dentre os quais podem estar a falta de ar ou dor no local afetado.
Este incômodo que pode afetar todo o corpo, possui causas diferentes do que o inchaço restrito a um único membro ou parte de um membro.

Quais as causas mais comuns?

  • Doenças renais (especialmente síndrome nefrótica);
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência hepática;
  • Acúmulo de sangue. 

Todas as doenças citadas acima causam retenção de líquidos. Outra causa comum de regiões inchadas no corpo é dado devido ao acúmulo de sangue (neste caso, a retenção de líquido ocorre na parte inferior das pernas mais recorrentemente). 
Além disso, é comum que pessoas que sofrem com obesidade durante a meia-idade ou idosos tenham este incômodo no fim do dia devido ao acúmulo de sangue. Geralmente este incômodo desaparece pela manhã. 

Outras causas

Como dito anteriormente, o sangue também pode ficar acumulado nas pernas se as válvulas das veias forem expandidas ou danificadas (insuficiência venosa crônica), como pode acontecer com pessoas que tiveram coágulos de sangue nas pernas previamente. 
Neste caso, o incômodo sentido (geralmente) não desaparece ao longo da noite.
Muitas mulheres sofrem com algum inchaço durante os estágios mais avançados da gravidez. Entretanto, aquelas que desenvolvem um quadro muito intenso, particularmente na região das mãos e do rosto, acompanhado de hipertensão arterial, podem ter pré-eclâmpsia, o que pode ser perigoso a sua saúde e a do bebê.

Inchaço restrito à um único membro ou parte dele:

  • Coágulo em uma veia profunda do membro (trombose venosa profunda);
  • Infecção cutânea (celulite);
  • Várias doenças elevam o risco de coágulos nas veias. A maior parte deles se desenvolve em uma veia da perna, mas, às vezes, podem aparecer em uma veia do braço. Coágulos sanguíneos podem ser perigosos, pois existe a possibilidade deles se soltarem e chegarem ao pulmão, aumentando dessa maneira com o risco de entupir uma artéria do órgão (doença conhecida como embolia pulmonar).

Celulite 

Via de regra, a celulite causa inchaço da pele sobre parte de um membro. Em poucos casos, uma infecção sob a pele ou músculos pode fazer com que um membro se inche.

Tumor

O bloqueio de um vaso linfático (como ocorre em um linfedema) é uma causa menos comum. Os vasos linfáticos, que existem pelo corpo todo, ajudam a drenar líquido dos tecidos. 
Se um tumor fizer pressão em um vaso linfático ou uma cirurgia for feita para remover alguns dos vasos ou nódulos (por exemplo, quando uma mulher com câncer de mama tem nódulos removidos da axila), um membro pode inchar. 
Em muitos países tropicais, certos parasitas podem bloquear os vasos linfáticos e causar essa condição (filaríase linfática).
Algumas vezes, uma reação alérgica provoca essa condição ao redor de áreas como a boca (angioedema). Este incômodo na região da boca também pode ser um problema hereditário, no qual o incômodo surge e desaparece em intervalos irregulares.

Sintomas que merecem atenção

Veja alguns sintomas que você deve ficar atento, e que podem estar relacionados a uma região inchada:

  • Início repentino;
  • Inchaço em apenas uma das pernas;
  • Dor ou sensibilidade significativas;
  • Falta de ar;
  • Expectoração de sangue;
  • Pele arroxeada.

Como tratar?

Certas causas são tratadas – por exemplo, com a administração de medicamentos anticoagulantes (afinadores do sangue) a pessoas com coágulos nas pernas. Outro fato importante a destacar, é que qualquer medicamento que tenha causado a condição deverá ser descontinuado e substituído, para não causar mais danos ou reações ao corpo.
Como a condição em si não é perigosa (em diversos casos), os médicos não prescrevem diuréticos. Este tipo de medicamento só é prescrito quando são necessários para tratar a causa da condição que está lhe afetando (como falência cardíaca).

Para prevenção dessa complicação, existem algumas medidas simples e que podem ser extremamente úteis, como: 

  • Sentar-se com as pernas elevadas;
  • Limitar a quantidade de sal na dieta.

Como prevenir?

Aos primeiros sinais de inchaço sem motivos aparentes, procure um profissional para avaliar sua situação.
Se o incômodo aparecer e você possuir histórico de doença cardíaca, pulmonar ou renal, ou também se estiver grávida, é recomendado que você procure um médico. 
Outras pessoas sem sinais de alerta devem marcar uma consulta médica quando for conveniente.