O que é

O que é sarampo? Essa doença é considerada muito contagiosa – causada pelo vírus Measles morbillivirus. Um dos principais sintomas e sinais iniciais podem ser observados como febre, que muitas vezes pode ultrapassar os 40ºC, olhos inflamados, muita tosse e corrimento nasal. Após 2 ou 3 dias depois do início desses sintomas, pode formar – no interior da boca – pequenos pontos brancos, que podem ser chamados de “sinais de Koplik”. A transmissão desse vírus pode ocorrer de pessoa a pessoa – por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. Sendo assim, é de suma importância a vacinação!

Sintomas

O que é sarampo e seus sintomas? Para um melhor entendimento sobre os sintomas, separamos eles por períodos e a sua gravidade, facilitando a compreensão da importância que devemos ter com o sarampo. Definimos:

Período Prodrômico

É onde os primeiros sintomas da doença podem ser observados. Entre os mais comuns no início da condição, destacamos:
  •         Febre superior a 40ºC;
  •         Tosse;
  •         Mal-estar;
  •         Coriza;
  •         Dor de garganta;
  •         Dificuldade para ingerir alimentos/líquidos;
  •         Olhos inflamados;
  •         Pequenos pontos brancos agrupados na mucosa interna das bochechas (sinal de koplik).

Período Exantemático

Neste momento há uma piora dos sintomas iniciais, podendo até mesmo haver complicações futuras se não for tratado corretamente. Incluímos:
  •         Rouquidão;
  •         Boca e faringe inflamada;
  •         Grande produção de muco nos pulmões;
  •         Secreção abundante nas vias respiratórias superiores;
  •         Erupções cutâneas que surgem na cabeça e “descem” para os pés.

Período descamativo

Denominamos quando as manchas escurecem e começa a surgir uma fina descamação, que é acompanhada pela diminuição da tosse e febre. Entretanto, se o sarampo não for tratado corretamente, podem surgir complicações como pneumonia, diarreia, encefalite, conjuntivite intensa, infecção no ouvido e panencefalite esclerosante subaguda – sendo esta vista raramente.

Existe tratamento?

Geralmente, após a transmissão do sarampo, o tratamento consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, durante cerca de 10 dias, que é o tempo de duração da doença. Essa doença é mais comum em crianças e o seu tratamento é feito de forma a controlar os sintomas desagradáveis como febre, mal estar geral, falta de apetite e manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para pequenas feridas (ulcerações).

Prevenção

O que é sarampo e como prevenir? A melhor forma de prevenção do sarampo é por meio da vacinação. Os critérios para este método de prevenção são oferecidos pelo Ministério da Saúde. Separamos uma lista sobre algumas dúvidas que as pessoas podem ter referente a vacinação.

Mas afinal, quem deve se vacinar?

Dose zero: todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra) – isso devido ao aumento de casos da doença. Primeira dose: recomenda-se para crianças que completarem 1 ano de idade. Segunda dose: recomenda-se a dose aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Gestantes podem tomar a vacina?

A vacinação é contraindicada para mulheres no período de gestação – isso por conta de a vacina ser produzida com o vírus do sarampo vivo, mesmo que atenuado. Durante esse período de gravidez, a mulher tende a possuir um sistema imunológico vulnerável, o que pode fazer com que a vacina desenvolva a doença ou outros tipos de complicações. O indicado é que a gestante planeje e tome suas doses antes da gravidez.

Adultos podem se vacinar?

Claro que podem! Se o adulto tomou apenas uma dose entre 1 a 29 anos de idade, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem já possui as duas doses da vacina não precisa se vacinar novamente. Caso não se lembre ou não tomou nenhuma dose, é recomendado, até seus 29 anos, tomar as duas doses. Já entre os 30 e 49 anos, é necessário tomar apenas uma dose.

Quais vacinas protegem do sarampo?

Hoje em dia, existem 3 tipos de vacinas que podem proteger você do sarampo – entretanto, cabe a um profissional aplicar a mais adequada de acordo com sua idade e situação epidemiológica. Entre essas vacinas, destacamos a:
  • Dupla viral: ela consegue proteger o indivíduo contra a doença em destaque e a rubéola. Além disso, pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto.
  • Tríplice viral: consegue proteger contra os vírus da doença em destaque, caxumba e rubéola.
  • Tetra viral: protege do vírus da doença em destaque, rubéola, catapora e caxumba.
Você encontra essas vacinas em unidades públicas e privadas de vacinação. Pelo SUS, essas vacinas são completamente seguras e estão disponíveis em diversos postos de saúde por todo o Brasil!

Complicações

O que é sarampo e suas complicações? Separamos algumas complicações destacadas que podem ocorrer em diversas situações e faixas etárias. Confira a seguir:
  •         Adultos
A única complicação que pode surgir, dependendo do quadro clínico, é pneumonia.
  •         Gestantes
Mulheres entre 10 e 49 anos – considerado o período fértil – que não foram vacinas da maneira adequada, podem ter um parto prematuro e/ou o bebê nascer com o peso muito baixo.   Além disso, é fundamental se planejar e se vacinar antes de começar uma gestação, pois a vacina é contraindicada para mulheres grávidas!
  •         Crianças
Crianças pequenas estão mais propensas a desenvolver uma pneumonia, sendo essa condição uma das causas mais comuns de morte pela doença. Além disso, o sarampo pode resultar em uma perda auditiva permanente por conta do desenvolvimento de otite média aguda. 10% de crianças que desenvolvem encefalite aguda como complicação podem ir a óbito. É fundamental ter uma atenção aos pequenos que contraíram sarampo!

Tratamento

O que é sarampo e qual o tratamento? Não existe nenhum tratamento específico para a doença em destaque. Os medicamentos que podem ser prescritos são utilizados apenas reduzir os desconfortos ocasionado pelos sintomas da doença.

Recomendações

  •         Faça repouso;
  •         Prefira alimentos leves e saudáveis;
  •         Limpe os olhos com água morna;
  •         Beba bastante água;
  •         Fique atento com os períodos de vacinação;
  •         Procure saber como está os graus de incidência na escola de seu filho ou pelo estado;
  •         Procure atendimento médico se manchas avermelhadas surgirem na pele.