7 vantagens do prontuário eletrônico do paciente

Clínicas médicas contam, cada vez mais, com o auxílio da tecnologia em suas rotinas. O prontuário eletrônico é uma das ferramentas que surgiu para otimizar o trabalho dos profissionais da saúde e garantir melhores atendimentos. Neste post, você vai entender as vantagens do prontuário eletrônicoO sistema digital não é de uso obrigatório e é possível continuar usando fichas de papel. Porém, há várias vantagens que podem servir como incentivo para que você faça a mudança em sua clínica.

O prontuário eletrônico é uma tendência no mundo inteiro. No Brasil, o avanço do uso do prontuário eletrônico contribuiu para o aumento da proficiência de mais de 70% dos médicos e segue trazendo benefícios para os profissionais e para os pacientes.

Ao final da leitura deste post, você vai entender o potencial do PEP e saber porque é um sistema mais econômico, capaz de favorecer a produtividade dos colaboradores e, ainda, contribuir para a satisfação dos pacientes e melhoria do atendimento. Acompanhe!

O que é o PEP

O PEP  — ou Prontuário Eletrônico do Paciente  — é modelo de prontuário médico digital e padronizado. Por meio dele, profissionais da saúde podem acessar e acrescentar informações de saúde, clínicas e administrativas de determinado indivíduo.

Assim sendo, o PEP armazena todo o histórico médico do paciente ao longo de sua vida, dando base para a tomada de decisões relacionadas à tratamentos e procedimentos diversos.

No Brasil, a regulamentação do uso do PEP aconteceu em 2002, ano em que o Conselho Federal de Medicina definiu as suas características gerais na Resolução 1.638. Em 2007, o CFM autorizou o uso de sistemas informatizados para o arquivamento de informações de prontuário por meio da Resolução 1.821.

Vantagens do prontuário eletrônico

1) É mais seguro

A segurança está entre as principais vantagens do prontuário eletrônico. Isso porque, armazenados em ambiente digital, é bem menos provável que qualquer dado do paciente se perca ou se torne inacessível (como pode ocorrer com registros em papel que se tornam inelegíveis ao longo do tempo).

E, mais do que isso, o PEP possui diferentes níveis de segurança para garantir que somente profissionais autorizados tenham acesso aos dados registrados e compartilhados no prontuário.

vantagens do prontuário eletrônico do paciente

2) Reduz o uso do espaço na clínica

Atualmente, profissionais que ainda fazem uso de fichas de papel precisam manter os prontuários de cada paciente por 20 anos. E isso resulta em um volume grande de material a ser armazenado, demandando espaço para arquivos físicos.

Por permitir que todos esses dados sejam armazenados em ambiente digital, por meio de softwares para computador e sistemas em nuvem, o PEP contribui para a redução do uso de papel na rotina da clínica médica, levando à redução do uso do espaço e gerando economia.

Além disso, o sistema eletrônico permite que os dados de cada paciente sejam armazenados por tempo indeterminado, sem fazer com que isso demande a ampliação da estrutura da local.

vantagens do prontuário eletrônico do paciente

3) Favorece o atendimento e a produtividade

Diariamente, os profissionais da saúde precisam ter acesso aos prontuários. Ainda que haja um sistema de organização em ficheiros e arquivos alfabéticos, encontrar os dados de cada paciente atendido pode se tornar um desafio e resultar em um desperdício de tempo.

Uma vez no sistema eletrônico, o prontuário se torna de fácil acesso por meio de mecanismos de pesquisa e filtros que podem direcionar à informações específicas, seja de consultas, exames, procedimentos ou medicamentos.

Tudo isso favorece o atendimento, uma vez que os profissionais podem encontrar informações detalhadas sobre o paciente em uma só plataforma, concentrando-se na resolução dos problemas de forma mais eficiente e embasada.

vantagens do prontuário eletrônico do paciente

4) Permite o acesso remoto ao prontuário

Não raro, o atendimento continua após a realização da consulta. Há casos em que os pacientes precisam e são autorizados a entrar em contato com seus médicos mesmo sem horário marcado.

O PEP pode ser acessado remotamente por diferentes plataformas que tenham permissão, mesmo fora da clínica médica. E isso favorece que esses profissionais tenham sempre em mãos o histórico de seus pacientes, podendo consultá-lo e editá-lo se preciso for.

Além disso, o sistema eletrônico permite que o prontuário seja acessado simultaneamente. Essa é uma vantagem que pode otimizar situações em que mais de um profissional está envolvido no tratamento do paciente.

vantagens do prontuário eletrônico do paciente

5) Impede erros de transcrição e legibilidade

Na rotina dos profissionais de saúde, é vital que erros de transcrição e legibilidade sejam evitados. Um problema dessa natureza poderia não apenas atrasar todo o atendimento ou realização do procedimento como, também, comprometer a saúde dos pacientes.

Uma das vantagens do prontuário eletrônico está justamente no fato de ser digital, eliminando problemas causados por letras ilegíveis e facilitando a consulta aos dados, em caso de dúvida.

vantagens do prontuário eletrônico do paciente

6) Pode ser personalizado

O prontuário eletrônico pode ser personalizado de acordo com a área da saúde a que se destina ou aos dados mais comuns e necessários na rotina de determinado médico ou clínica.

Além disso, todo o sistema pode ser adaptado de acordo com as necessidades do local. As funcionalidades básicas são comuns e outras mais específicas podem ser acrescentadas de acordo com os interesses de quem contrata o serviço.

vantagens do prontuário eletrônico do paciente

7) Facilita o controle epidemiológico

Além de facilitar a armazenagem e acesso a informações dos pacientes atendidos, o PEP favorece o processo de análise de atendimentos e diagnósticos, contribuindo para o controle epidemiológico de uma região.

Isso porque o sistema utiliza filtros que permitem que os pacientes sejam selecionados por enfermidade e região, por exemplo, ajudando na identificação de possíveis epidemias.

vantagens do prontuário eletrônico do paciente

Gostou de conhecer as vantagens do prontuário eletrônico? Deixe seu comentário!

avatar

admin

6 Comentários

  • Victor
    26 de setembro

    Os prontuários eletrônicos tem de ser padronizados?

    • Lucas Menezes
      26 de setembro

      A única padronização do nosso prontuário eletrônico do paciente é com as determinações da CFM Nº 1638/2002. De resto, o nosso PEP é totalmente customizável, além da disponibilização por módulos de especialidades, ele permite a criação de modelos do modo que você e o paciente acharem melhor.

  • Otavio
    27 de setembro

    Qual a diferença de um prontuário do gênero e do prontuário comum?

    • Lucas Menezes
      27 de setembro

      A única semelhança entre eles é a quantidade de informações necessárias (determinadas pelos órgãos de medicina). Entre as diferenças temos, acessibilidade, customização, mobilidade, custo-benefício, segurança, entre outras. Para conhecer todas as vantagens do PEP acesse o site https://www.clinicweb.com.br/ ou ligue para o telefone 0800 878 8134 e entre em contato conosco!

  • Penelope
    27 de setembro

    Quero adquirir um prontuário eletrônico para a minha clínica, qual o melhor?

    • Lucas Menezes
      27 de setembro

      O ClinicWeb tem o PEP mais completo e atualizado do mercado! Acesse o site https://www.clinicweb.com.br/ ou ligue para o telefone 0800 878 8134 e entre em contato conosco!

Deixe o seu comentário