Quando falamos de clínica médica, estamos nos referindo a um estabelecimento físico – que geralmente é particular – onde se trata os doentes. Existe clínicas que atuam em ambientes hospitalares.

A clínica é composta por médicos ou diversos outros profissionais, com o mesmo objetivo de cuidar da saúde das pessoas – uma clínica pode ser composta de vários profissionais de áreas variadas, ou de apenas uma determinada área da medicina.

A palavra clínica tem seu significado em grego, onde “kliné” significa “a prática à beira do leito”. Enquanto em latim, o “clinicus” denomina “o médico que visita os pacientes em seu leito”.

Qual a diferença entre cliente e paciente?

A maioria dos profissionais de saúde tratam aqueles que são a fonte do seu sustento, como pacientes e existe uma diferença enorme entre as duas formas de tratamento.

O paciente é aquele que procura o médico compulsoriamente. Ele precisa ir ao médico, não gostaria de estar ali, mas é obrigado a procurar um médico para se tratar.

O cliente é aquele que procura o médico de livre e espontânea vontade. Não necessariamente porque esteja doente, mas, para prevenir doenças, melhorar sua saúde, qualidade de vida ou até mesmo sua aparência.

Como funciona a rotina em uma clínica?

O médico de uma clínica tem uma rotina um pouco diferente do profissional que desempenha sua função em um hospital. Geralmente, por conta da tranquilidade do espaço privado, o médico de clínicas tem um foco muito mais adequado para com o paciente.

Apesar de ser raro, pode ocorrer de um médico ficar de plantão em algumas clínicas – principalmente aquelas que funcionam 24h por dia, como as clínicas psiquiátricas. Muitas vezes, esses estabelecimentos são oferecem um atendimento de emergência, sendo mais recomendado a transferência para um hospital.

Em média, dependendo do horário, da especialidade médica e do decorrer da consulta, um médico pode atender de 6 a 8 pacientes por dia.

Algumas especialidades médicas que são encontradas em clínicas

Enfermagem

A enfermagem forma o enfermeiro – um profissional com competência técnica, humana e cientifica – que é responsável por uma equipe de enfermagem e pela prevenção, recuperação e promoção da saúde de pessoas. Ele pode atuar nas áreas de administração, assistência e no gerenciamento – tanto de uma clínica quanto de um hospital.

Na área assistencial, esses profissionais estão habilitados a uma ampla diversidade de intervenções de média e alta complexidade – e até mesmo situações que exigem um conhecimento científico e a capacidade de tomar decisões rapidamente.

Obstetrícia e ginecologia

De uma forma resumida, podemos caracterizar a ginecologia como a especialidade que detêm um cuidado maior das condições do sistema reprodutor feminino, enquanto a obstetrícia é a especialidade que acompanha a mulher durante todo o seu ciclo de gestação, parto e no pós-parto. Mas muito mais que uma área que atende apenas aos cuidados da saúde feminina, essas duas especialidades têm a responsabilidade com a saúde da mulher em todas as suas fases – desde a infância, puberdade, vida adulta e a terceira idade!

Cardiologia

O profissional cardiologista é o especialista em doenças do coração e todo o seu sistema circulatório – podendo realizar diagnósticos e promover tratamentos para enfermidades desse órgão tão fundamental. Por conta das rotinas agitadas e da população estar cada vez mais vivendo no estresse, é um dos especialistas mais requisitados no momento.

Psiquiatria

O profissional psiquiatra é fundamental para o atendimento, diagnóstico, tratamento, reabilitação e a prevenção de diversas formas de sofrimentos mentais – indo das mais leves até as manifestações psicológicas mais severas.

Esse profissional tem como principal meta o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico de doenças como depressão, transtornos de ansiedade, demência, esquizofrenia e transtornos bipolares. Junto com o cardiologista, o psiquiatra é um dos profissionais mais procurados atualmente.

Pediatria

A pediatria é uma especialidade médica que se dedica completamente à assistência de crianças e adolescentes. Esse profissional faz o diagnóstico, atendimento e prevenção de diversas doenças em pacientes entre 0 a 17 anos de idade.

Urologia

Apesar do que muitos pensam, a urologia não é a especialidade que atende apenas as pessoas do sexo masculino. Na verdade, é uma especialidade cirúrgica da medicina que consegue cuidar do trato urinário tanto de homens quanto de mulheres – sendo também o profissional fundamental para os cuidados do sistema reprodutor do sexo masculino.

O urologista pode tratar, diagnosticar e acompanhar diversos distúrbios urológicos – ele estuda órgãos diversos, como bexiga urinária, rins, ureteres, uretra e, claro, os órgãos do sistema reprodutor masculino (que inclui o pênis, próstata, testículos, vesículas seminais, ducto deferente e epidídimos).

Oftalmologia

O médico oftalmologista é quem trata da saúde dos olhos e todas as doenças relacionadas a esse órgão – junto com a refração e seus anexos. Ele pode realizar cirurgias, correções e prescrever tratamentos para diversos distúrbios de visão.

Ortopedia

A ortopedia é uma especialidade do ramo médico que prioriza os cuidados e saúde do aparelho locomotor – incluindo consigo os músculos, articulações, ossos e ligamentos. Hoje em dia, dentro dessa especialidade, podemos encontrar a traumatologia, que lida com os cuidados referentes a traumas do aparelho músculo/esquelético.

Dermatologia

O profissional médico dermatologista se ocupa do tratamento, prevenção e diagnóstico clínico e cirúrgico de condições que estão relacionadas com a nossa pele e os anexos cutâneos – que consistem nos cabelos, unhas, mucosas e pelos. Dentro dessa especialidade, podemos encontrar a dermatovenereologia, que cuida e atua dentro do contexto das infecções sexualmente transmissíveis.

Reumatologia

O médico reumatologista se ocupa de doenças que atacam os tecidos conjuntivos – isso inclui os tendões, músculos, articulações, ligamentos e ossos. As condições tratadas por este médico são chamadas de doenças reumáticas – são exemplos a artrite, osteoartrose, gota, tendinite e entre outros.
As doenças reumáticas podem ser divididas em:

  • Doenças reumáticas crônicas imunomedidas;
  • Doenças reumáticas não imunomedidas.

Odontologia

Popularmente conhecido como dentista, o cirurgião-dentista é o especialista da área da saúde que estuda e trata do nosso sistema estomatognático – que inclui a cavidade bucal, face e pescoço, podendo até mesmo abranger dentes, tecidos, ossos, articulações e musculatura mastigatória.

No Brasil, a odontologia é considerada uma especialidade médica do tipo autônoma, sendo assim, o cirurgião-dentista detém todas as prerrogativas médicas, apenas com exceção a emissão de atestado de óbito.