Atrair clientes novos é uma preocupação real e bastante válida para o sucesso de uma clínica médica. Mas é também muito importante encontrar formas de conquistar a satisfação desses pacientes e, então, fidelizar clientes.
Do contrário, todo o trabalho de atração não gera resultados duradouros e a clínica vai viver em constante esforço sem que isso leve, de fato, ao seu crescimento e sucesso. Certamente, essa não é uma situação interessante. Concorda?
Por isso, preparamos este post para que você compreenda que entender pacientes como clientes é importante, assim como investir na qualidade do serviço em todos os níveis da clínica. Além disso, você vai saber como a tecnologia pode ser usada a seu favor. Acompanhe!

A relação entre pacientes e clientes para uma clínica médica

Você acha que soa estranho usar o termo “clientes” para falar dos pacientes de sua clínica médica? Muita gente acredita que sim, sobretudo porque quem busca atendimento não gosta da ideia de tratar a própria saúde como parte de um mercado.
Mas, para o gestor, saber separar tudo isso e entender os pacientes como clientes é importante para levar o negócio ao sucesso, incluindo a qualidade do atendimento e a manutenção ou recuperação da saúde dos outros.
Conquistar a satisfação dos pacientes é algo que depende da qualidade do atendimento desde a recepção e, principalmente, da relação estabelecida entre eles e os médicos.
Mas, para os gestores, criar um ambiente satisfatório para isso depende de encarar a clínica enquanto empresa e considerar fatores como as contas a pagar, o fluxo de caixa, o faturamento, o controle de estoque e outros. Tudo isso reflete sim no atendimento e, por isso, é preciso pensar em fidelizar clientes.

Conquista, satisfação e fidelização dependem de todos os níveis da clínica

A ideia de que todos os fatores gerenciais, administrativos e financeiros influenciam na qualidade do atendimento prestado contribui para esclarecer o fato de que conquistar a satisfação e fidelizar clientes é um desafio que envolve a clínica médica em todos os seus níveis.
A recepção é o cartão de visitas da clínica médica e, portanto, o primeiro contato capaz de contribuir para a conquista e satisfação dos pacientes. Como se sabe, a primeira impressão é a que fica, ainda que seja possível (com muito esforço) reverter algumas situações. Por isso, o processo começa aí.
Isso inclui a contratação de bons profissionais para a recepção, capazes de prestar um atendimento atencioso, ágil e de qualidade. E, também, a criação de um ambiente para que esses colaboradores tenham condições de realizar o seu trabalho com excelência. Além disso, é preciso investir também no conforto, limpeza e até na beleza da sala de espera.
Tudo isso deve ser feito com o objetivo de tornar a experiência do paciente a mais agradável possível até a sua entrada no consultório que, por sua vez, deve ocorrer com o máximo de pontualidade.
Nessa etapa, além de esperar por médicos altamente capacitados, os pacientes esperam também por profissionais aptos a realizar um atendimento humanizado. E que seja feito de forma atenciosa, sem demorar demais ou durar pouco tempo demais. Vale lembrar que, como já dito, é essa relação que tem maior potencial para fidelizar clientes.
Novamente, para que tudo isso seja possível, um bom trabalho de gestão deve ser feito. Só assim é possível garantir a qualidade dos colaboradores, o cumprimento de horários, a disponibilidade constante de materiais e medicamentos e outros fatores cruciais para um atendimento de qualidade.

Como a tecnologia pode ser uma aliada para conseguir fidelizar clientes

Como diversos outros serviços no mercado, o da Saúde cresceu, diversificou-se e se tornou ainda mais competitivo e exigente. E isso só contribuiu para elevar o nível de dificuldade para a conquista, satisfação e fidelização.
A boa notícia é que a evolução tecnológica permite o uso de ferramentas e estratégias que podem ajudar muito a conquista desses objetivos.
O uso de um software médico garante que você tenha uma série de recursos especialmente desenvolvidos para potencializar suas ações de fidelização, contribuindo para o sucesso de sua clínica médica.
O agendamento on-line, por exemplo, reduz a dependência do papel. E isso não só gera economia como evita erros e dificuldades de marcação, dando melhores condições para que os colaboradores da recepção façam um bom trabalho.
Além disso, ao permitir uma gestão mais inteligente da agenda, o software ajuda no planejamento do tempo e horários de atendimentos e intervalos, evitando atrasos e contribuindo para a satisfação dos pacientes.
Quanto ao atendimento nos consultórios, o software conta com o prontuário eletrônico do paciente (PEP). Esse recurso funciona como um prontuário tradicional digitalizado, conferindo agilidade e mais qualidade ao serviço, favorecendo a importante relação entre médicos e pacientes.
Por fim, é válido mencionar que esse mesmo software tem funcionalidades que tornam mais fácil o cumprimento de etapas gerenciais, contribuindo para o sucesso daquela ideia de enxergar o paciente como cliente. Por meio dele, além de acompanhar todas as finanças da clínica, é possível identificar fatores que levam ao absenteísmo ou a incidência de faltas e trabalhar para evitá-los.
Por exemplo, o software contribui para o desenvolvimento de pesquisas de satisfação, para o envio de mensagens lembrando de consultas e, ainda, de e-mails personalizados de campanhas sazonais ou mensagens comemorativas (como aniversários e outras datas importantes).
Tudo isso serve para identificar e corrigir falhas, além de entregar ao paciente um atendimento com qualidade superior à que ele esperava. Ou seja, a tecnologia deve ser vista como sua aliada para conquistar a satisfação e fidelizar clientes.
Gostou do post? Saiba mais sobre como a tecnologia estimula a fidelização do paciente para a clínica!