Essa planta medicinal, de nome científico Hibiscus sabdariffa, é bastante consumida por quem quer perder peso – conhecida como Chá de Hibisco.
Ela possui substâncias como flavonoides e ácidos orgânicos, que ajudam ativamente à saúde e auxiliam no emagrecimento.
A parte utilizada da planta é o seu cálice, que possui grande ação diurética e antioxidante, fazendo com que o hibisco seja bastante conhecido por ajudar a diminuir a retenção de líquido

Esse Chá emagrece?

O Chá de Hibisco promove benefícios por suas propriedades com efeito diurético e antioxidante, ajudando a combater a ação dos radicais livres, contribuindo para a saúde e para o emagrecimento. Pode ser usado em bebidas quentes e frias, na culinária, como planta medicinal ou ornamental.

Além disso, devido sua ação anti-inflamatória e anti-bactericida, a planta é empregada na alimentação para fins terapêuticos, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra possíveis inflamações e infecções.
Também possui efeito demulcente, o que significa que ajuda a proteger as membranas mucosas, auxiliando em casos de constipação e irritação das vias respiratórias.

Uma curiosidade!

O cálice, parte da planta usada no preparo do chá, pode ser utilizado em diversas apresentações. Em alguns pratos, ela assume um papel mais decorativo, mas está presente também na produção de alguns doces, xaropes, geleias, vinagres, vinhos e outros alimentos.

Entenda as origens dessa planta:

A origem do Hibisco se deu na África Oriental, sendo introduzida no Brasil pelos escravos. Na Europa, foi levada somente no final do século XX, mas não se tornou muito popular no continente devido à sua forte coloração avermelhada.

A planta também pode ser conhecida pelos nomes de hibiscus, pampola, pampulha vinagreira, chá-da-jamaica, azedinha e papoula. Em Hindu, o hibisco pode ser conhecido como Gongura, em Árabe por Pulicha Keerai.
Essa é uma planta de subarbusto ereto e de caule arroxeado. Possui, normalmente, de 80 cm a 140 cm de altura e pertence à família Malvaceae.

Qual a frequência recomendada para consumo?

Para quem tem a intenção de perder peso, tomar diariamente o Chá de Hibisco é uma ótima forma para facilitar, pois esta planta contém antocianinas, compostos fenólicos e flavonóides que ajudam a:
– Regular os genes envolvidos no metabolismo dos lípidos, facilitando a eliminação de gordura;
– Atenuar a hipertrofia dos adipócitos, reduzindo o tamanho das células de gordura.

Como fazer o Chá de Hibisco?

Para fazer o Chá de Hibisco e manter as propriedades da flor, deve-se colocar a água para ferver e, quando começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo. A seguir deve-se acrescentar as flores de hibisco, tampar o recipiente e deixar repousar por 10 minutos antes de coar e beber.
A proporção correta de hibisco e água é:
– 2 colheres (de sopa) de hibisco seco ou 2 sachês de chá de hibisco;
– 1 litro de água em início de fervura.
Deve-se tomar 3 a 4 xícaras deste chá diariamente, meia hora antes das principais refeições. 
O chá deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado e melhores resultados no emagrecimento quando associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.

Quando não tomar o Chá:

Ele é contraindicado em casos de gravidez, para mulheres durante a TPM porque pode agravar seus sintomas e também não é indicado para pessoas com problema de pressão baixa. 
Além disso, o Chá de Hibisco pode causar alterações hormonais e prejudicar a fertilidade, por isso está contraindicado para mulheres que estejam tentando engravidar.
O excesso do chá também pode causar intoxicação do organismo, alterações da pressão e causando fraqueza muscular, por isso, a dose máxima diária deve ser de 2 a 3 gramas por dia ou cerca de 6 xícaras de chá.