Todo médico que possui uma clínica certamente tem o sonho de ver a sua agenda sempre cheia de pacientes e o calendário da semana repleto de procedimentos para ser realizados. Mas de nada adianta ter a sua agenda cheia se os pacientes não comparecerem à sua clínica. Uma ferramenta de gestão para clínicas pode ajudar a acabar com esse problema;
Existe uma infinidade de razões que fazem esse absenteísmo acontecer, mas uma coisa é certa: paciente ausente só dá prejuízo, tanto para o bolso, como à própria logística de funcionamento da clínica. Quer saber como combater ao máximo estas ausências? Então fique atento a este texto que produzimos para você diminuir as faltas e os atrasos de sua clínica médica.

Os prejuízos do absenteísmo

Paciente que falta representa um buraco na agenda da clínica. Claro, isso nunca foi um problema novo, o absenteísmo sempre existiu, e da mesma forma sempre existiram os problemas causados pelas faltas e atrasos dos pacientes.
O primeiro deles é o mais óbvio: o financeiro. Se aquele paciente agendado para determinado horário resolve não aparecer e sequer avisa a clínica de sua ausência, o consultório não terá como se preparar para aquela falta e o atendimento não irá acontecer. Como resultado, a clínica não fatura.
Entretanto, o médico já estava lá, e os demais gastos relacionados à manutenção das instalações também aconteceram. Ou seja, a clínica saiu, literalmente, no prejuízo.  
Além disso, quando um paciente falta, ele também está prejudicando outros clientes que precisam de atendimento tanto quanto ou até mais do que ele! Imagine se você é um profissional renomado, com fila para atendimento, muitas pessoas precisando de seus serviços, e eis que um paciente decide faltar e ocupar o espaço de alguém necessitado. Certamente, não queremos isso.

Por que os pacientes faltam?

Mas antes de sair por aí condenando os pacientes, nós precisamos entender por quais motivos esse absenteísmo acontece na prática. Afinal, nenhum paciente faltaria porque quer, ou porque está pregando uma peça na clínica, então vamos avaliar por que os clientes decidem não ir às suas consultas.
A principal razão para as faltas dos pacientes é, acredite se quiser, porque eles se esquecem. Não porque se esquecem que vão ao médico, mas porque acabam não se lembrando da hora e do local combinados, continuam realizando suas atividades cotidianas convencionais, e quando se dão conta, foi-se o tempo e a consulta.
Claro, também existem outros motivos “mais plausíveis”: o paciente pode ter desistido da consulta por medo, por falta de recursos, por imprevistos, ou porque decidiu trocar de clínica. Mas a grande questão é: o paciente desistir não é um verdadeiro problema, até porque ninguém é obrigado a fazer nada.
Mas o obstáculo acontece quando não há a comunicação entre o médico e a clínica, fazendo com que o estabelecimento espere pelo paciente e ele simplesmente não aparece. Por isso, deve haver uma relação mais próxima entre clínicas e pacientes para garantir que coisas desse tipo não irão vão acontecer.
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Ferramenta de gestão para clínicas: SMS para secretárias

Seria esperar muito que em todas as vezes o paciente se preocupar em ligar até a clínica e confirmar a sua presença, sem falar dos que até mesmo esquecem que têm um médico para ir. Por isso, o contato precisa partir por parte de sua clínica.
O que muitos estabelecimentos fazem é deixar tudo nas mãos da secretária: ela pega a agenda, olha os telefones e liga, um por um, aos pacientes e pergunta eles se vão ou não ao procedimento marcado para o dia seguinte. Ou seja, esta, que é apenas uma das muitas demandas de uma secretária, mas que lhe custava um bom tempo, todos os dias, dificultando o trabalho.
Uma ferramenta de gestão para clínicas que tenha confirmação via SMS pode ajudar muito esta etapa do trabalho. Automaticamente, o Clinicweb, software para gestão médica na nuvem, pode fazer o despacho de mensagens SMS aos pacientes no tempo programado. Ele receberá o lembrete da data e do horário de sua consulta, e terá a opção de confirmar ou cancelar seu procedimento.
Se ele aceita, confirmado! É improvável que ele falte agora. Se ele cancelar, tudo bem! A clínica remaneja os horários e pode tentar entrar em contato com o paciente novamente em momentos posteriores, para que seja remarcada a consulta.

Ferramenta de gestão para clínicas: lembrando pacientes e reduzindo faltas

Esta ferramenta também é boa para os pacientes, afinal, se ele tem mesmo a intenção de comparecer à consulta ou procedimento, não custa nada ser lembrado, só reforçando a memória. A confirmação de consultas por SMS é também uma forma de dar mais autonomia ao paciente em seu comparecimento ou não aos procedimentos.
Até porque não são todos os pacientes que gostam de receber chamadas de seu consultório médico para confirmar as consultas. Os SMS são uma forma de manter o contato de forma segura.

Um contato mais próximo com o paciente

Se a sua clínica busca manter um relacionamento mais estreito com os clientes, os SMS também podem ajudar muito! Isso porque lembretes de consultas não são as únicas coisas que você pode mandar.
Envie felicitações de aniversário aos seus pacientes, ou mensagens para lembrá-los de fazer exames e procedimentos periódicos. É possível também avisar sobre recomendações de cuidados pré-consulta ou qualquer coisa que sua clínica precisar! Dê atenção a seu paciente, e ele sempre irá preferir se consultar em seu estabelecimento!
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