Para você, qual é a chave do sucesso de sua clínica? Seria o diploma dos profissionais que atuam nela? Seria o número de pacientes atendidos? Ou poderia ser o alto nível de satisfação de seus clientes ao ser atendidos pela clínica? Por que não estas três coisas e muito mais?! Com um sistema médico, você pode atingir muitas oportunidades para o seu negócio.
Todos estes fatores estão associados à produtividade da sua empresa, um conceito com o qual você pode não estar tão acostumado quando se fala em clínicas médicas, mas que é fundamental para fazer os seus rendimentos terem viabilidade.

Gestão: o coração de qualquer negócio

Você, médico empreendedor, enxerga a sua clínica como? Poderia ser o seu ganha-pão? A representação de sua paixão profissional? Uma clínica que é fundamental para ajudar na saúde das pessoas? Claro que sim! Mas, além de tudo isso, é sempre importante lembrar, e NUNCA ESQUECER que a sua clínica também é um negócio.
Mas o que isso significa? Isto quer dizer que a sua clínica precisa ter a gestão levada muito a sério, pois, em sendo um negócio, ela está sujeita a todas as crises e riscos que são inerentes ao mercado e a qualquer indivíduo que se lance ao empreendedorismo.
Certamente, uma clínica médica não enfrenta o mesmo tipo de concorrência e de risos que encara, por exemplo, um supermercado ou uma loja de bens de consumo que existem aos montes em qualquer cidade, mas é importante perceber que o mercado da saúde suplementar no Brasil, ou seja, a saúde privada, é cada vez maior e mais acirrado.
Por um lado, isso é bom: tem muita gente utilizando os serviços de clínicas como a sua (mais de um quinto da população brasileira), mas, ao mesmo tempo, o número de clínicas de saúde também é crescente.
Por isso, por mais que você seja muito unido aos seus colegas de profissão e respeite muito o trabalho de todos eles, não há como não enxergá-los também como seus concorrentes. Afinal, se um paciente prefere outra clínica e não a sua, você estará perdendo dinheiro.
O que a gestão tem a ver com isso? Na verdade, ela tem a ver com a produtividade e a eficiência da sua empresa. Um paciente certamente irá preferir os serviços de uma clínica que o atenda com agilidade, eficiência, conforto, respeito e que, ao mesmo tempo, também ofereça seus serviços por um preço razoável, na clássica relação entre custo e benefício.
Se a sua clínica é orientada por valores de performance e eficiência, um sistema médico fará a diferença no dia a dia do seu trabalho, e nos próximos tópicos será possível entender porquê.
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Sistema médico para automatizar seus processos

Boa parte da produtividade está em se fazer as coisas de forma melhor, mais rápida e com menos custos. Sendo assim, faz sentido que a sua empresa busque automatizar processos que não necessariamente precisam de força humana para serem realizados, mas que ainda são muito feitos de forma mecânica em milhares de clínicas em todo o Brasil.
Por exemplo: o preenchimento das guias dos procedimentos que sua clínica faz em convênios com planos de saúde já não precisam mais dos esforços manuais da secretária, que ainda corria o risco de preencher o documento de forma equivocada e provocar uma glosa junto à operadora do plano, causando prejuízos. Da mesma forma, o encaminhamento dos volumosos lotes de Guias de acordo com o padrão TISS também já podem ser realizados de forma automatizada.
Quer automatizar mais? Que tal deixar as confirmações de presença de consultas e procedimentos realizados por parte dos SMS disparados pelo seu sistema médico? Com isso, economizam-se recursos e esforços que seriam feitos antes pela secretária em ligar de forma individual a cada paciente. Deixe que os pacientes respondam seus SMS e assim faça a antecipação de ausências e um manejamento mais agilizado da nova agenda.

Funcionalidades que ajudam a melhorar a produtividade da equipe

Algumas funcionalidades de um sistema médico também ajudam a melhorar as funcionalidades da equipe de profissionais de sua empresa. Por exemplo, um sistema de agendamento inteligente que une no mesmo local todas as agendas dos profissionais da clínica e deixa disponível na nuvem às secretárias, outros profissionais e pacientes escolherem os melhores momentos para a realização de procedimentos.
Além disso, a produtividade está também reproduzida no próprio sistema médico, pois tudo o que será feito dentro do software precisará de poucos cliques, pouco tempo e tudo isso utilizando um layout super intuitivo e lógico.
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) também ajuda com que os médicos de sua clínica tenham um melhor rendimento. Afinal, fica muito mais fácil e rápido atender um paciente se você puder ter todo o seu passado clínico na palma da mão em segundos, com a possibilidade de abrir e anexar documentos e imagens com exames e etc.

Relatórios disponíveis no sistema médico

A gestão também reside em se analisar os resultados de sua clínica, tentando sempre elevar a produtividade. E quando essa for a demanda, um bom sistema médico também pode exibir relatórios detalhados e completos sobre todas as atividades administrativas, clínicas, financeiras e da recepção da empresa. Isso pode ajudar a sua clínica a ter estatísticas mais completas e melhores condições para tomar as decisões estratégicas.
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