O uso de um sistema de gestão online traz uma série de benefícios para a rotina de uma clínica médica ou hospital. Dentre eles, está a possibilidade de melhoria do relacionamento com a sua equipe. Já tinha imaginado que a tecnologia poderia ajudar também nesse sentido?
Como se sabe, a rotina agitada das instituições médicas tende a colocar muita pressão nos colaboradores. Uma vez que todas as atividades estão relacionadas e têm impacto na conquista de objetivos individuais e globais, há situações que podem acabar gerando conflitos e minando a satisfação de todos.
Felizmente, o uso de software de gestão médica permite que problemas sejam evitados, criando um ambiente mais motivador e contribuindo para o melhor desempenho dos funcionários. A consequência disso é positiva tanto para os clientes atendidos quanto para a equipe e os gestores.
Quer saber mais? Então continue a leitura do post entenda como as funcionalidades dessa tecnologia podem melhorar o relacionamento e contribuir para a fidelização da sua equipe!

Torna o agendamento mais eficiente e evita falhas de comunicação

Até mesmo em clínicas menores, o processo manual de marcação de consultas está sujeito a erros que geram falhas de comunicação. Pode acontecer, por exemplo, um encaixe ou um cancelamento que não seja devidamente comunicado ao profissional responsável por aquele atendimento.
Situações assim geram desconforto entre os colaboradores e, ainda, contribuem para que eles se sintam insatisfeitos com o modus operandi da clínica, que abre brechas para problemas dessa natureza.
Um sistema de gestão online tem uma funcionalidade específica para o agendamento. Além de ser mais fácil e prático do que o sistema tradicional de papel e caneta permite que todos tenham acesso rápido às informações quanto às marcações e cancelamentos.
As atualizações que os colaboradores da recepção fazem na agenda podem ser acompanhadas em tempo real pelos técnicos ou médicos responsáveis pelos atendimentos. Assim, as falhas de comunicação diminuem significativamente, evitando transtornos e contribuindo para uma rotina de trabalho mais tranquila e positiva.

Facilita o gerenciamento da agenda e permite melhor administração do tempo

A funcionalidade de agenda de um software de gestão médica tem ainda mais vantagens para a rotina local e, consequentemente, para clientes e colaboradores.
Por meio dela, se torna muito mais fácil realizar uma administração inteligente do tempo de cada colaborador. O tempo médio de atendimento de cada profissional é diferente, bem como o tempo gasto com cada tipo de atendimento (primeira consulta, retorno, entrega de resultado de exames, etc).
O sistema de gestão online, ao permitir um gerenciamento eficiente da agenda, contribui para que essas diferenças sejam visualizadas com mais clareza.
Como consequência, se torna possível a cada colaborador ter um horário de trabalho mais flexível e ajustado ao seu próprio ritmo e rotina de trabalho. E isso inclui, também, a realização de pausas estratégicas entre os atendimentos para a reorganização do consultório ou salas de exame, por exemplo.

Contribui para que a equipe realize um trabalho de qualidade sempre

A melhor administração do tempo para a realização dos atendimentos permite que os colaboradores evitem atrasos — que são negativos para todos os envolvidos — e, assim, consigam realizar atendimentos de qualidade sempre.
Mas não é só a melhor gestão do tempo que aparece como um fator de destaque aqui. Outra funcionalidade do sistema de gestão online são os prontuários eletrônicos que contribuem em muito para a qualidade do atendimento e consequente satisfação de pacientes e médicos.
Isso porque esses prontuários podem ser personalizados de acordo com a especialidade da clínica ou do profissional, da natureza da consulta (podendo incluir, por exemplo, um guia de perguntas para o primeiro atendimento) e, ainda, contam com um bulário e relação de exames e códigos integrados.
Tudo isso evita o estresse das buscas em livrinhos variados, evita erros e permite que o profissional tenha mais tempo e disposição para se dedicar ao atendimento em si. Dessa forma, aumentam-se as chances de melhores diagnósticos e resultados, bem como da satisfação com o próprio trabalho e condições oferecidas pela clínica.

Facilita o rateio médico, evitando erros e transtornos

O rateio costuma ser um desafio para os gestores de instituições médicas. Quando feito de forma manual, seja no papel ou com o apoio de planilhas do Excel, está sujeito a erros de lançamento e cálculos que, consequentemente, levam a resultados falhos e a pagamentos inadequados.
Sem dúvida, uma situação delicada e que tende a gerar tensão, descontentamento e colocar em risco o bom relacionamento com os colaboradores.
Um bom software de gestão médica, dentre suas funcionalidades financeiras, conta com ferramentas que automatizam o rateio médico. Além de reduzir o tempo gasto com essa tarefa, elimina os erros e quaisquer transtornos envolvendo o pagamento dos funcionários.
Rateio médico: entenda porque um software de gestão deve oferecer esse benefício

Aumenta a satisfação dos pacientes e o clima geral na clínica

Por fim, mas não menos importante, as funcionalidades que garantem agendamento e atendimento mais eficientes são benéficas para os pacientes atendidos pela clínica.
Faz parte da natureza humana sofrer influências do clima geral de um ambiente. Por mais bem preparada que uma equipe seja para prestar um atendimento cordial e de qualidade sempre, a conduta e a satisfação dos pacientes contribuem para isso.
Assim sendo, uma vez que a adoção do sistema de gestão online acaba sendo positiva para os pacientes, gera efeitos positivos para toda equipe e pessoas presentes no local. E, como se sabe, o clima no ambiente do trabalho é um importante fator para a satisfação da equipe e para a sua fidelização.
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