Ausência. Falta. No-show. Absenteísmo. Todos esses termos significam a mesma coisa: perda de dinheiro. Mas, não se assuste. O contratempo pode ser superado. Para evitar essa situação, a gestão da clínica médica precisa ser realizada com cuidado e técnica. O primeiro passo é entender as razões que levam pacientes a faltarem em consultas e procedimentos. Desse modo, fica mais fácil criar uma estratégia a fim de evitar essa situação.
O absenteísmo começa na agenda de sua recepção e impacta cada espaço da sua clínica até o financeiro. E pode ser a razão pela qual você não consegue investir em novos equipamentos ou qualificação da sua equipe, por exemplo. A fim de colocar esses dias de gerenciamento nada inteligente para trás, selecionamos algumas dicas essenciais que podem ser aplicadas em seu empreendimento ainda hoje. Confira:

O equilíbrio entre qualidade e quantidade

Pode parecer impossível, mas não é. A única forma de aperfeiçoar a gestão da clínica médica é encontrar o equilíbrio ideal entre a quantidade de atendimentos realizados por dia com a qualidade dos mesmos.
O problema de muitas clínicas é acreditar que o segredo para aumentar o faturamento é marcar uma grande quantidade de pessoas no mesmo horário. Apesar de aumentar o fluxo de pessoas em sua recepção, a estratégia não é efetiva, já que seus pacientes vão se sentir frustrados e desrespeitados por esperar muito tempo por uma consulta ou procedimento.
O resultado? Muitos deles podem deixar de visitar seu negócio ou até mesmo avaliar sua imagem de modo negativo. E o impacto disso pode ser devastador! Empreendedores na área da saúde devem sempre se certificar da importância de manter uma reputação exemplar.
Dessa maneira, é muito mais inteligente oferecer um atendimento altamente qualificado e capacitado a um número menor de pessoas por hora, a fim de se certificar que sua equipe será responsável por uma experiência de excelência. Assim, sua clínica ou hospital se torna referência e os pacientes começam a procurar por você!

Lembretes: a melhor saída

A maior parte do absenteísmo é decorrente do simples esquecimento. Geralmente,  procedimentos e consultas são marcados com certa antecedência (normalmente por conta da alta procura em instituições de saúde), o que contribui para a deslembrança.
Desse modo, se tornou modus operandi em clínicas e hospitais o ato de designar considerável parte do tempo de um profissional a fim de confirmar a vinda dos pacientes ao telefone, principalmente em consultas. Atualmente, outros métodos como a mensagem via Whatsapp também são utilizados. Entretanto, sendo realizados de forma operacional, obviamente, vão demandar muito esforço.
Vendo isso, alguns desenvolvedores de tecnologia aplicada à saúde, tornaram essa atividade automática! Hoje, é possível solicitar a confirmação do agendamento por SMS ou mensagem de voz, por exemplo. Fazendo isso, não restam dúvidas de que o absenteísmo vai diminuir consideravelmente. E, a gestão da clínica se torna mais sustentável e eficiente.

Ausência de decisões analíticas

Em muitas clínicas, o desafio da maioria dos empreendedores diz respeito a tomada de decisões. Afinal, quando todas as suas informações estão desorganizadas, como perceber o profissional que mais fideliza pacientes ou aquele que traz o maior número de novos clientes ao seu empreendimento?
Assim, no negócio, grande parte de suas escolhas se torna mais intuitiva do que inteligente. O que pode impactar – e muito – o resultado do seu financeiro. Por isso, em algumas instituições da saúde, a pressão da rotina toma o lugar da estratégia e atividades passam a ser realizadas de modo praticamente automático Entretanto, é bastante claro que essa não é a maneira mais estratégica de proceder, não é mesmo?
Com a tecnologia aplicada à saúde, a gestão da clínica se torna realmente simples. Isso acontece porque praticamente toda informação de clínicas e hospitais fica centralizada no mesmo local, sendo acessada em poucos cliques. Assim, é possível ter uma visão realmente ampla do seu empreendimento e entender o funcionamento do mesmo. É a hora de investir em uma nova especialidade? Contratar um novo médico? Expandir para um endereço melhor localizado? As respostas para essas perguntas se tornam menos complexas com ferramentas digitais!

Considere a importância da Internet

Foi-se o tempo que a única forma de realizar um agendamento era ao telefone. É importante levar em conta a mudança no comportamento do paciente e, que para muitos deles, o agendamento online se mostrar como uma opção atraente. Afinal, agora é comum realizar transações financeiras ou manter o contato com parentes e amigos por meios digitais.
Ao possibilitar o agendamento online, seus pacientes passam a marcar suas consultas diretamente do seu site. Em poucos cliques, essa tarefa se torna eficiente e a comunicação entre equipe médica e seu público transparente. Outro benefício interessante é reforçar sua presença na Internet, algo indispensável nos dias de hoje.

Melhora na gestão da clínica e a diminuição do absenteísmo

Como foi possível perceber, a única forma de se manter competitivo no mercado e extrair o máximo potencial do seu negócio, é realizar uma gestão inteligente da agenda. Assim, o absenteísmo diminui, seus pacientes são melhor atendidos e a rotina clínica fica realmente assertiva.
Para realizar essa tarefa, não deixe de pensar na adoção de um mindset totalmente novo. Só isso, você vai conseguir melhorar sua gestão de ponta a ponta e aumentar a visibilidade da sua clínica.
Você já sofreu com o absenteísmo em seu negócio? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente sua experiência. Para outras dicas de gestão da clínica médica e gestão, continue acompanhando as últimas postagens do nosso blog!