A sua clínica médica é um bom negócio? Traz bons retornos e se mostra como uma empresa rentável? É importantíssimo que a clínica tenha uma atuação viável, trazendo mais lucros, permitindo a contratação de mais profissionais, o investimento em ativos e o crescimento.
Mas para que tudo isso seja possível, é imprescindível ao gestor e ao proprietário desta clínica ter visões e ações empreendedoras muito claras e, nesse aspecto, o mundo empresarial tem ótimas lições as quais podem ser copiadas pelo seu negócio. Fique atento a algumas que destacamos para levar até você!

A importância de se estabelecer metas

Qualquer empresa que busca crescer precisa enxergar ou pelo menos prever cenários a curto, médio e longo prazo. É importante também fazer projeções de como a empresa deve agir nessas diferentes medidas de tempo para estar com um posicionamento favorável frente ao mercado.
Nessas projeções, é importante estabelecer metas. Converse com sua equipe de colaboradores e administradores e estipule metas mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais e anuais: quantos atendimentos? quanto de faturamento? qual o nível de satisfação queremos atingir? Dentre outras muitas metas que podem ser estabelecidas.
Importante: o planejamento de suas metas deve ser agressivo, mas também não pode ser fora de realidade. Projete metas desafiadoras, porém possíveis de alcançar. Também não lance metas fáceis para não ter um crescimento ilusório. Considerando ainda fatores como a concorrência e as condições da economia brasileira como variáveis relevantes.

Gestão é indispensável para o sucesso da clínica médica

Outra das lições as quais o mundo empresarial deixa aos médicos empreendedores é sobre gestão: ela é fundamental. Muitos dos médicos empreendedores são extremamente capacitados nas especialidades clínicas escolhidas a seguir na carreira, mas são despreparados quando o assunto é gestão de recursos para empresas. Afinal, o que é a clínica médica senão uma empresa a qual também busca lucros?
A escola de medicina provavelmente ensinou pouco ou nada sobre empreendedorismo para médicos. Por isso, nesse momento, vale o aprendizado autodidata.
A lição é: utilize todos os seus recursos de maneira eficiente. Seja um empreendedor econômico e inteligente, mas também não tenha medo de fazer os investimentos os quais julga importantes para o crescimento de seus negócios. Arrisque quando for adequado, e não misture o financeiro de sua clínica com o de sua vida pessoal. Tenha frieza e faça muitos cálculos sobre os negócios da clínica.

Sistemas deixam sua clínica mais inteligente e eficaz

Entretanto, o trabalho de gestão pode se mostrar complexo e cheio de obstáculos, principalmente se você e seu time de administradores não conta com as tecnologias necessárias ao auxílio destas funções. É indispensável que a sua clínica tenha um sistema de gestão médica na nuvem para ajudar no gerenciamento das partes clínicas, de recepção e atendimento, mas também do setor financeiro e da parte administrativa de sua empresa.
Isso permite aos processos administrativos e financeiros de sua clínica ser feitos de forma muito mais inteligente e ágil através, por exemplo, de relatórios gerenciais, financeiros e de atendimento, comdetalhes precisos e completos sobre a atuação da clínica. Isso permite uma discussão mais assertiva sobre resultados e a elaboração de estratégias para que a clínica possa chegar ainda mais longe.

A voz dos pacientes importa muito para o seu êxito

Os pacientes são o fim de sua clínica. É para eles que você investe e é neles que a sua clínica deve centrar suas atenções. Eles devem ser bem atendidos, bem cuidados, tratados com respeito, cordialidade e, consequentemente, ter a maior eficiência em seus tratamentos tão logo for possível.
Por serem simplesmente a razão de sua clínica existir, é indispensável aos pacientes também ser ouvidos para a sua empresa conseguir obter insights e aplicar técnicas que permitem atender ao público cada vez melhor.
É necessário à sua clínica médica e sua equipe ter uma relação estreita com os clientes para ouvi-los e lhes deixar dispostos a oferecer opiniões sinceras sobre o trabalho da clínica. Por isso, busque investir no relacionamento com o seu paciente.
O que o mundo empresarial traz como lição são técnicas de aproximação de clientes como o marketing digital e um tratamento diferenciado nas redes sociais. Além disso, pesquisas de satisfação com seus pacientes também são uma boa forma de se aferir o que pode ser melhorado em sua clínica.

Busque também a satisfação de seus colaboradores

Funcionários mais felizes são profissionais mais eficientes no trato com os pacientes. Por isso, uma das formas de levar um bom atendimento e satisfação até seus clientes é garantir boas condições de trabalho para que a sua equipe também desempenhe tarefas com excelência.
Por isso, é importante conversar com seus colaboradores e ouvir o que falta para a clínica médica oferecer um bom serviço. Eles estão em contato com os clientes o tempo todo e certamente ouvem as queixas feitas. Tenha estes feedbacks como referências a melhorias para ser implementadas em sua clínica médica e também faça pesquisas de satisfação com os profissionais de sua clínica, independentemente de seus níveis hierárquicos. Todo mundo importa!
O mundo empresarial encara uma série de riscos todos os dias, e por isso ele se cerca de boas práticas e ferramentas para proteger empresas de crises. Inspire-se nestes exemplos e deixe a rotina de sua clínica médica muito mais eficiente a todos! Assim, os negócios crescem e os números também.
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