Uma tendência positiva começa a ganhar mais fora dentro da medicina contemporânea: o profissional deve tratar pessoas, e não doenças. Isso significa oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, com atenção, contato próximo e relacionamentos mais estreitos e duradouros entre médicos e pessoas atendidas. Você sabia que a gestão médica tem muito a ver com o atendimento humanizado? Venha descobrir como a sua clínica pode ser mais humana e, ao mesmo tempo, mais eficiente.

Medicina que previne para ter mais eficiência

O comportamento da medicina contemporânea tem sido muito mais rotativo do que reativo. Hoje em dia, se valoriza muito mais políticas e procedimentos de prevenção de doenças do que esperar o problema aparecer e se utilizar uma quantidade imensa de recursos para tentar remediar ou consertar aquela situação.
A tecnologia e a gestão médica aplicadas hoje em dia permitem que os diagnósticos de doenças e outros problemas sejam realizados de forma cada vez mais precoce, agilizando processos e tornando mais eficiente os tratamentos feitos nos pacientes.
Hoje em dia, os médicos que realmente se preocupam com a saúde de seus pacientes podem utilizar softwares de gestão médica para despachar emails aos e lembrá-los de realizar exames periódicos ou ainda tomar algumas precauções antes de procedimentos ou após a realização de cirurgias.
Manter esta relação nos momentos pré, durante e pós-contato com o paciente é uma ótima forma de oferecer um atendimento mais humanizado e que esteja de acordo com a expectativa das pessoas atendidas.

Informações de qualidade e de interesse para pacientes

O médico pode demonstrar um caráter muito mais humano se oferecer informações precisas e pertinentes a seus pacientes. Além de ser uma ótima forma de instrução com credibilidade, o profissional que faz isso em sua clínica está fazendo um ótimo investimento em marketing e na imagem pública de sua empresa frente ao mercado e à própria sociedade.
Mostrar ao seu público que você realmente se importa com a saúde, o bem estar e a instrução de qualidade de seus pacientes é uma ação extremamente relevante, e que pode trazer boas vantagens para sua clínica, até mesmo pelo ponto de vista financeiro, visto que irá atrair mais clientes para atendimentos.

Humanização no contato com o paciente

Muitas pessoas não gostam de ir ao médico, e a imagem que criaram deste profissional é de um sujeito severo, mal-humorado e frio. Isso faz com que muitos pacientes não realizem exames de rotina e só recorram a serviços médicos quando sentem que o problema realmente chegou.
Este estigma foi construído ao longo das décadas, pois nem sempre o médico tinha a paciência necessária para lidar com um paciente que, naturalmente leigo, pode não colaborar tanto assim para o êxito dos tratamentos.
Atualmente, os médicos estão bem mais preparados para lidar com estas demandas e com os mais diversos tipos de pacientes, desde os mais quietos e desinteressados, até aqueles que falam muito e chegam a atrapalhar o andamento da consulta.
No contato com o paciente, os profissionais oferecem um atendimento muito mais humanizado, baseado em uma relação de confiança, credibilidade, respeito e cordialidade que inclui sorrisos, simpatia, mas ao mesmo tempo seriedade, honestidade e precisão nos diagnósticos.
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Gestão médica em toda a equipe

Não basta que apenas o médico preste um atendimento humanizado. O bom tratamento e a humanização deve acontecer em todos os momentos da experiência do paciente, desde que agenda sua consulta até depois de sair da clínica. Por isso, os médicos gestores e proprietários estão sendo cada vez mais exigentes na seleção das pessoas que irão lidar com os pacientes.
Secretárias, recepcionistas, enfermeiras: todos e todas devem estar muito bem preparadas para lidar com os distintos tipos e características dos pacientes. Devem também ter paciência, polidez e se orientar por valores de ética e honestidade. Precisam conhecer também sobre rotinas da clínica e o sistema de gestão médica utilizada pelo estabelecimento para que assim possam agilizar e otimizar a experiência do cliente.

Preparação é fundamental

Entretanto, este atendimento humanizado nem sempre é algo inato do profissional e um treinamento específico pode ser necessário. Por isso, além de ser bastante criteriosos em sua seleção, os proprietários de clínicas também estão preparando seus colaboradores com treinamentos, coachings e dinâmicas para que eles estejam muito mais aptos a lidar com o dia a dia dos pacientes, e até mesmo gerenciar crises, caso elas aconteçam.
Esta é uma das muitas maneiras de as clínicas promoverem uma verdadeira revolução no mundo da saúde e priorizar uma boa experiência ao paciente, que também será convertida em recuperações mais rápidas e diagnósticos mais eficientes. Tudo isso certamente fideliza as pessoas atendidas, transformando-as em promotores que vão recomendar os serviços médicos da clínica a amigos e familiares.

Colaboração para evolução constante

As rotinas das clínicas médicas de hoje em dia estão muito mais colaborativas. A hierarquia de cargos se tornou mais flexível, o que permite um diálogo mais aberto e franco entre médicos, gestores e secretárias. Com isso, todos tem a ganhar, pois cada um dos profissionais tem o que acrescentar à carreira do outro, privilegiando um serviço de qualidade ao paciente, mas evoluindo direta ou indiretamente em suas próprias qualidades.

Humanizar para melhorar

A medicina é feita pelas pessoas. Tanto pelas que atendem, como pelas que são atendidas. É por isso que faz todo o sentido sempre oferecer um atendimento humanizado e deixar que a gestão médica facilite esta tarefa em sua clínica.