Quando falamos de gestão em saúde e clínicas médicas, pode até não parecer, mas tudo está intimamente interligado: administração, atendimento, pacientes, recepção, financeiro e muitas outras variáveis que se relacionam diariamente com o cotidiano da sua clínica. Por isso, uma pequena ação adotada em uma área sempre terá menor ou maior influência sobre o resultado de outros setores, para pior ou para melhor.

O que estamos querendo dizer? É simples! Estamos ressaltando a importância de prestar atenção a cada detalhe do funcionamento de sua clínica. É comum que alguns proprietários de estabelecimentos de saúde busquem gerir o financeiro sem prestar atenção à qualidade do atendimento, ou o contrário: se concentrem no atendimento e acabe esquecendo que a clínica também possui contas para pagar.

Quando se faz uma gestão em saúde completa em sua clínica, todo mundo sai ganhando. Você, proprietário ou profissional, que tem melhores condições de trabalhar e gerar mais lucros; a equipe de sua empresa, que também poderá trabalhar de forma mais eficiente e também ganhar mais devido ao aumento do número de pacientes; e, claro, seus pacientes, que poderão ser atendidos com mais qualidade, mais agilidade, menos tempo e preços menores, pois a eficiência sempre permite que a sua empresa consiga operar oferecendo baixos custos ao consumidor final, nesse caso, o paciente.

Mercado forte!

Além de tudo isso, uma boa gestão em saúde e um bom atendimento não significam apenas maiores rendimentos, mas são uma questão de sobrevivência para a sua clínica. O mercado da saúde suplementar no Brasil está cada vez mais forte e concorrido. Basta olharmos para as estatísticas: em 15 anos, mais que dobrou o número de pessoas que utilizaram serviços da saúde privada. Se a sua empresa não atende bem com preços razoáveis, a concorrência vai superar você.

Por isso, fique atento a este texto que preparamos para você com algumas dicas de como investir corretamente em tecnologia e otimizar todos os processos de sua clínica, envolvendo ou não o relacionamento com os pacientes.

Otimização no atendimento

Apesar de já estarmos em 2017, existem ainda algumas clínicas que apostam no uso de papel e caneta para realizar todo o processo de gerenciamento do negócio. Elas operam assim há décadas, e até hoje continuam reproduzindo os vícios que estes métodos de gestão em saúde trazem consigo: bancada com uma bagunça de papéis, cômodos inteiros do imóvel usados apenas para armazenar prontuários e arquivos de pacientes, perda de documentos importantes e nenhuma praticidade na hora de agendar procedimentos e realizar as análises financeiras da empresa.

Essas empresas se acostumaram a operar desta maneira, por isso oferecem um serviço de baixa qualidade e parecem conformadas com isso. Por anos, os pacientes também se conformaram com esta realidade, mas isso já mudou. As clínicas que não utilizam tecnologias de agendamento online e outras técnicas de relacionamento eletrônico com os pacientes estão sendo superadas pelos consultórios que já descobriram a praticidade destes recursos.

Tem clínicas que já estão utilizando sistemas de gestão eletrônicos em suas rotinas, mas também cometem erros: escolheram softwares de gestão em saúde que são locais, possuem pouca segurança e são obsoletos em seu design e na experiência de usuário. Estas clínicas sofrem também com o sumiço de arquivos, a sobrecarga dos seus servidores locais, bugs e dificuldade das secretárias em lidar com o sistema e causar erros no agendamento e no atendimento ao paciente.

Se você usa ainda o papel e a caneta, ou sistemas locais e obsoletos em sua clínica, você pode e está perdendo pacientes para a concorrência. Confira os próximos parágrafos para saber como um sistema online e em nuvem pode trazer processos muito mais eficazes e ágeis para o seu consultório.

Nuvem, segurança e certificação

Quando se usa um sistema em nuvem, o software não irá sobrecarregar o computador e nem a memória, pois utilizará o navegador e os espaços dos Datacenters utilizados pelo programa. Isso permite que todos os membros de sua equipe possam ter acesso às informações com quaisquer dispositivos e também disponibilizar um agendamento online eficaz, intuitivo e rápido.

A certificação de autarquias da saúde como a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) conferem a legitimidade e a segurança que comprovam a eficácia de sistemas deste tipo.

Além disso, o Prontuário Eletrônico do Paciente irá guardar todas as informações de seus clientes e integrá-las ao sistema de forma acessível e rápida, permitindo anexar documentos que serão úteis para os próximos procedimentos ou ainda personalizar os dados que devem ser inseridos neste Prontuário. Tudo ao alcance do médico em poucos segundos e cliques, sem complicação.

Comunicação e gestão em saúde

Fica fácil organizar a agenda dos profissionais com um agendamento inteligente e as confirmações de presença dos pacientes via SMS, garantindo que a clínica tenha menos ausências, possa se programar melhor e preencher as lacunas de pacientes com outros procedimentos, adiantando a agenda e permitindo um maior faturamento, mesmo que alguns pacientes faltam às consultas.

Um bom sistema de gestão em saúde também precisa oferecer um completo módulo financeiro e administrativo para que, além de fazer bons atendimentos, a clínica também seja gerenciada com precisão e excelência. Este software precisa ser muito completo, contendo até mesmo uma ferramenta para facilitar o controle de estoque de materiais de sua clínica. Afinal, você não quer ficar sem aquele instrumento necessário para a consulta ou o procedimento com o paciente já na clínica, não é mesmo?

Invista na tecnologia correta, tenha seus processos otimizados, atenda a mais pacientes e ganhe mais dinheiro! O investimento é menor do que você imagina, e tem altos retornos! Achou este texto útil para você? Então continue em nosso blog e conheça o Clinicweb!