Para que a sua clínica seja um negócio rentável e com qualidade em atendimento, ela deve operar com a máxima eficiência possível em todos os seus processos – da limpeza do chão ao atendimento dos médicos. A gestão da recepção da clínica médica também ajuda a sua empresa a conquistar melhores resultados. Mas para que o paciente possa ser bem atendido da recepção ao “até logo”, um sistema de gestão online para a sua clínica é simplesmente fundamental e indispensável.
Muitos médicos parecem não atribuir à recepção de sua clínica o valor e a atenção que ela realmente merece. Mas saiba, a recepção e a sala de espera da sua clínica podem fazer a diferença para que um paciente não volte mais a procurar seus serviços, ou se torne um cliente fiel até o fim de sua vida. Isto porque, hoje em dia, os pacientes são muito mais exigentes e bem informados do que há dez anos. As condições de vida também melhoraram no país, o que faz com que os clientes já não aceitem mais um atendimento mal feito.
A palavra de ordem hoje é: experiência. Não importa se é por convênios particulares ou planos de saúde, mas o paciente está pagando pelos serviços e espera um atendimento de qualidade em todos os momentos. Assim sendo, ele não vai se sentir bem com altos tempos de espera ou enganos de agenda – o menor erro pode acabar levando o seu cliente para outra clínica em uma próxima oportunidade, e você certamente não espera isso.

Tenha uma agenda inteligente e simplificada

Em clínicas que ainda utilizam agendas de papel ou softwares de agendamento obsoletos e locais, não é raro que pacientes tenham seus procedimentos marcados para horas erradas, seja por erro da recepcionista, falta de compreensão do paciente ou falhas do próprio sistema. Este é um tipo de falha que tem resultados catastróficos para sua clínica, afinal, o paciente pode ter levado horas para chegar ao estabelecimento, e nem sempre é possível encaixá-lo de última hora.
Por isso, um agendamento online que seja simples tanto para médicos, recepcionistas e pacientes é a melhor forma de resolver este problema, e o ClinicWeb é a melhor opção. Com poucos cliques, o procedimento estará agendado, seguindo parâmetros de duração média, ou ainda com durações e características personalizadas para cada paciente ou profissional.
Para diminuir o número de ausências, a confirmação dos procedimentos também pode ser feita por SMS, em que o paciente pode ser lembrado de seu atendimento horas antes, confirmando ou cancelando seu serviço, facilitando a organização de sua clínica para preencher aquela lacuna.
gestao da recepcao da clinica medica faca com o clinicweb

Gestão da recepção da clínica médica com eficiência

Fazer uma boa gestão da clínica médica não está relacionado apenas aos agendamentos, mas à própria experiência do paciente em esperar pelo seu atendimento. O ClinicWeb possui uma ferramenta completa para o seu painel de senhas, evitando que seja necessário chamar o paciente com a própria voz, proporcionando um ambiente mais agradável – o paciente tem seu nome e número convocados pelo painel de forma eficiente e discreta.
O ClinicWeb pode ainda gerar relatórios completos sobre os desempenhos e a rotina da recepção de sua clínica médica. Com isso, você poderá ter estatísticas completas sobre quanto tempo em média os pacientes têm passado na sua sala de espera. Isso pode ser útil para avaliar a eficiência do trabalho da clínica em atender os clientes, ou ainda projetar quanto será gasto com a manutenção da sala em si – produtos de limpeza, café, água, energia e tudo o que é utilizado na espera do paciente.
Podem parecer gastos de pouco peso, mas quando falamos em uma gestão eficiente que reúna bom atendimento e gerenciamento empresarial, mesmo os menores gastos devem ser colocados no papel para que possam ser dinamizados.
Antigamente, os médicos achavam que uma sala de espera cheia era uma boa forma de fazer propaganda para os próximos pacientes. Uma lógica que diz “se tem muita gente esperando, é porque o médico tem grande procura e atende bem”. Este raciocínio pode não estar certo – e em boa parte das vezes não está. Se a sala de espera está cheia, é sinal de que o médico não organiza bem sua agenda, se atrasa para chegar à clínica ou não atende os pacientes com qualidade em tempo hábil. A tendência é que os pacientes prefiram cada vez mais clínicas em que o atendimento seja ágil.

A sua recepção pode fazer muito mais

Em algumas clínicas, a recepcionista tem a autonomia de repassar aos pacientes o orçamento de procedimentos médicos, o que poupa o tempo de gerentes, administradores e médicos em comunicar estes dados ao cliente. Se você preferir, pode atribuir esta função à sua secretária de forma muito mais eficaz no ClinicWeb, com uma seção inteiramente dedicada à esta orientação. Assim, a sua recepcionista pode fazer mais pela sua clínica.

Uma clínica melhor do começo ao fim

A recepção é a porta de entrada da sua clínica para o cliente, e fidelizá-lo passa por um bom atendimento em todos os modelos. Se a sua recepção pode ser mais eficiente, humana e útil para o paciente, você deve investir nisso. Utilize o ClinicWeb para melhorar o desempenho da sua clínica em todos os setores, inclusive na recepção, utilizando um módulo inteiramente dedicado com dez ferramentas versáteis que farão a diferença para o seu negócio render mais.