A área da saúde oferece tudo o que um bom filme requer: relações humanas, conflitos éticos, desafios intelectuais e labirintos emocionais. Além disso, também permite que sejam criados enredos bem-humorados, afinal, nem só de drama vivem o cinema e a televisão – ainda bem!

Existem alguns filmes sobre gestão que exploram, além dos desafios, outros pontos muito comuns para quem é líder. E é justamente sobre essas obras que falaremos nesse post! Se você busca opções de lazer sem desconectar totalmente do trabalho, chegou ao lugar certo!

Vamos mesclar filmes da área da saúde com títulos de outros segmentos, mas com grandes lições para os gestores! Por isso, continue lendo o conteúdo até o fim e ajude a completar nossa lista dando sugestões nos comentários!

O poderoso chefão

Muito provavelmente você já viu essa obra genial de Francis Ford Coppola. Mas, será que você conseguiu tirar todas as lições de gestão que ele tem a passar durante a trilogia? A começar pela importância de se construir uma boa rede de relacionamentos.

Ao longo dos filmes é possível perceber como ter amigos é vital para os negócios. Além disso, o filme retrata bem a importância de se ter informações sobre os concorrentes. Isso sem contar com os inúmeros diálogos geniais e envolventes do exímio negociador Don Vito Corleone!

Amor e outras drogas

Quando falamos em filmes sobre gestão, este longa não pode faltar!

O filme conta a história de um relacionamento entre uma mulher que sofre de mal de Parkinson e um propagandista médico, que trabalha em uma grande farmacêutica. O mais interessante da trama é a rotina profissional que o propagandista enfrenta, por conta de o remédio que ele vendia ser o Viagra (produto pouco conhecido pelos médicos na época).

O Físico

Lançado em 2014, o filme se passa no século XI e conta a história de Rob J. Cole, um barbeiro-cirurgião que tem o sonho de tornar-se um médico. Para isso, enfrenta uma complicada viagem entre a Inglaterra e a antiga Pérsia a fim de aprender novas técnicas e tratamentos medicinais.

Esse título é muito interessante pela curiosidade sobre a história da profissão de médico e, também, por ter um enredo envolvente e bem escrito. O Físico é uma excelente sugestão para quem deseja relaxar nos finais de semana sem perder o trabalho de vista!

The Corporation

Esse é um título que levanta questões éticas extremamente pertinentes para gestores e administradores. Lançado em 2003, a obra questiona o fato de as principais empresas globais se preocuparem apenas com lucros – deixando questões humanas de lado.

O documentário propõe uma reflexão acerca do cenário econômico global, apresentando casos de má gestão e levantando uma importante discussão sobre até que ponto devemos ir em busca do lucro máximo. Uma dica interessante para quem deseja refletir modelos de gestão.

Clube de Compras Dallas

Matthew McConaughey é a grande estrela de Clube de Compras Dallas. Ele interpreta Ron Woodroof, eletricista diagnosticado com AIDS que começou a contrabandear medicamentos alternativos — que não possuíam aprovação do Governo Americano — para compradores no estado do Texas.

Uma expectativa de vida baixa faz com que o protagonista haja sem medo, contrariando a lei e desafiando as autoridades. A obra oferece uma boa reflexão acerca do universo dos medicamentos e suas regulações. Em paralelo, é interessante observar como Ron monta seu “negócio” e o administra com relativo sucesso. Clube de Compras Dallas é, de fato, um dos melhores filmes sobre gestão!

A Grande Aposta

Apesar de tratar diretamente do mercado de investimentos, essa obra é uma excelente referência para gestores de qualquer nicho. Ela demonstra como é preciso estar atento ao contexto sócio-econômico para tomar decisões acertadas, prevenir crises e perceber grandes oportunidades.

O longa, que possui grandes nomes no elenco, como Brad Pitt, Ryan Gosling e Christian Bale, demonstra como é importante detectar padrões e confiar nos números para tomar decisões corretas. Além disso, demonstra como é importante que os gestores confiem em seus próprios instintos.

Os falsários

Essa ficção conta a história da Operação Bernhard, ação nazista que tinha como objetivo falsificar uma grande quantidade de Libras Esterlinas para prejudicar a economia mundial durante a Segunda Guerra. Lançado em 2007, o drama de guerra possui diversas analogias com o cotidiano de um gestor.

Podemos citar, como principal delas, a gestão de pessoas e o gerenciamento de crise. Isso porque durante grande parte do drama protagonista e demais personagens atuam sob uma enorme pressão. Como trabalhar e gerar bons resultados quando o que está em jogo é (literalmente) a sua vida? 

O Renascimento do Parto

Ganhador de diversos prêmios dentro e fora do Brasil, o longa nacional ilustra uma realidade do setor obstétrico mundial e, principalmente, brasileiro. Fatores como o alto número de cesarianas e intervenções desnecessárias fazem contraponto com as recomendações e estudos científicos que apontam na direção oposta.

Interessante, também, perceber como essa realidade é diretamente relacionada com aspectos econômicos e sociais. Questionar uma situação vigente é fundamental para conquistar a mudança e, enquanto gestor da área de saúde, é importante que você esteja à par da discussão. Mais do que opiniões, o filme consolida fatos e números muito interessantes.

Sugestão do leitor: Code Black

Vamos finalizar essa postagem com uma sugestão enviada pelo leitor Hernan, no post que publicamos sobre séries. Code Black é um drama médico que se passa no fictício Angels Memorial Hospital, onde quatro residentes do primeiro ano e seus colegas devem superar os mais diversos obstáculos para atender aos pacientes.

O termo “Code Black” é utilizado nos hospitais americanos para determinar o momento quando o número de pacientes é superior à capacidade de atendimento do local. A série já chegou à sua terceira temporada e é uma excelente sugestão para finalizar nosso post!

E você, quais séries ou filmes sobre gestão acrescentaria à nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários e contribua para criar uma postagem ainda mais completa!