Aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, incrementar a qualidade do atendimento da sua clínica é possível, ainda mais com o auxílio da tecnologia. Hoje, são dezenas e dezenas de ferramentas on-line disponíveis para que você integre sua equipe, favoreça a comunicação e torne os processos cada dia mais ágeis e transparentes.
Está curioso para saber quais são essas ferramentas e como utilizá-las? Fique conosco para mais essa leitura!

G Suite

O conjunto de ferramentas ofertadas pelo Google pode aumentar a produtividade da sua clínica e, ainda, trazer maior segurança e mobilidade para os dados que você armazena.
No Google Sheets, por exemplo, é possível criar planilhas eletrônicas para levantamento de dados; no Google Docs, podem ser feitos relatórios e projetos em colaboração; no Google Agenda, podem ser marcados os compromissos de cada profissional, com direito a lembretes.
Pesquisas de satisfação com pacientes podem ser feitas por meio de Google Forms e, com o Google Keep, os famosos post its ficam organizados num único lugar.

Trello

Outra maneira de organizar as demandas da clínica de forma que as pessoas saibam exatamente onde entram em cada processo, é utilizar o Trello. A ferramenta se assemelha a um quadro Kanban on-line, onde são colocados cards, cada um com uma atividade.
Cada responsável resolve a sua parte e passa o card adiante, para que o processo seja completado. Desta maneira, pode-se fazer uma gestão à vista, onde todos sabem em que momento devem atuar.

Run Run It

Uma ferramenta de gestão de projetos que também pode ser utilizada para gestão de processos, o RunRun It é mais uma solução que você pode implementar na sua clínica para aumentar a produtividade.
Com ele, são criados projetos e tarefas, que são delegados aos responsáveis. No início de cada tarefa, o executor dá o start e a ferramenta contabiliza o tempo despendido na atividade. Ao concluir a tarefa, a data e horário ficam registrados.
Ao final do mês, você pode verificar o número de horas trabalhadas e também o desempenho da equipe. Pode monitorar atrasos nas atividades e reabrir atividades que precisem de ajustes.

Evernote

Mais mobilidade para a gestão de tarefas. Essa é a principal contribuição do Evernote para a sua clínica. O aplicativo pode ser usado tanto em smartphones quanto no computador e permite gerenciar tarefas de qualquer lugar, a qualquer hora.
Reuniões podem ser marcadas pelo aplicativo, que também compartilha documentos e compromissos. Ter o Evernote na sua clínica é ter seu time integrado todo o tempo.

Dropbox

Se você tem muitos documentos e gostaria de armazená-los em um único local, de fácil acesso e de forma organizada, o Dropbox é uma excelente ideia de aplicativo.
É como um imenso HD onde você pode armazenar documentos on-line. É possível compartilhar esses documentos com outras pessoas e trabalhar sempre no mesmo documento, para evitar as famosas idas e vindas de arquivos por e-mail.

RescueTime

Quer saber onde seus colaboradores gastam o tempo? O RescueTime pode te ajudar. Com esse aplicativo você pode monitorar os sites visitados, quanto tempo foi gasto em cada um e definir alertas para evitar o desperdício de tempo. Também é possível bloquear sites que roubam o tempo, como redes sociais, e contabilizar o tempo dedicado às reuniões.
No dashboard de controle, todos os dados ficam à disposição para que você e seus colaboradores monitorem o desempenho e criem formas para aumentar a produtividade da clínica.

Slack

Produtividade tem tudo a ver com uma comunicação ágil e fluida, certo? Então você não pode deixar de conhecer o Slack, um aplicativo bastante versátil e que já conquistou muitas empresas por aí.
Além de ter chat e fórum, que podem facilitar a comunicação entre médicos e recepção, por exemplo, o Slack pode ser integrado a várias outras aplicações, como o próprio Trello, facilitando o fluxo de informações da sua clínica.
Com o Slack, você também pode criar comunidades com pacientes, transmitir conhecimentos e engajar os colaboradores, aumentando, assim, a produtividade.

Doodle

Difícil marcar reunião com todo mundo ao mesmo tempo? O Doodle pode ajudar nessa missão que parece impossível, mas não é. Ao invés de você ficar tentando conciliar agendas, cada profissional indica sua disponibilidade e o aplicativo encontra a data e o horário certos para que todos estejam presentes.

ClinicWeb

Agora, se você está pensando em uma ferramenta que reúna boa parte de todas essas funcionalidades e ainda seja desenvolvida especificamente para a sua clínica, a melhor opção é o ClinicWeb.
Em uma única solução, você pode gerenciar desde a marcação de consultas até o financeiro da clínica, desenvolvendo uma visão ampla de tudo o que acontece.
A ferramenta de prontuário eletrônico traz maior segurança e agilidade para o atendimento aos pacientes, deixando todo o conteúdo armazenado em nuvem de forma privada.
A comunicação com o público da clínica também fica facilitado: você pode enviar SMS e e-mails personalizados, aumentando o nível de engajamento dos seus pacientes.
Na parte financeira, o fluxo de caixa centralizado permite maior controle de custos e receitas, permitindo que você invista com maior segurança no crescimento do seu negócio.
Por fim, com a otimização de agendas, a produtividade do seu corpo médico pode ser melhorada dia a dia, trazendo mais resultados para a sua clínica. A marcação e remarcação de consultas fica mais fácil e a infraestrutura é utilizada ao máximo.
Gostou desta lista? Compartilhe com seus colegas para que eles possam tirar proveito dessas ferramentas também!