Descubra como anda o cenário do mercado da saúde

Você já se perguntou como anda o mercado da saúde? É comum que, mesmo estando inseridos na área, profissionais encontrem dificuldades para acompanhar questões importantes do cenário nacional e internacional que podem ter impacto em seu negócio.

Isso acontece porque, sem dúvida, gerenciar uma clínica médica é desafiador. Há muito a ser feito internamente para garantir seu bom funcionamento, qualidade do atendimento e sustentabilidade financeira. E, em meio a tudo isso, fica difícil acompanhar o que acontece ao redor, no Brasil e no restante do mundo.

Para garantir o sucesso de sua clínica, porém, é preciso mudar isso!  Neste post, vamos tratar sobre esse assunto e indicar algumas fontes que te permitam criar o hábito e estar sempre por dentro de questões de economia, inovação e quaisquer outras que possam gerar tendências e demandas para a sua clínica. Vamos lá?

Porque é cada vez mais importante acompanhar o mercado

O cenário atual da saúde é o mesmo de quando você abriu a sua clínica? A não ser que você tenha começado o seu negócio há poucos meses, a resposta para essa pergunta é “não”.

Provavelmente, enquanto idealizava e planejava sua clínica, você fez uma análise do mercado levando em conta diversos fatores que o influenciam. Esse é um estudo fundamental para saber se os interesses e as ideias de quem quer empreender correspondem às suas possibilidades e às demandas desse mercado em que deseja atuar.

Fazer isso é importante porque, do contrário, corre-se o risco de acabar investindo na oferta de um serviço que não condiz com as necessidades de seu público ou que não está ao alcance do público que se deseja atingir, por exemplo. Em outras palavras, desconhecer o mercado torna ainda maior o desafio de fazer o negócio triunfar.

Quer você tenha vencido essa etapa com facilidade ou não, a verdade é que esse exercício precisa ser repetido com frequência. Uma clínica não pode ficar estagnada, baseando-se sempre nas mesmas ideias e na mesma realidade de tempos atrás.

Os avanços tecnológicos e científicos, as mudanças de comportamento e de necessidade dos pacientes, além da situação econômica local e global são fatores que, constantemente, alteram o mercado da saúde. E isso faz com que seja preciso reavaliar o próprio negócio para se certificar de sua relevância frente a essas alterações.

Isso é cada vez mais importante porque, graças aos já citados avanços, há cada vez mais possibilidades, demandas e soluções. Além disso, esse mercado está cada vez mais competitivo, inovador e exigente. E, não acompanhar a sua evolução, impede que a clínica também cresça a e, ainda pior, pode acabar a levando ao fracasso.

Para começar: saiba como anda o cenário do mercado da saúde

Para te ajudar a saber como anda a sua visão do mercado da saúde e entender ainda mais a importância de estar atento a tudo isso, apresentamos aqui um panorama geral das instituições médicas e da área como um todo. Veja só!

Nos últimos anos, a área da saúde acompanhou o momento de instabilidade econômica do país. Ao passo que muitos pacientes abandonaram seus planos particulares para a integrarem a rede pública, empresas responsáveis por esses planos compreenderam a necessidade de se tornarem financeiramente mais acessíveis.

É frente a essa mudança que, para os próximos anos, a previsão — como aponta o Saúde Business — é de que a economia do país tenha impacto positivo na saúde, ocasionando o retorno de pacientes aos planos particulares.

Esse retorno é gradativo e, acompanhando outras mudanças na forma de consumo da sociedade, continuará exigindo que os valores praticados sejam mais atraentes.

Para tanto, fatores que já fazem parte do mercado em diversos países, como o uso de soluções inovadoras e a oferta de novos modelos de atendimento (como o de saúde sob demanda), devem se tornar cada vez mais comuns no Brasil.

Como já é de conhecimento, a expectativa de vida da população aumentou, bem como a incidência de problemas como hipertensão, diabetes e obesidade. Para lidar com essa questão, é preciso enfrentar a burocracia do sistema de saúde vigente no país — e como aponta o Blog do Bem — diferentes agentes devem estar envolvidos nesse desafio, incluindo empresas particulares e o governo.

E é aí que a tecnologia aparece como forma de tornar a saúde cada vez mais acessível, permitindo que as instituições sejam capazes de oferecer serviços de qualidade a custos mais baixos. E um ponto importante, sem que isso afete a sustentabilidade financeira das instituições.

Como usar essas (e outras) informações em favor de sua clínica

É importante que você saiba que há muito mais do que está aqui e que, por isso, deve ter senso crítico para buscar fontes mais específicas e condizentes com a área de sua clínica, suas possibilidades e interesses.

Se a tendência é que mais pessoas busquem por planos de saúde com preços acessíveis, pode ser interessante que você esteja atento para acordar que sua clínica trabalhe com esses planos, por exemplo.

Se, por outro lado, o modelo de atendimento sob demanda ainda não corresponde à realidade de sua clínica (e mercado), a solução é investigar, estudar e buscar outras possibilidades que se encaixem melhor.

Quando o assunto é sobre as inovações tecnológicas que estão transformando o setor e o mercado, não se fala apenas de “wearables” e outros dispositivos que acompanham e monitoram pacientes fora das instituições médicas ou em equipamentos de última geração.

Há outras soluções que, a princípio, tem menor apelo de “transformação pela tecnologia”, mas que podem ter um impacto positivo real. Softwares médicos possibilitam que sua clínica faça uma gestão mais eficiente e, consequentemente, comece a criar condições para atender bem e a custos mais atraentes, atendendo a demanda do mercado da saúde.

O hábito de acompanhar o cenário é adquirido gradativamente e é também dessa forma que você vai aprender a identificar tendências que possam (e devam) ser adotadas.

Um bom passo é conferir também o nosso post sobre tecnologia em saúde e descobrir porque inseri-la em sua clínica médica!

Lucas Menezes

Lucas Menezes

Publicitário, autor do livro "Versos e Versões", faz parte da Antologia Poética Brasileira e valoriza a riqueza da cultura nacional. Atualmente, é Owner de Conteúdo na Vitta e trabalha para transformar a saúde no Brasil.

5 Comentários

  • Vitoria Roncato
    21 de novembro

    Adorei a imagem ilustrativa!

    • Lucas Menezes
      21 de novembro

      Muito obrigado Vitoria! Sintetiza e ilustra bem o “mercado da saúde”.

  • Camila Rocco
    21 de novembro

    O que significa Wearables?

    • Lucas Menezes
      21 de novembro

      Olá Camila, tudo bem? Wearables são “tecnologias vestíveis”, ou seja, óculos de realidade virtual, relógios e pulseiras inteligentes.

  • Sérgio Lopes Soleto
    20 de Maio

    Nossa que post maneiro, além de informar as pessoas, vocês fazem isso de uma forma tão dinâmica que não dá nem pra sair antes de terminar de ler tudo!

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