Certamente, isso já não é novidade para você: a ocorrência de glosas administrativas é uma realidade para as clínicas médicas e sempre gera transtornos, sobretudo para o departamento financeiro. Mas, ainda que seja comum, essa é uma situação desafiadora e que requer esforço extra em busca de solução.
Por essa razão, acontece de gestores de instituições médicas optarem, por exemplo, por contratar profissionais especializados para atuar exclusivamente com a gestão de glosas. E essa decisão se apoia no fato de que, sem dúvida, se dedicar a lidar com o problema pode ser muito benéfico para o negócio, uma vez que ajuda a reduzir as penalidades que afetam o faturamento.
Se você está em busca de uma solução desse tipo para a sua clínica, chegou ao post certo. Ao longo da leitura, você vai entender como a atuação profissional pode fazer a diferença e, ainda, conhecer uma ferramenta tecnológica capaz de otimizar o processo e levar a melhores resultados. Vamos lá?

O que são as glosas administrativas

Num geral, o conceito de glosas é bem difundido na área da Saúde, mas convém esclarecer que essas podem ser lineares (que envolvem os convênios e interferem na gestão hospitalar), técnicas (que envolvem o evento médico) ou administrativas, que trataremos com mais detalhes a seguir.
As glosas administrativas são aquelas que decorrem de falhas operacionais, geralmente causadas por problemas na comunicação entre os prestadores de serviço (a clínica médica) e os convênios.
Em geral, acontecem principalmente em função de erros no preenchimento de guias de autorização para a realização de procedimentos médicos. Ou, ainda, em razão da ausência dessas guias ou de valores que não coincidem com os acordados em contrato.

Porque glosas são um problema comum e um desafio tão grande para clínicas

O principal problema das glosas administrativas é, como acontece também com as demais, as penalizações que elas geram, fazendo com que o faturamento mensal da clínica seja afetado, ficando abaixo do esperado.
Em outras palavras, a ocorrência das glosas resulta em perda de dinheiro e isso pode comprometer todo o caixa da instituição, bem como frear o seu crescimento e consequente sucesso.
Ainda que representem o tipo de glosa mais comum e a considerada mais fácil de lidar — porque pode ser resolvida na base da negociação — gerenciar glosas administrativas nem sempre é fácil.
Vale lembrar que essa negociação nem sempre é simples porque requer uma análise profunda e minuciosa das cláusulas do contrato firmado com cada operadora. E isso é necessário para que sua clínica consiga apresentar argumentos sólidos para reaver o dinheiro perdido.  
Além disso, quando a gestão do negócio é realizada de forma manual, a incidência de erros decorrentes de falhas humanas se torna cada vez mais alta à medida que a clínica cresce e a demanda de trabalho aumenta.
E, geralmente, é por essas razões — tanto para tentar evitar erros quanto para lidar com o processo de negociações — que existem clínicas que fazem a já mencionada opção por contar com profissionais especializados para a gestão de glosas.

Como encontrar profissionais capacitados para a gestão de glosas administrativas

De fato, aumentar a equipe do departamento financeiro ou rever suas funções com o objetivo de equilibrar a divisão de tarefas e permitir que um ou mais profissionais sejam responsáveis exclusivamente para lidar com as glosas administrativas ajuda a resolver o problema.
Afinal, esses profissionais não ficam sobrecarregados com as outras atividades administrativas e financeiras da clínica e podem se dedicar exclusivamente à conferência de dados e aos estudos e negociações que minimizam ou revertem as temidas penalidades.
Para contar com um profissional capacitado para essa tarefa na equipe de sua clínica médica, você pode tanto buscar no mercado alguém que tenha experiência com esta atividade ou que atue diretamente junto à empresas especializadas na gestão de glosas.
Ou, ainda, você tem a opção de designar alguns de seus próprios colaboradores para a tarefa e investir em seu treinamento, de modo a garantir que desenvolvam as habilidades necessárias para lidar com o problema e reduzir a sua ocorrência.
Seja qual for a sua escolha, é importante lembrar de que você, enquanto gestor, e a sua clínica médica, precisam oferecer condições para que os profissionais designados consigam desempenhar devidamente o seu papel. E é por essa razão que você precisa saber como a tecnologia pode ser uma aliada nessa tarefa.

Porque é importante considerar a tecnologia como aliada nessa tarefa

Quando mencionamos que é preciso criar condições para a adoção de medidas que reduzam as glosas administrativas certamente não podemos nos esquecer de ações que visem orientar todos os envolvidos para o preenchimento correto de guias e outros eventos que causem o problema.
Mas se só isso bastasse, não seria preciso contar com profissionais dedicados exclusivamente à gestão de glosas e tampouco buscar os benefícios tecnológicos que um software médico é capaz de trazer ao processo. Do contrário, o melhor caminho para otimizar a gestão de glosas administrativas em sua clínica é combinar todas as soluções mencionadas.
Um software de gestão médico cumpre a função de automatizar diversos processos relativos às atividades da clínica. E isso contribui para minimizar ou até eliminar os erros já mencionados, que decorrem da gestão manual do negócio.
Isso facilita o processo de auditoria do qual os profissionais especializados e designados para a função são responsáveis. Além disso, o software permite o uso de diferentes filtros inteligentes para gerar relatórios — ou reports de glosas — cada vez mais completos e úteis para a identificação e correção das falhas que levam às penalidades.
Sua empresa já conta com um profissional dedicado à gestão de glosas ou adota outra solução? Aproveite para saber como reduzir as glosas da sua clínica em até 70%!