Como transformar sua clínica em um negócio com um software de gestão

Todo consultório é uma empresa: gera lucros, tem contas a pagar, a receber e um fluxo de caixa. No entanto, alguns médicos não se enxergam como empreendedores e pouco se dedicam a assuntos relacionados à gestão financeira e administrativa.

Isso é um grande erro! Você, médico, além de um profissional da saúde, é também um gestor, empreendedor e administrador. Sabemos que é impossível manter uma clínica médica ativa apenas com os conhecimentos adquiridos no seu longo curso de medicina. E não é culpa sua! Na maioria das vezes, não podemos cobrar de um profissional do gênero conhecimentos específicos em administração e finanças para tocar um negócio (por conta da falta de tempo e disponibilidade). Porém, existem algumas ferramentas que podem auxiliar a sua gestão clínica sem exigir tais conhecimentos.

Acompanhe, neste post, a melhor forma de transformar a sua clínica em um negócio usando um software de gestão para clínicas.

 

software-de-gestao-para-clinicas

Controle do fluxo de caixa

Um erro comum na gestão de um consultório médico é deixar de projetar o futuro financeiro do negócio, baseando-se sempre em resultados a curto prazo. Manter um fluxo de caixa eficiente é substancial para controlar os faturamentos e planejar receita suficiente para cobrir gastos que chegarão ao longo do tempo.

Contudo, o fluxo financeiro nem sempre é bem executado por quem não tem uma formação ou base econômica (como falamos na introdução acima). E, por isso, existem sistemas facilitadores que oferecem uma boa gestão, organização e rentabilidade, ajudando médicos a pensarem de forma estratégica e criarem a consciência de que ter um consultório é também ter um negócio. Até porque um erro no fluxo de caixa significa toda uma gestão financeira equivocada.

A solução pode estar na implantação de um software de gestão para clínicas na nuvem, que gera uma série de facilidades, afinal sistemas do gênero contam com funcionalidades capazes de otimizar a administração do negócio, desde o atendimento, passando pelo administrativo, até o financeiro.

Exemplos disso, estão na redução de ausência nas consultas agendadas previamente, indicadores de contas, redução no número de glosas, emissão de relatórios e visão geral de todo o negócio. Assim, fica simples os médicos e profissionais de saúde focarem no core: cuidar da saúde e qualidade de vida dos pacientes.

Controle do volume de pacientes

Existem clínicas dos mais diversos tamanhos e proporções, portanto, independente da relevância do número, é sempre importante controlar o volume de seus pacientes.

Esse controle permite insights mais estratégicos de como fidelizar mais pacientes e torná-los promotores da marca. Mas como um software de gestão para clínicas controla o meu volume de pacientes?

Um bom sistema do gênero faz esse controle de forma mais fácil do que parece. Basta acessar algum de seus módulos que você terá acesso à base de dados de todos os seu clientes (podendo visualizar os prontuários, enviar mensagens, agendar consultas e até mesmo mandar felicitações de aniversário para cada um deles).

Um bom software, além de oferecer todas essas features, disponibiliza também uma ferramenta de Indicações. Nela, você tem acesso às indicações que seus pacientes deram do seu serviço e também a fonte delas (Redes sociais, Boca a Boca, Site).

Assim, além de controlar, você consegue aumentar o volume de pacientes da sua clínica e tornar o seu negócio cada vez mais rentável!

Controle da produtividade

Um bom sistema ou software de gestão para clínicas não só controla o volume de pacientes, mas também a produtividade de toda a sua equipe clínica. Esse controle é fundamental para evitar erros de repasse.

Quando você realiza o rateio de modo manual, trocar números e deixar passar alguma informação por conta das distrações do dia-a-dia é completamente normal. Falhas humanas acontecem sempre, principalmente quando tratamos com um assunto tão delicado.

Esse tipo de erro, no entanto, estressa e desgasta o relacionamento com a equipe. Você não quer essa falta de entrosamento no seu time, certo? Ao utilizar um software de gestão para clínicas, os percentuais da clínica e do médico que prestam serviço são divididos prévia e automaticamente, eliminando erros de repasse. Tudo pelo software, sem maiores complicações.

O software de gestão para clínicas pode ser um grande aliado também na hora de implementar a sua pesquisa NPS ao final de cada atendimento (assim, você poderá medir exatamente a sua produtividade clínica na visão dos seus clientes). Provavelmente, ao utilizar um bom sistema de gestão, os seus pacientes te avaliarão melhor, por conta da confiança e do atendimento otimizado.

Essa produtividade também é medida por relatórios, em um bom sistema de gestão médica por exemplo, você consegue ter acesso ao horário de ponto de todos os funcionários da clínica, além de pesquisar o total de horários configurados, ocupados e agendas bloqueadas por data específica.

Relatórios gerenciais

Para transformar a sua clínica em um negócio, é imprescindível que todos os relatórios gerenciais estejam em ordem. Mas como diferenciá-los mantendo a organização do seu escritório?

Simples, o software de gestão para clínicas já faz essa diferenciação por você. Nele, você faz a gestão de todos os relatórios administrativos e financeiros de forma detalhada e consciente. Provavelmente separados por abas, os relatórios possuem funções que interferem diretamente na recepção e na sua equipe de atendimento. Isso porque englobam Agenda, Estoque, Baixa de Títulos, Controle de Pacotes, e outras funcionalidades gerenciais.

Os relatórios permitem que você padronize e customize a sua administração. eliminando erros no faturamento e garantindo uma gestão completa e eficiente da clínica.

A sua clínica já tem um software de gestão que transforma e facilita seu negócio? Deixe seu comentário!

Lucas Menezes

Lucas Menezes

Publicitário, autor do livro "Versos e Versões", faz parte da Antologia Poética Brasileira e valoriza a riqueza da cultura nacional. Atualmente, é Owner de Conteúdo na Vitta e trabalha para transformar a saúde no Brasil.

6 Comentários

  • Elaine
    2 de outubro

    Software de gestão é um produto?

    • Lucas Menezes
      2 de outubro

      Olá Elaine, como vai? O ClinicWeb é mais que um produto, é um serviço! Trabalhamos com você e para você, nosso sistema de gestão para clínicas otimiza e automatiza o seu atendimento, sua recepção e sua administração. Acesse o nosso site http://www.clinicweb.com.br ou ligue para o telefone 0800 878 8134 para entrar em contato conosco!

  • Ricardo O.
    2 de outubro

    A minha clínica já tem um software de gestão, mas não facilita o meu negócio, não tem nem metade das funcionalidades que você descreveu

    • Lucas Menezes
      2 de outubro

      Boa tarde Ricardo. Lamento que o software de gestão contratado por você não atenda às suas necessidades clínicas. Acesse o nosso site http://www.clinicweb.com.br ou ligue para o telefone 0800 878 8134 para entrar em contato conosco para saber mais sobre o nosso completo software de gestão.

  • Tânia Lodeiro
    2 de outubro

    Os relatórios também são computadorizados?

    • Lucas Menezes
      2 de outubro

      Olá Tânia, tudo bem? Não só os relatórios como todas as funções que eles fornecem! Isto quer dizer que os relatórios financeiros e o fluxo de caixa são digitalizados.

Deixe o seu comentário