Como aumentar a produtividade da equipe de sua clínica com um sistema de gestão

Gerenciar uma clínica médica não é tarefa fácil. É preciso enfrentar uma série de desafios diários, que incluem reuniões com prestadores de serviço, relacionamento com diferentes convênios e gestão de pessoas. Isso sem levar em conta o aspecto financeiro, vital para qualquer empreendimento. É exatamente nesses aspectos que muitos profissionais da área cometem mais erros.

Já pensou que com uma gestão realmente eficiente e prática, você passasse a qualificar, capacitar e manter os melhores talentos? Que com uma mudança de mindset passasse a ter acesso a informações assertivas e, assim, tomar decisões embasadas e planejadas? Isso não ocorre quando seu time realiza todos os processos no papel. Realizar o controle da produtividade da equipe médica de modo manual e intuitivo não é eficiente.

aumentar-a-produtividade-da-equipe

Dados: a palavra-chave para a transformação do negócio

Diferentes empreendimentos na área já enxergam isso como uma necessidade a curto prazo. De acordo com os resultados de um relatório da auditora internacional KPMG, 42% das instituições da saúde no Brasil afirmaram que seu maior desafio consiste no gerenciamento de pessoas, levando em conta qualificação, capacitação, reconhecimento e retenção. A mesma pesquisa também revelou que, no futuro, 69% dos respondentes considera viável implantar, em seus respectivos negócios, inovações tech como mobile, big data e tecnologias de última geração para procedimentos de alta complexidade.

E essa mudança pode estar mais próxima do que você imagina. Imagine que simples gerar relatórios com o desempenho de todos os profissionais de sua clínica no último mês, semestre ou ano? Não seria muito mais fácil tomar decisões e repensar em diferentes aspectos do seu empreendimento? Essa situação passa a ser realidade com quem faz uso de um sistema de gestão médica. Por isso, muitos administradores da saúde começaram a utilizar esses recursos e, assim, passaram a oferecer um atendimento diferenciado e realmente qualificado a sua base de clientes, se destacando no mercado.

Com tais soluções, acabou o descontrole das atividades do seu time, marcações de consulta realizadas à mão e falta de gerenciamento de faltas e encaixes. Não acredita? Então, confira as melhores formas de aumentar a produtividade da equipe médica por meio de um software na nuvem:

Gestão inteligente começa na agenda

Um atendimento de excelência é iniciado com uma organização impecável. A visualização de todos os pacientes marcados e retornos precisa ser simplificada a fim de evitar transtornos e contratempos. Isso ainda permite que sua equipe ofereça um serviço ágil e habilidoso.

Com um sistema de gestão, você tem acesso rápido a todos os dados de cadastro do seu cliente, o que diminui o tempo. Tudo está ali. Informações de cadastro dos pacientes, seus prontuários eletrônicos e resultado de exames.

A recepção é a porta de entrada do seu empreendimento. Se certificar que cada consulta e procedimento aconteça na hora marcada é um grande diferencial. Assim, fica possível fidelizar clientes e aumentar seu faturamento.

Pense no fluxo

Algumas vezes, médicos orientam sua equipe a marcar uma grande quantidade de pacientes no mesmo horário, estratégia que sempre gera desconforto. Seus clientes perdem tempo e não saem satisfeitos. Por isso, é importante estipular uma duração média de cada atendimento a fim de controlar o número de pessoas em sua clínica.

Dessa maneira, faz total sentido realizar um estudo do seu próprio empreendimento e identificar quais são os médicos mais e menos rápidos. Assim, é fundamental encontrar um balanço que se adeque a realidade de todos e, obviamente, coloque o cuidado com o paciente em primeiro lugar.

Dados que ajudam a aumentar a produtividade da equipe médica

Você provavelmente já deve ter ouvido que administrar negócios é feeling. Isso não é verdade. Uma gestão correta só acontece quando o empreendedor tem acesso a uma boa base de informações que o possibilite tomar decisões embasadas. Nunca se esqueça de aplicar diferentes metodologias ao seu negócio!

Uma funcionalidade interessante de um software de gestão é a geração de relatórios inteligentes. Em poucos cliques, você tem acesso a todas as informações do seu negócio. Quer saber quais são os profissionais mais ágeis? Ou tem interesse em descobrir aqueles que realmente fidelizam clientes, levando em conta o número de retornos do paciente? É só navegar pelo sistema e ter acesso a esses reports, além de controlar o tempo de duração das consultas realizadas por cada um dos médicos.

Encontre seu nicho de mercado

A gestão no papel dificulta a análise. Como tudo é manual, e nada integrado, fica praticamente impossível para administradores agirem de forma estratégica e entregarem mais do que o simples operacional. Dessa forma, a fim de aumentar a produtividade da equipe médica, e seu faturamento, é imprescindível identificar procedimentos e grupos de pacientes que resultam em maior lucro.

E isso fica fácil quando você faz uso de um sistema de gestão. Após um prático overview do seu empreendimento, seu time pode atuar de modo especializado. Como ganhar com essa mudança? Pense que, já que sua equipe vai atender necessidades muito específicas, fugindo dos serviços padronizados e convencionais, sua clínica vai se tornar diferenciada.

Estratégia extremamente necessária em um período de crise econômica, já que a concorrência fica mais acirrada e empreendedores necessitam pensar fora da caixa para driblar tantas dificuldades.

Investir em um software de gestão: uma decisão consciente

Consequentemente, não restam dúvidas de que para aumentar a produtividade da equipe médica é indispensável usar todos os recursos disponíveis em seu sistema de gestão. Prontuários eletrônicos, facilidade na recepção, praticidade no administrativo e eficiência nos procedimentos clínicos permitem que seu time traga melhores resultados, fazendo com que a rotina da sua clínica seja otimizada.

Está pronto para analisar investir no aumento da produtividade da sua equipe médica? Não deixe de continuar acompanhando o Blog da Vitta para aprender mais sobre estratégias que vão ajudar a escalar a sua clínica.

avatar

admin

6 Comentários

  • Suzane Rolfi
    28 de setembro

    Um software de gestão custa quanto?

    • Lucas Menezes
      28 de setembro

      Acesse o site https://www.clinicweb.com.br/ ou ligue para o telefone 0800 878 8134 e entre em contato conosco! Assim você saberá o preço e todas as funcionalidades que o nosso software pode agregar à sua clínica.

  • Suzane Rolfi
    28 de setembro

    A minha clínica não é administrada por nenhum software ou sistema de gestão. Por isso os agendamentos nunca são 100% eficientes, o que um bom sistema oferece nesse quesito?

    • Lucas Menezes
      28 de setembro

      Olá Suzane, tudo bem? Um bom sistema de gestão como o ClinicWeb garante total eficiência nos seus agendamentos. Com a Agenda Otimizada, sua clínica vai reduzir exponencialmente o número de faltas e ausências (além de organizar todo o calendário profissional de sua equipe).

  • Marcos Pedral
    28 de setembro

    A gestão no papel, apesar de retrógrada, me garante segurança.

    • Lucas Menezes
      28 de setembro

      Boa tarde Marcos, como vai? Um bom software de gestão para clínicas como o ClinicWeb garante até mais segurança que as folhas armazenadas, isto porque você mantém seus dados todos arquivados na nuvem, podendo acessá-los quando quiser, sem demandar mais e mais espaço em seu ambiente clínico para engavetar papéis. Além disso, qualquer roubo, enchente ou incêndio não é capaz de excluir ou apagar as suas informações (que estão 100% sigilosas por conta da nossa segurança à nivel bancário).

Deixe o seu comentário