Para você, fazer a gestão de sua clínica médica é um desafio? Muitos profissionais que abrem o próprio negócio enfrentam essa dificuldade e sabem que, para conquistar melhores resultados, não dá para se basear apenas na intuição.
Felizmente, conhecer o desafio é o primeiro passo para entender a importância de buscar por estratégias gerenciais para clínicas que sejam capazes de tornar seus processos mais simples e leva à conquista de resultados cada vez mais sólidos e interessantes.
E é justamente para apresentar algumas dessas estratégias que preparamos este post para você. Continue a leitura e saiba como cada uma delas pode ser útil para o sucesso de seu negócio!

1. Faça a análise dos dados de sua clínica

As rotinas operacionais de uma clínica médica podem fornecer uma variedade de dados que podem ser estrategicamente utilizados para a realização de análises valiosas.
Isso porque é por meio da análise dos dados da clínica que um gestor consegue visualizar fraquezas que precisam ser corrigidas e pontos fortes que podem ser melhor explorados em benefício do negócio.
Observar o volume de atendimentos realizados, o tempo de rotatividade na clínica e a taxa de pacientes que retornam, por exemplo, pode fornecer informações sobre o desempenho da clínica tanto em atender quanto em reter seus clientes.
Essa análise, portanto, pode indicar se é preciso implementar medidas para tornar a clínica mais conhecida e aumentar a cartela de clientes, reduzir o tempo médio na sala de espera e melhorar o atendimento para aumentar a fidelização dos pacientes.
Em outras palavras, a análise dos dados da sua clínica servem de guia para uma gestão mais inteligente e adequada às suas necessidades.

2. Analise também os relatórios financeiros

A análise de gastos e custos serve, dentre outras coisas, para certificar-se de que a clínica não está no vermelho e verificar se suas decisões e acordos comerciais são, de fato, os mais interessantes para o andamento dos negócios.
Isso porque, não raro, frente ao surgimento de novas necessidades, é feita uma avaliação superficial de valores para não deixar de atender à essas novas demandas. Assim, a compensação de gastos nem sempre é feita de forma inteligente e a lista de despesas se acumula, podendo gerar desequilíbrio nas contas.
Portanto, é preciso desenvolver e analisar relatórios financeiros que permitam uma visão geral das receitas e das despesas, para que se saiba em quais setores é possível realizar cortes e, do contrário, quais setores carecem e merecem mais investimentos para a conquista de resultados.
Uma das mais importantes estratégias gerenciais para clínicas é lembrar que um negócio precisa ser sustentável financeiramente. E que fazer análise financeira é o caminho para tornar isso realidade e, posteriormente, aumentar os lucros e promover um crescimento condizente com as possibilidades da clínica.

3. Faça uma avaliação da atuação de seus profissionais

Sem dúvida, a conquista de bons resultados depende muito de uma boa administração. Mas não deixa de depender, também, do bom desempenho dos profissionais que atuam em sua clínica.
Por isso, é necessário e justo fazer uma avaliação da atuação deles, seja de forma individual ou por setor. Isso serve para que você descubra se eles estão correspondendo àquilo o que a clínica precisa e é capaz de fazer e, a partir daí, tomar decisões gerenciais adequadas.
Se o desempenho dos profissionais está abaixo do esperado, é preciso descobrir o motivo, tendo em vista que pode se tratar, sim, de qualificação insuficiente, mas também de falta de condições ideais para o trabalho na clínica.
E se o desempenho dos seus profissionais corresponde ou está além do esperado, é interessante saber como a clínica pode aproveitar ainda mais esses talentos e avançar rumo ao sucesso.

4. Ouça insights dos colaboradores

Não basta fazer uma avaliação pautada apenas em dados e na sua própria visão das rotinas da clínica para determinar todas as medidas a serem adotadas pela instituição.
Os seus colaboradores, sendo os agentes diretos das funções que desempenham, têm ótimas condições para identificar com mais clareza e segurança as dificuldades que enfrentam e as possibilidades para a melhoria dos processos e resultados.
Os insights dos seus colaboradores ajudam a embasar o processo de tomada de decisões e, por isso, aparecem como elemento importante dentre as estratégias gerenciais para clínicas.

5. Desenvolva pesquisas de satisfação com seus pacientes

O propósito de qualquer instituição médica é atender aos pacientes e, por isso, é crucial saber como eles avaliam o serviço e qual o seu nível de satisfação com a clínica como um todo.
Saber o que eles acham do espaço físico, da limpeza, do atendimento, do tempo de espera e dos diferenciais oferecidos, por exemplo, é um ótimo caminho para entender como o seu público — a quem grande parte das ações da clínica se direcionam — entendem o seu negócio.
Essa avaliação te permite conhecer melhor como funciona ou não, na prática, tudo aquilo o que você idealiza e propõe para o seu negócio. Portanto, apoiar-se em pesquisas de satisfação pode tornar suas decisões gerenciais mais assertivas e bem-sucedidas.

6. Converse com outros profissionais e participe de eventos

Todas as dicas apresentadas até agora dizem respeito ao seu próprio negócio. E isso acontece porque é realmente necessário ter atenção a cada processo e a cada informação que possam trazer informações úteis da clínica para a própria clínica.
Uma vez conhecida a realidade e as possibilidades da sua instituição médica, porém, é preciso atentar-se para a importância de conhecer outras realidades.
Por vezes, colegas que também são donos do próprio negócio trazem informações que podem ser úteis para aprimorar os processos de sua clínica. Por isso, é válido frequentar eventos sobre gestão de clínicas e hospitais, por exemplo, e receber ideias daquilo o que está sendo praticado com sucesso no mercado.
É certo, porém, que antes de implementar qualquer mudança, é importante fazer uma avaliação de como elas podem ajudar a rotina gerencial e operacional do seu negócio.
Quer mais dicas? Conheça os principais obstáculos para uma boa gestão clínica e saiba como vencê-los!