Vitta
Saúde da mulher

Como se prevenir do Câncer de Mama

Outubro é conhecido como um mês de prevenção feminina, no dia 19/10 é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2020 a 2022 a estimativa é de mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Esta é a localização mais frequente de câncer em mulheres, sendo 29,7%.  Mas como fazer pra se prevenir dessa doença? O primeiro passo é a informação pra que o diagnóstico seja feito logo no início. 

A importância de conhecer o próprio corpo

Cada corpo é único e é normal que um lado não seja igual ao outro, isso inclui as mamas. Elas podem apresentar tamanhos e formatos diferentes, porém quando temos consciência do peito (breast awareness) é possível identificar sinais suspeitos e, se necessário, realizar a avaliação médica para o diagnóstico precoce. 

Prevenção do Câncer de Mama

🚨 Quais são os sinais que você deve ter atenção?

Em um local privado, seja durante o banho ou na troca de roupa, separe alguns pra realizar o toque e fique atenta caso: 

Caso tenha algum desses sinais ou sintomas, procure um médico ginecologista pra fazer o exame e avaliar a possibilidade de ser realmente um câncer. 

Detectar antecipadamente o surgimento da doença aumenta a possibilidade de tratamento menos agressivos.

Quais são os fatores de risco

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de desenvolver a doença. De acordo com o  INCA eles são divididos em 3 grupos. Separamos cada um deles:

Comportamentais e ambientais 

Histórico reprodutivo e hormonais 

Hereditário e genético 

Esse terceiro grupo, ao contrário do que se pensa, está relacionado apenas a 5 a 10% dos casos da doença.  Também vale ressaltar que um ou mais desses fatores não significa obrigatoriamente que a mulher terá câncer. 

💁🏻‍♀️ Como prevenir o Câncer de Mama?

Além da observação do próprio corpo, conhecimento a respeito das principais alterações da mama e adoção de hábitos saudáveis, um importante é a realização da mamografia a cada 2 anos, por mulheres entre 50 a 69 anos, que é quando o risco de desenvolver a doença aumenta. Mas caso apresente algum fator de risco e com a indicação médica, é recomendado que o exame seja feito a  partir dos 35 anos. 

A Vitta conta com uma equipe médica completa pra cuidar da sua saúde, entre eles ginecologistas prontos pra te dar todo apoio necessário. 

Precisou? Chama a Vitta  

Related posts

Métodos contraceptivos: importância, funções e tipos.

Vitta Saúde
1 ano ago

Empoderamento feminino + amor-próprio

Vitta Saúde
2 anos ago

Saúde da mulher: importância e principais cuidados

Vitta Saúde
1 ano ago
Sair da versão mobile