Vitta
Medicamentos

Aminofilina: Saiba mais sobre este medicamento!

Aminofilina: Saiba mais sobre este medicamento!

Aminofilina é um medicamento indicado para o alívio sintomático da asma brônquica aguda e para o tratamento do broncoespasmo reversível associado com bronquite crônica e enfisema.

Atua como broncodilatador, ou seja, causando o relaxamento dos brônquios e dos vasos pulmonares, desta forma,facilitando a respiração principalmente em pacientes com quadro de asma ou bronquite severas.

O que é?

É usada para tratar e aliviar sintomas de doenças respiratórias caracterizadas por broncoespasmos, como a asma brônquica ou o broncoespasmo associado com bronquite crônica e enfisema.

A asma é uma doença pulmonar crônica que inflama e estreita as vias aéreas afetando pessoas de todas as idades, mas na maioria das vezes começa durante a infância. Ela causa períodos recorrentes de chiado (um som de assobio quando você respira), aperto no peito, falta de ar e tosse. A tosse geralmente ocorre à noite ou no início da manhã. Seus sintomas consistem em dificuldade em respirar; tosse; respiração curta; dor no peito; chiado no peito e falta de ar.

E a bronquite é uma complicação que ocorre quando os seus brônquios, que transportam ar para os pulmões, ficam infectados e inchados. Você acaba desenvolvendo uma tosse irritante e eliminando muito mais muco através das vias aéreas (boca e nariz) . Nesta condição se encontram dois tipos advindos dessa complicação, que são: Bronquite aguda e a bronquite crônica.

Já a enfisema é uma doença que ataca os sacos aéreos (alvéolos), enfraquecendo-os a ponto de perderem a capacidade de se contrair após a expansão. O ar também pode ficar preso nesses sacos, fazendo com que alguns se quebrem – isso pode dificultar a respiração e diminuir a quantidade de oxigênio que entra em sua corrente sanguínea. É considerada uma doença respiratória crônica de lenta evolução, quase sempre causada pelo fumo – entretanto há outros agentes que possam provocá-lo: vapores químicos, fumo passivo, maconha, hereditariedade, poluição ou poeira.

Qual a composição da aminofilina?

Cada comprimido de 100mg contém:

Aminofilina…………………….. 100mg

Excipiente q.s.p……………….. 1 comprimido

Excipientes: croscarmelose sódica, estearato de magnésio, celulose microcristalina e dióxido de silício.

Cada comprimido de 200mg contém:

Aminofilina…………………….. 200mg

Excipiente q.s.p………………. 1 comprimido

Excipientes: croscarmelose sódica, estearato de magnésio, celulose microcristalina e dióxido de silício.

Quais são as interações medicamentosas?

Adrenocorticóides, glicocorticóides emineralocorticóides

O uso simultâneo com a injeção de cloreto de sódio pode resultar em hipernatremia.

Fenitoína, primidona ou rifampicina

O uso simultâneo pode estimular o metabolismo hepático, aumentando a depuração da teofilina. O uso simultâneo da fenitoína com as xantinas pode inibir a absorção da fenitoína, resultando em concentrações séricas menores de fenitoína; as concentrações séricas dessas substâncias devem ser determinadas durante a terapia, podendo ser necessários ajustes na posologia, tanto da fenitoína como da teofilina.

Betabloqueadores

O uso simultâneo pode resultar em inibição mútua dos efeitos terapêuticos; além disso, pode haver diminuição da depuração da teofilina, especialmente em fumantes.

Cimetidina, eritromicina, ranitidina ou troleandomicina

O uso simultâneo com as xantinas pode diminuir a depuração hepática da teofilina, resultando em concentrações séricas aumentadas de teofilina e/ou toxicidade.

Fumo

Para de fumar pode aumentar os efeitos terapêuticos das xantinas, diminuindo o metabolismo e consequentemente, aumentar a concentração sérica; a normalização da farmacocinética da teofilina pode demorar de 3 meses a 2 anos para ocorrer, podendo ser necessários ajustes da posologia. O uso das xantinas em fumantes, resulta em depuração aumentada da teofilina e concentrações séricas diminuídas de teofilina, sendo que os fumantes podem requerer uma posologia 50 a 100% maior.

Posso encontrar este medicamento com outros nomes?

Este medicamento pode ser encontrado sob a forma genérica (Aminofilina) ou através dos nomes comerciais a seguir:

Quais as formas de usar a aminofilina?

Este medicamento deve ser usado de acordo com a severidade da doença, a idade, a existência de outras afecções e a resposta do paciente. A dose recomendada depende da idade do paciente:

Adultos

Para o tratamento prolongado da asma brônquica e do broncoespasmo, associado com bronquite crônica e enfisema, deve-se tomar 1 a 2 comprimidos de 100 mg ou 1 comprimido de 200 mg ou 10 a 20 gotas da solução oral em uma bebida, 2 a 3 vezes ao dia, após as refeições.

Crianças

Deve-se ter um cuidado especial no uso deste medicamento em crianças e consultar o médico para o uso deste medicamento em crianças. A solução deve ser administrada por via oral, de 6 em 6 horas:

Menores de 1 ano de idade: dose total diária (mg/kg de peso/dia) = 0,3 x (idade em semanas) + 8;

Idade de 1 a 12 anos: 6 mg/kg de peso/dose (dose total diária = 24 mg/kg de peso/dia);

Acima de 12 anos até 16 anos: 5 mg/kg de peso/dose (dose total diária = 20 mg/kg de peso/dia);

Acima de 16 anos: 4 mg/kg de peso/dose (dose total diária = 16 mg/kg de peso/dia).

Caso a via inalatória seja indicada pelo médico, diluir 0,5 a 1mL em igual volume de água destilada e administrar por meio de um nebulizador.

Quais os efeitos colaterais que a aminofilina pode causar?

O uso deste fármaco pode causar alguns efeitos colaterais, os mais comuns são:

Pode utilizar a aminofilina durante a gravidez?

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem a devida orientação médica. Só deve ser administrado a gestantes ou mulheres que estejam amamentando se o médico julgar que os benefícios potenciais ultrapassem os possíveis riscos.

E se você estiver amamentando, tome cuidado! Pois assim como muitos outros remédios, a aminofilina também é excretada pelo leite materno. Verifique com o seu médico e não tome este medicamento sem devida orientação profissional.

Quem não deve usar a aminofilina?

Este medicamento não é recomendado para pacientes com:

Related posts

O perigo do uso indiscriminado de medicamentos

Vitta Saúde
4 anos ago

Anabolizantes: conheça sua ação e seus efeitos colaterais!

Vitta Saúde
4 anos ago

Anti-inflamatório: o que é, como funciona?

Vitta Saúde
3 anos ago
Sair da versão mobile