Vitta
Doenças

Você sabe o que é sarampo?

O que é

O que é sarampo? Essa doença é considerada muito contagiosa – causada pelo vírus Measles morbillivirus. Um dos principais sintomas e sinais iniciais podem ser observados como febre, que muitas vezes pode ultrapassar os 40ºC, olhos inflamados, muita tosse e corrimento nasal. Após 2 ou 3 dias depois do início desses sintomas, pode formar – no interior da boca – pequenos pontos brancos, que podem ser chamados de “sinais de Koplik”. A transmissão desse vírus pode ocorrer de pessoa a pessoa – por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. Sendo assim, é de suma importância a vacinação!

Sintomas

O que é sarampo e seus sintomas? Para um melhor entendimento sobre os sintomas, separamos eles por períodos e a sua gravidade, facilitando a compreensão da importância que devemos ter com o sarampo. Definimos:

Período Prodrômico

É onde os primeiros sintomas da doença podem ser observados. Entre os mais comuns no início da condição, destacamos:

Período Exantemático

Neste momento há uma piora dos sintomas iniciais, podendo até mesmo haver complicações futuras se não for tratado corretamente. Incluímos:

Período descamativo

Denominamos quando as manchas escurecem e começa a surgir uma fina descamação, que é acompanhada pela diminuição da tosse e febre. Entretanto, se o sarampo não for tratado corretamente, podem surgir complicações como pneumonia, diarreia, encefalite, conjuntivite intensa, infecção no ouvido e panencefalite esclerosante subaguda – sendo esta vista raramente.

Existe tratamento?

Geralmente, após a transmissão do sarampo, o tratamento consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, durante cerca de 10 dias, que é o tempo de duração da doença. Essa doença é mais comum em crianças e o seu tratamento é feito de forma a controlar os sintomas desagradáveis como febre, mal estar geral, falta de apetite e manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para pequenas feridas (ulcerações).

Prevenção

O que é sarampo e como prevenir? A melhor forma de prevenção do sarampo é por meio da vacinação. Os critérios para este método de prevenção são oferecidos pelo Ministério da Saúde. Separamos uma lista sobre algumas dúvidas que as pessoas podem ter referente a vacinação.

Mas afinal, quem deve se vacinar?

Dose zero: todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra) – isso devido ao aumento de casos da doença. Primeira dose: recomenda-se para crianças que completarem 1 ano de idade. Segunda dose: recomenda-se a dose aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Gestantes podem tomar a vacina?

A vacinação é contraindicada para mulheres no período de gestação – isso por conta de a vacina ser produzida com o vírus do sarampo vivo, mesmo que atenuado. Durante esse período de gravidez, a mulher tende a possuir um sistema imunológico vulnerável, o que pode fazer com que a vacina desenvolva a doença ou outros tipos de complicações. O indicado é que a gestante planeje e tome suas doses antes da gravidez.

Adultos podem se vacinar?

Claro que podem! Se o adulto tomou apenas uma dose entre 1 a 29 anos de idade, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem já possui as duas doses da vacina não precisa se vacinar novamente. Caso não se lembre ou não tomou nenhuma dose, é recomendado, até seus 29 anos, tomar as duas doses. Já entre os 30 e 49 anos, é necessário tomar apenas uma dose.

Quais vacinas protegem do sarampo?

Hoje em dia, existem 3 tipos de vacinas que podem proteger você do sarampo – entretanto, cabe a um profissional aplicar a mais adequada de acordo com sua idade e situação epidemiológica. Entre essas vacinas, destacamos a: Você encontra essas vacinas em unidades públicas e privadas de vacinação. Pelo SUS, essas vacinas são completamente seguras e estão disponíveis em diversos postos de saúde por todo o Brasil!

Complicações

O que é sarampo e suas complicações? Separamos algumas complicações destacadas que podem ocorrer em diversas situações e faixas etárias. Confira a seguir: A única complicação que pode surgir, dependendo do quadro clínico, é pneumonia. Mulheres entre 10 e 49 anos – considerado o período fértil – que não foram vacinas da maneira adequada, podem ter um parto prematuro e/ou o bebê nascer com o peso muito baixo.   Além disso, é fundamental se planejar e se vacinar antes de começar uma gestação, pois a vacina é contraindicada para mulheres grávidas! Crianças pequenas estão mais propensas a desenvolver uma pneumonia, sendo essa condição uma das causas mais comuns de morte pela doença. Além disso, o sarampo pode resultar em uma perda auditiva permanente por conta do desenvolvimento de otite média aguda. 10% de crianças que desenvolvem encefalite aguda como complicação podem ir a óbito. É fundamental ter uma atenção aos pequenos que contraíram sarampo!

Tratamento

O que é sarampo e qual o tratamento? Não existe nenhum tratamento específico para a doença em destaque. Os medicamentos que podem ser prescritos são utilizados apenas reduzir os desconfortos ocasionado pelos sintomas da doença.

Recomendações

       

Related posts

Tratamento de câncer de cólon e cuidados nutricionais

Vitta Saúde
4 anos ago

Coqueluche: saiba como se prevenir da doença!

Vitta Saúde
4 anos ago

Inchaço: descubra o que esse sinal pode indicar!

Vitta Saúde
4 anos ago
Sair da versão mobile